TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metano

Trabalho Universitário: Metano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  2.883 Visualizações

Página 1 de 2

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAIS REGO – ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL.

REAÇÃO DE COMBUSTÃO COM O GÁS METANO

QUÍMICA ORGÂNICA

PROFESSORA: ELCI BELIN

ALUNAS: ALDA ROSA AFONSO nº 01

RAFAELA F. ARAUJO nº 17

SANDRA BALBINO nº 19

TOLEDO

2014

SUMÁRIO

1. OBJETIVO 3

2. INTRODUÇÃO 4

3. DESENVOLVIMENTO 5

6. CONCLUSÃO 6

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

1. OBJETIVO

Apresentar o gás metano como combustível, assim como suas características e atuações.

2. INTRODUÇÃO

O gás metano é um composto incolor e inodoro em condições ambientes. Sua molécula é tetraédrica e apolar (CH4), de pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar se transforma em mistura de alto teor explosivo. É o mais simples dos hidrocarbonetos.

É um alcano importante, pois é um dos principais constituintes do chamado gás natural, uma fonte de energia limpa encontrada no subsolo rochoso. Podendo estar relacionado com o petróleo. O metano também é o principal constituinte do biogás, perfazendo cerca de 50% de sua constituição.

3. DESENVOLVIMENTO

O metano é considerado um dos gases que provoca o efeito estufa (depois do dióxido de carbono). Ele possui um menor tempo de residência na atmosfera, quando comparado com o CO2. No entanto, possui um potencial de aquecimento 60 vezes maior. Se houvesse na atmosfera quantidades iguais de metano e de dióxido de carbono, o planeta seria inabitável.

As principais fontes do gás metano são: Emanação através de vulcões de lama e falhas geológicas, decomposição de resíduos orgânicos, fontes naturais (pântanos), extração de combustível mineral, processo de digestão de animais herbívoros, carnívoros e onívoros, bactérias e aquecimento ou combustão de biomassa anaeróbica. Sessenta por cento da emissão de metano no mundo é produto da ação humana, vindo principalmente da agricultura.

A agricultura é responsável por cerca de 14% dos gases estufas do mundo, cerca de 1,5 bilhão de vacas e bilhões de outros animais de pastagens existentes no mundo emitem gases poluentes incluindo uma grande quantidade de metano. Essa produção não é pela flatulência, como é erroneamente dito, mas 50% é produzido no processo de ruminação dos animais.

As altas pressões, como as encontradas no fundo dos oceanos, o metano forma um clatrato sólido com a água. Uma quantidade desconhecida, mas provavelmente enorme de metano, está presa no sedimento marinho nesta forma.

Durante os últimos 200 anos, a concentração deste gás na atmosfera aumentou de 0,8 para 1,7 ppm.

O contato com o gás pode gerar asfixia, inconsciência, parada cardíaca ou sequelas no sistema nervoso central.

6. CONCLUSÃO

Conclui-se com o seguinte relatório que o gás metano apesar de ser produzido de diversas maneiras e com certa facilidade por ser produzido até mesmo pela decomposição orgânica, é um gás tóxico e que pode causar danos ao planeta Terra. Pode-se observar também que a combinação do mesmo com o CO2 tornaria a vida na Terra impossível. Portanto, tem-se que ter um cuidado com os lixos jogados no meio ambiente e com a criação de gados principalmente, para que não haja uma aceleração na produção do gás.

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CICERONE e OREMLAND,1988;DUXBURY et al.,1993;KHALIL e RASMUSSEN,1995.

...

Baixar como  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »