TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método de extração de cafeína do chá

Artigo: Método de extração de cafeína do chá. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  Artigo  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Para conseguirmos extrair a cafeína do chá, pesou-se 10,1045 g do chá e adiciou-se 4,4955 g de carbonato de cálcio em erlenmayer de 250 mL e acrescentou-se 100 mL de água destilada, que foi aquecida com a finalidade de obter uma extração mais eficiente e rápida, pois em solução quente a cafeína é mais solúvel do que em uma solução a frio. A cafeína encontrada no chá apresenta-se na forma livre ou combinada com ácidos, e por isso foi adicionada a base carbonato de cálcio, que reagiu com os ácidos presentes na solução via hidrólise alcalina, seguida de ração ácido-base, formando sais de ácidos carboxílicos ou carboxilatos que são solvatados por moléculas de água. Após o aquecimento da solução a mesma foi repassada para um funil de separação, e adicionado 15 mL de clorofórmio para que se formasse uma separação de fases sendo uma fase polar e outra apolar. Sendo as moléculas de cafeínas polares, houve uma solubilização máxima no clorofórmio que também é polar, e assim houve a separação de fase, pois a outra fase apolar ficou visivelmente separada na parte superior do funil, possibilitando a coleta do composto polar (cafeína e clorofórmio), para um melhor rendimento da cafeína o procedimento de lavagem com o clorofórmio foi feito mais 1 vezes. Adicionou-se a fase orgânica cloreto de cálcio (agente secante). Agente secante é um sal inorgânico anidro que auxilia na remoção de água dos solventes e também capaz de adsorver a água. Transferiu-se a fase para balão de destilação com perolas de vidro e iniciou-se a destilação do solvente.

Calculou-se a diferença a fim de encontrar a quantidade de cafeína:

Pesou-se um balão que apresentou massa igual a 93,2900 com peixinho (agitador magnético) de massa 1,6121, os dois juntos apresentaram massa igual ‘a 94,9021 g.

Após ter sido feita a destilação o balão apresentou massa igual a 95,1913 g.

Efetuou-se o calculo da quantidade de cafeína extraída, fazendo a diferença do balão após destilação e sua massa com peixinho.

95,1913 g – 94,9021 = 0,2892 g massa de cafeína encontrada.

Em seguida efetuou-se calculo para saber a porcentagem da extração.

% extração = massa cafeína / massa de chá * 100

% = 0,2892/ 40 g * 100 = 0,723%.

Conclusão

Visto que em literatura pesquisadas a % de cafeína na erva-mate varia de 0,97-1,79%, podemos concluir que o método que utilizamos não foi satisfatório para a quantidade de cafeína encontrada que ficou abaixo da media padrão. Podendo ter ocorrido erros ou na destilação ou no preparo da amostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com