TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Acesso ao Cinema no Brasil

Por:   •  17/4/2021  •  Dissertação  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Democratização do acesso ao cinema no Brasil

        Comumente relaciona-se o acesso as artes cinematográficas a elites restritas, desenvolvendo a ideia de que somente os mais abastados têm acesso a essa arte. Numa análise geral, há regiões diversas no Brasil, onde o acesso ao cinema é dificultoso, devido à ausência de estruturas como essas e por conta de dificuldades financeiras da população.

        Em primeira análise, as regiões Norte e Nordeste apresentam entraves financeiros e de desenvolvimento, o que deixa suas populações lesadas da parte cultural, uma vez que os investimentos voltam-se a garantir a sua sobrevivência, em detrimento das artes, como o cinema.

        Ademais, essa população, uma vez no estado de miséria, costuma ter o pensamento em relação a prioridades diferenciado, buscando garantir suas necessidades primárias, deixando de lado a contemplação cultural.

        Portanto, cabe ao Estado agir junto a essa população, por meio de ações publicitárias que divulguem a importância da parte cultural contida na “Sétima Arte”, em escolas e espaços públicos. Além disso, somado a essas divulgações seria essencial o Estado agir junto à iniciativa privada, incentivando-a na construção de mais salas de cinema, para que assim, essa arte atinja cada vez mais espectadores.

SOLIDÃO NO SÉCULO XIX

        “Uma coisa é o abandono, outra, a solidão”, tal frase, do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, remonta a um fato marcante da sociedade atual, mesmo não abandonadas, as pessoas têm se tornado cada vez mais solitárias. Com o processo de urbanização a vida das pessoas tornou-se agitada, o que faz com que acabem afastando-se dos mais próximos e recorrendo as mídias sócias como forma de sentirem-se acolhidas.

        A priori, a sociedade atual é pautada em uma rotina engessada, a qual se baseia no trabalho, estudo e outros afazeres, tal ciclo acaba afastando as pessoas, uma vez que tantas tarefas ocupam um grande tempo. Isso faz com que esses indivíduos sintam-se solitários e possam estar aptos a desenvolver doenças, como a depressão.

        Diante disso, uma vez solitárias muitas pessoas recorrem a meios não físicos de socialização, como a Internet. Na busca de acolhimento, passam cada vez mais tempo nas mídias sociais e mesmo rodeadas de “amigos virtuais” ainda permanecem solitárias.

        Dessa forma, vê-se que as pessoas têm se sentido cada vez mais isoladas e, portanto, seria de indubitável necessidade a ação do estado e também de ONG’s a fim de construir espaços físicos, onde haja um ambiente de conversas e interação, possibilitando que indivíduos que se encontram solitários sintam-se acolhidos e confortáveis, minimizando assim, o grande problema desse século, a solidão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com