TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Relatório de IC finalllll (1)

Por:   •  25/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS MINERAIS – ISI-TM

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – CNPq

[pic 1][pic 2]

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGCO E INOVAÇÃO (PIBITI)

RELATÓRIO FINAL

CARVÃO DA FIBRA DO DENDÊ (Elaies guineenses) ATIVADO QUIMICAMENTE COM CLORETO DE ZINCO E SUA EFICIÊNCIA EM FILTROS DE ÁGUA EM BEBEDOUROS ESCOLARES

Gilson Carlos

Manoel Santos

Belém, 28 de junho de 2019

INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS MINERAIS – ISI-TM

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – CNPq

[pic 3][pic 4]

RELATÓRIO FINAL

CARVÃO DA FIBRA DO DENDÊ (Elaies guineenses) ATIVADO QUIMICAMENTE COM CLORETO DE ZINCO E SUA EFICIÊNCIA EM FILTROS DE ÁGUA EM BEBEDOUROS ESCOLARES

Nome do aluno

Assinatura do aluno

Nome do aluno

Assinatura do aluno

Nome do orientador

Assinatura do orientador

Belém, 28 de junho de 2019

  1. RESUMO DO PLANO INICIAL

A partir da biomassa do caroço de dendê, produzir, através de métodos físicos e químicos, carvão ativado quimicamente com cloreto de zinco e posteriormente, criar um filtro com capacidade de utilizar o mesmo carvão ativado para, por fim, serem utilizados em bebedouros escolares, visando a boa qualidade da água nesses ambientes.

  1. RESUMO DAS ATIVIDADES REALIZADAS

                     [pic 5]

  1. INTRODUÇÃO

A água é essencial para a perpetuação da vida no planeta, estando ligada a vários setores tanto diretamente como indiretamente, sendo responsável pela manutenção biológica dos seres vivos e participando do desenvolvimento da sociedade desde de tempos extremamente remotos. Contudo, hodiernamente, sabe-se que apesar de todo desenvolvimento do mundo contemporâneo, ainda enfrentam-se problemas relacionados água, tanto na sua qualidade como na distribuição. Segundo o relatório do Programa de Monitoramento Conjunto (JMP, na sigla em inglês) da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,1 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável e 4,5 bilhões carecem de saneamento seguro.

Outro ponto extremamente importante é a questão da qualidade da água em ambientes escolares. Segundo avaliação global do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Água Potável, Saneamento e Higiene nas Escolas: Relatório de Linha de Base Global de 2018, no mundo inteiro, somente 69 por cento das escolas têm um serviço básico de água potável e além disso 1 em cada 5 escolas primárias e 1 em  cada 8 escolas secundárias não têm serviço de saneamento. Em razão disso, o trabalho em questão oferece como ferramenta viável para sanar a questão da qualidade da água em escolas, a utilização de carvão ativado quimicamente, mais precisamente, a ativação química da fibra de dendê, utilizando-se como precursor cloreto de zinco.

Carvão ativado trata-se uma forma de carbono purificado que apresenta uma enorme porosidade em sua área superficial e através disso, possui uma vasta gama de propriedades, mas é principalmente utilizado para remoção de substâncias através da adsorção de seus poros. A adsorção é um processo, no qual, partículas ficam retidas na superfície sólido de um material poroso, no caso em questão, o carvão ativado, através de interações químicas ou físicas. Além do mais, tal processo se mostra extremamente eficiente no tratamento de águas e águas residuárias, sendo empregadas nas indústrias a fim de reduzir os níveis de compostos tóxicos lançados ao meio ambiente (MOREIRA, 2008).

  1. MATERIAS E MÉTODOS
  1. MATERIAIS

Agitador magnético

Biomassa de dendê

Balança analítica

Cloreto de Zinco

Bomba de vácuo

Estufa

Liquidificador multiprocessador

Vidrarias de laboratório

  1. MÉTODOS

Inicialmente coletou-se 5kg de biomassa do dendê, em Santo Antônio do Tauá na empresa Dendê Tauá. A fibra foi coletada pelo processamento das tortas por via úmidas. Em seguida, encaminhou-se para o Laboratório de Pesquisa LABPESQ do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Inicialmente, foi feito o processo de secagem (desidratação). As fibras foram espalhadas em bandejas de alumínio e colocadas em estufa a uma temperatura de 80°c por 24 horas, no primeiro dia. Foram feitos 8 processos de secagens durante 8 dias. No decorrer do processo, a temperatura estava entre 80°c a 105°c, variando de acordo com o tempo de permanência na estufa. A seguir, realizou-se o teste de umidade, para analisar a quantidade de água que ainda havia na biomassa. Posteriormente, seguiu-se para a trituração em liquidificador multiprocessador, e levado à peneiração, de granulometria (<5mm), visando a melhor impregnação do precursor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (478.6 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com