TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo anatômico quântico

Relatório de pesquisa: Modelo anatômico quântico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

Modelo anatômico quântico

O conceito de um átomo é de suma importância na explicação da química dos fenômenos dos materiais. A história deste conceito é muito rica em função das polêmicas travadas e da multiplicidade de modelos atômicos elaborados ao longo dos séculos XIX e XX. (Silva. José Luis; Cunha. Maria Bernadete).

No postulado da teoria quântica o átomo e moléculas só existem em certos tipos de estado, caracterizados pela quantidade de energia. Se o átomo ou uma molécula muda de estado, ele absorve ou emite uma quantidade suficiente de energia que o faz mudar de estado. (Masterton. L. William, et.al).

Os átomos e moléculas podem possuir vários tipos de energia. Essa energia provém da movimentação dos elétrons em torno do núcleo atômico e da interação das cargas elétricas e o núcleo. (Masterton. L. William, et.al).

Modelo de Ruterford criado em 1910, conhecido como modelo planetário. Para Ruterford, o Átomo é formado por um núcleo muito pequeno em relação ao átomo, com carga positiva, no qual se concentra praticamente toda a massa do átomo. Ao redor do núcleo circulam os elétrons de carga negativa em orbita circular, ou elípticas, que tornam o átomo eletricamente neutro.

Segundo este cientista, a força de atração gravitacional do núcleo era compensada pela força centrifuga dos elétrons em órbitas. Para Ruterford uma carga negativa, colocada em movimento ao redor da carga positiva estacionaria, adquire movimento em espiral em direção á carga positiva acabando por colidir a ela. Segundo a lei de Maxwell, uma carga negativa em movimento irradia energia constante emitindo radiação. Porem sabe-se que o átomo no seu estado normal não emite radiação.

Ruterford descobriu três tipos de radiação sendo: Partículas α (+); Partículas β (-); Raios ϒ.

O decaimento radioativo, também conhecido como deterioração nuclear ou de radioatividade, é o processo pelo qual o núcleo de um átomo instável perde energia, emitindo partículas de radiação ionizante. Um material que espontaneamente emite este tipo de radiação, o que inclui a emissão de partículas energéticas alfa, partículas beta e raios gama, é considerado radioativo.

Em 1913, o dinamarquês Niels Henrik David Borh, retomou uma teoria proposta, em1900, por Planck no qual dizia que a energia não é emitida em forma continua, mas em blocos, denominados quantum.

Ao retornar a teoria Borh propôs que o eletron ao girar em torno do núcleo, não estaria obedecendo á Mecânica Clássica, mas sim á Mecânica Quântica. As ideias de Borh foram resumidas em postulados sendo eles:

• Os elétronsmovem-se ao redor do núcleo em sete órbitas bem definidas - camadas electrónicas, denominadas órbitas estacionárias K, L, M, N, O, P e Q. Em cada camada os elétrons possuem uma quantidade fixa de energia; por esse motivo, as camadas são ditas estados estacionários ou níveis de energia que comportam um número máximo de elétrons (7).

• Movendo-se numa órbita estacionária, o elétrons não emite, nem absorve energia.

• Ao saltar de uma órbita estacionária para outra, o elétrons emite ou absorve uma quantidade bem definida de energia, chamada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com