TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÃO BASTARÁ UM SÉCULO PARA PRODUZIR UMA CABEÇA IGUAL À QUE SE FEZ CAIR NUM SEGUNDO

Por:   •  16/11/2018  •  Resenha  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Le Science

            07 novembre 1803

M

ulher de grande cientista guilhotinado lança livro em homenagem ao marido

Marie-Anne Pierrette Paulze, esposa de Antonie Lavoisier acaba de publicar o livro Memoires de chemie, como uma homenagem ao marido e ao homem que tanto fez pela ciência e que foi morto por vingança. Neste ano, completam-se 9 anos de sua morte, durante seus breves 51 anos de vida Lavoisier não só estabeleceu a química moderna, como encontrou tempo para ocupar vários cargos administrativos de alto nível, além de fazer contribuições tecnológicas em vários campos díspares. O que demostrou sua genialidade.

A notícia de sua morte foi tão marcante que outro cientista renomado, o matemático Lagrange, disse uma frase de impacto tão grande que rapidamente ficou conhecida em toda Europa: "NÃO BASTARÁ UM SÉCULO PARA PRODUZIR UMA CABEÇA IGUAL À QUE SE FEZ CAIR NUM SEGUNDO".

Acusado injustamente Antoine Laurent de Lavoisier nasceu em 26 de agosto de 1743. Filho de uma rica família natural de Paris, foi criado pelo pai, um renomado comerciante e pela tia, pois ficara órfão de mãe com apenas 5 anos de idade. Iniciou os estudos em Direito para seguir os caminhos do pai. Porém, ao passar para a universidade, o interesse pela ciência prevaleceu.

Lavoisier deu mostras de seu talento com apenas 22 anos, ganhou uma medalha de ouro em um concurso realizado pela Academia Real de Ciências da França, após desenvolver um projeto de iluminação da cidade, aos 25, foi eleito membro da mesma.

Seguindo os passos do pai, associou-se à Ferme Générale – uma sociedade privada que tinha o direito de cobrar impostos em nome da coroa francesa, mas ele não foi sem dúvida nenhuma coletor de impostos, assumiu apenas um posto administrativo. Lavoisier sempre utilizou a parte que lhe cabia dos impostos arrecadados para financiar suas pesquisas.

Perto dos 30 anos, casou-se com Marie-Anne Pierrette Paulze, filha de um membro da Ferme Général para salvá-la de um casamento arranjado com um conde aristocrata falido de 51 anos, o qual era contrário à sua vontade mas que havia sido aceito por ela por medo de sofrer represarias de seu pai.

Como Marie-Anne demonstrou interesse pelas suas atividades científicas, Lavoisier pediu ao químico Jean-Baptiste Bucquet, que lhe desse lições de química e a tornou, posteriormente, sua parceira de pesquisa, mesmo que não pudesse assumir isso para a sociedade científica.

Lavoisier fez várias descobertas importantes na ciência, foi ele quem deu a primeira compreensão sólida sobre a natureza das reações químicas. Ele também publicou sua obra Tratado Elementar de Química, que forneceu uma nomenclatura moderna para 33 elementos além de impulsionar vários pesquisadores.

Porém, em 1789, teve início uma revolução que derrubou a ordem política existente. O povo rebelou-se contra os excessos da coroa, e os membros da Ferme Générale foram considerados inimigos e acusados de peculato e presos por não terem prestado contas de suas atividades. Lavoisier foi acusado por Marat, um médico filósofo teorista político e cientista, que antes fora recusado por Lavoisier na eleição para a Academia de Ciências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com