TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIFICULDADE DE ACESSO DA POPULAÇÃO AOS SERVIÇOS PÚBLICOS E ASCENSÃO DA PROFISSÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

Trabalho Escolar: A DIFICULDADE DE ACESSO DA POPULAÇÃO AOS SERVIÇOS PÚBLICOS E ASCENSÃO DA PROFISSÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  2.260 Palavras (10 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

LUIZ VALDENEY DIMAS DE CARVALHO

A DIFICULDADE DE ACESSO DA POPULAÇÃO AOS SERVIÇOS PÚBLICOS E ASCENSÃO DA PROFISSÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

Pesqueira

2013

LUIZ VALDENEY DIMAS DE CARVALHO

A DIFICULDADE DE ACESSO DA POPULAÇÃO AOS SERVIÇOS PÚBLICOS E ASCENSÃO DA PROFISSÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

Trabalho Interdisciplinar da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR

Prof. Maria Angela Santini, Paulo Aragão e Sergio de Goes Barbosa.

Pesqueria

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................. 3

2 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................4

3 CONCLUSÃO....................................................................................................6

4 REFERÊNCIAS .............................................................................................. 9

1- INTRODUÇÃO

O presente trabalho propõe realizar uma reflexão no contexto histórico brasileiro e o âmbito da construção da identidade profissional do Assistente Social, destacando alguns dos desafios profissionais enfrentados, relacionados com a natureza teórica e prática do serviço social na atualidade. seria como analisar a questão social sob a ótica do pensamento liberal, que considera os “problemas” sociais como consequências de desajustes pessoais, respondendo “problemas” com ações imediatistas, desprovidas de objetivos em desenvolvimento de um modelo genérico ao ser humano. Desconsiderar portanto, a questão da produção e manutenção das desigualdades sociais em atendimento aos interesses burgueses, onde o serviço social tinha o papel filantrópico de "ajudar" os cidadãos inaptos a sobreviverem neste sistema onde cada um vale segundo o que produz. Isto ocorreu no período da Ditadura Militar. Com o passar dos tempos, o processo de renovação crítica do Serviço Social - fruto e expressão de um amplo movimento de lutas pela

democratização da sociedade e do Estado no país, com forte presença das lutas operárias, o que impulsionaram a crise da ditadura militar, contando com o apoio dos movimentos políticos das classes sociais, das lutas em torno da elaboração e aprovação da Carta Constitucional de 1988 e da defesa do Estado de Direito, a categoria de Assistentes Sociais foi socialmente questionada pela prática política de diferentes segmentos da sociedade civil.

Com base neste contexto de turbulência social, boa parte da população ainda sofre com os traumas de opressão da Ditadura Militar que negava os direitos humanos, bem como, oprimia a população de manifestar os seus pensamentos e as suas necessidades, dando plenos poderes aos funcionários públicos que tratava a população apavorada com arrogância, fato este que até os dias atuais parte da sociedade ainda tem dificuldades para ter acesso aos serviços públicos. Isto ocorre também porque a população é carente de informação no tocante ao funcionamento das instituições públicas e os seus serviços prestados a sociedade.

Também iremos mencionar um pouco das atribuições profissionais do Serviço Social no contexto da atualidade, considerando o estudo de caso social, simulado neste trabalho, onde será explanado um pouco da sua formação profissional e os projetos sociais de transformação do usuário dentro da sociedade.

2- DESENVOLVIMENTO

Mesmo com o processo da abertura democrática em todos os segmentos sociais, a população brasileira ainda encontra dificuldades para ter acesso aos serviços públicos. Fato este que tem um reflexo embutido no período da Ditadura Militar e na desigualdade social provocada pelo sistema capitalista. Se olharmos para atrás buscando entender as políticas públicas do nosso processo histórico, cultural e socioeconômico, iremos compreender o motivo pelo qual boa parte da população ainda continua desinformada dos seus direitos de cidadãos brasileiros.

A entrada do capital estrangeiro, o que fez o Presidente Juscelino Kubitscheck (1956 a 1961) - "JK", traçou um Plano de Metas para o país crescesse "50 anos em 5". Atingiu com amplitude o desenvolvimento da indústria automobilística, beneficiando apenas algumas regiões. O que aumentou as desigualdades regionais, provocando as migrações, o êxodo rural, o crescimento da desigualdade social, o aumento da inflação e a insatisfação dos trabalhadores e da população carente. Este governo investiu nas áreas de energia, transporte, indústria de base, educação e alimentação.

João Goulart (1961 a 1964) - "Jango" realizou uma política econômica fundamentada pelo Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social, tendo como princípios:

• Melhor distribuição da riqueza nacional;

• Ataque aos latifundiários improdutivos;

• Redução da dívida externa;

• Diminuição da inflação e manutenção do crescimento do país sem afetar exclusivamente os trabalhadores.

Foi neste governo que foi criado o 13º salário para todos os trabalhadores e foi aprovado o Estatuto do trabalhador Rural. Jango planejava a reforma das instituições, para garantir melhores condições de vidadas diversas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com