TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A democratização do acesso ao cinema no Brasil

Por:   •  15/8/2021  •  Dissertação  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

        

Nome: Andressa Alcântara de Freitas

N° 03

Série/Curso:  4° Segurança

Disciplina: Português

Professor: Danillo de Aquino Guedes

Semana: 8 – 19/04/21 a 23/04/21

Redação 1 – Cinema (A democratização do acesso ao cinema no Brasil)

A Constituição Federal de 1988 – documento jurídico mais importante do país -, foi promulgada com a promessa de garantir em seu artigo 6.º, o direito ao lazer a todos os brasileiros. Entretanto, verifica-se uma lacuna para assegurar esse direito na questão da democratização do acesso ao cinema, o que, além de grave torna-se um problema inconstitucional. Nesse sentido, é observado a configuração de um obstáculo de contornos específicos, em virtude da insuficiência legislativa e escassez de estrutura.

Em primeiro lugar, é importante destacar a falta de legislação presente na temática. Segundo John Locke “As leis fizeram-se para os homens e não para as leis”. Ou seja, ao ser criada uma lei é preciso que ela seja planejada para melhorar a qualidade de vida das pessoas em sua aplicação. Contudo, no quesito do acesso ao cinema para todos os brasilienses, a legislação não tem sido suficiente, principalmente porque, conforme dados do Cinema perto de você a população das localidades Norte e Nordeste estão exclusas do universo da sétima arte.

Além disso, outra dificuldade enfrentada é ausência de infraestrutura. De acordo com dados do Tesouro Nacional, atualmente o investimento em bases de organizações são baixos e configura-se como o menor em 10 anos. No entanto, a infraestrutura da arte cinematográfica encontra-se em bairros privilegiados, logo, pessoas com maior poder aquisitivo usufruem deste meio e impossibilita a maioria da população sem as condições financeiras da periferia, por exemplo, a desfrutar do importante veículo de cultura e entretenimento.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Ministério da Educação e da Cultura promover um maior acesso ao conhecimento e ao lazer, por meio a criação de salas de cinema comunitárias com projetores em instituições já existentes, bem como: serviço social do comércio (SESC), entidades de utilidades públicas e escolas, que será exibida uma programação de filmes, com a finalidade de facilitar o acesso ao cinema no país. Espera-se, com isso, testificar a todos o pleno exercício dos direitos previstos no artigo 6.º da Constituição no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com