TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções Básicas de Trabalho no Laboratório

Por:   •  24/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

5.3.1.        RESUMO        2

5.3.2.        INTRODUÇÃO        3

5.3.3.        MATERIAIS E REAGENTES        4

5.3.4.        PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        4

4.1.        Reconhecimento das vidrarias e equipamentos        4

4.2.        Medidas de Massa        4

4.3.        Medida de Volume        4

4.3.        Medida de Massa e Volume        5

5.3.5.        RESULTADOS E DISCURSSÃO        5

5.1.        Reconhecimento das Vidrarias e Equipamentos        5

5.2.        Medidas de Massa        6

5.3.        Medida de Volume        6

1.        Paralaxe        6

5.4.        Medidas de Massa e Volume        7

3.        CONCLUSÃO        8


  1. RESUMO

Os procedimentos descritos nesse relatório têm como finalidade reconhecer a importância do conhecimento e manuseio correto de vidrarias e equipamentos, e também como observar e analisar os dados obtidos utilizando técnicas adequadas que garantiram a exatidão dos resultados obtidos.


  1. INTRODUÇÃO

A execução de qualquer experimento na Química envolve geralmente a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório com finalidades específicas, portanto antes de realizar experimentos, é importante conhecer as vidrarias e equipamentos mais utilizadas em laboratório que facilitam a realização das atividades.

Para melhor se familiarizar com vidrarias e equipamentos presentes no laboratório, foram realizados experimentos de medição de massa e volume, observando e analisando a exatidão de algumas dessas vidrarias.


  1. MATERIAIS E REAGENTES

Para realização do experimento de reconhecimento e manuseio de vidrarias e medidas de massa, utilizou-se os seguintes materiais e equipamentos:

 

  • Vidrarias em Geral
  • Pisseta
  • Pipetador em Borracha (Pêra)
  • Balança
  • Béquer (100 ml)
  • Pipeta Graduada
  • Erlenmeyer (50 ml)
  • Proveta (100 ml)
  • Água Destilada

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

  1. Reconhecimento das vidrarias e equipamentos

A execução de qualquer experimento na Química envolve geralmente a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório com finalidades específicas. Com o objetivo de familiarizar-se com tais objetos para futuras atividades, na primeira etapa do processo experimental, realizou-se a identificação de vidrarias e equipamentos presentes no laboratório.

  1. Medidas de Massa

  1. Comparação entre balanças

Inicialmente, separou-se um béquer de 100 mL. Em seguida, com o auxílio de duas diferentes balanças (analítica e semi-analítica), pesa-se no béquer de 100mL “dois gramas” de Carbonato de Cálcio (CaCO3). Repetiu-se o procedimento mais duas vezes realizando o registro e análise dos valores obtidos.  

  1. Medida de Volume

  1. Paralaxe

Separou-se uma proveta de 100 mL. Imediatamente, preencheu-se a proveta com 50 mL de água verificando o menisco em três pontos diferentes de observação. Anotou-se   os diferentes valores em mL, verificando a diferença do valor correto com os erros de paralaxe.

  1. Uso do Pipetador de borracha/pera

Separou-se uma pipeta graduada. Retirou-se o ar da pêra de sucção, imediatamente, conectou-se a pêra à extremidade superior da pipeta. Em seguida, introduziu-se a pipeta no líquido a ser pipetado sem deixar que ponta da pipeta encostar-se no fundo do recipiente. Pressionando a válvula S, inicia-se a sucção até acima do traço de aferição. Pressionando a válvula E, elimina-se o excesso, atingindo o menisco. Por fim, levou-se a pipeta até o recipiente de destino, onde o líquido escoou pressionando a válvula E. A operação foi realizada mais duas vezes.

  1. Medida de Massa e Volume

Realizou-se a medida de 20mL de água em triplicata em três vidarias diferentes:

  • Erlenmeyer de 50mL: Levou-se o erlenmeyer a balança analítica registrando o valor de sua massa. Logo depois, preencheu-se 20 mL de água até o menisco e anotando a massa novamente. O procedimento foi repetido mais duas vezes.

  • Pipeta graduada de 20mL: Pipetou-se cuidadosamente 20,00 mL de água destilada transferindo-a para um béquer de massa conhecida. Anotou-se a massa repetindo este procedimento 3 vezes (triplicata)
  • Béquer de 100mL: Levou-se o béquer a balança analítica registrando o valor de sua massa. Logo depois, preencheu-se 20 mL de água até o menisco e anotando a massa novamente. O procedimento foi repetido mais duas vezes.
  1. RESULTADOS E DISCURSSÃO

  1. Reconhecimento das Vidrarias e Equipamentos

A experimentação é o meio mais tradicional par a construção dos conceitos científicos na química, possibilitando

ainda fazer correlação entre o s diversos conhecimentos das ciências. Em um experimento químico, é possível observar na prática a transformação química da matéria. A realização de experimentos químicos requere ambientes que forneçam uma estrutura material e de segurança adequada. O laboratório é o ambiente mais adequado para realização de experimentos químicos e tem materiais como vidrarias e equipamentos que viabilizam a realização das práticas investigativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (315 Kb)   docx (133.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com