TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE QUÍMICA QUÍMICA INDUSTRIAL

Por:   •  12/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – CCT

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

QUÍMICA INDUSTRIAL

PROFERSSORA: MILENA

[pic 2]

JONAELSON AMORIM DA COSTA – MAT. 151025150

QUÍMICA EXPERIMENTEL

AULA PRÁTICA

PREPARAR SOLUÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO (NaOH)

CAMPINA GRANDE PARAÍBA

DEZEMBRO DE 2016

2016.2

INTRODUÇÃO

O hidróxido de sódio, é um composto químico de fórmula química NaOH, sua  massa molar é 39,997 g/mol. É um hidróxido cáustico que tem uma vasta gama de aplicações, usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Por sua alta reatividade, grande disponibilidade e baixo custo o hidróxido de sódio é amplamente utilizado em reações químicas, tanto em escala laboratorial quanto industrial.

Conhecido popularmente como soda cáustica, o hidróxido de sódio, é comumente usado para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.

Reage de forma exotérmica com a água, pela sua elevada dissociação iônica, também se dissolve em etanol e metanol. É insolúvel em éter etílico e em outros solventes não polares. É produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.

É uma base forte e por isso reage com ácidos (orgânicos e inorgânicos) gerando sais e água.

Solução é uma mistura homogênea de duas ou mai substâncias. O soluto é a substancia presente em menor quantidade e o solvente é a substancia presente em maior quantidade. Uma solução pode ser gasosa (como o ar), sólida (como uma liga metálica) ou líquida (água do mar, por exemplo). (Chang, p. 119)

Concentração de solução é a quantidade de soluto em uma dada quantidade de solvente, ou uma dada quantidade de solução. (Chang, p. 145).

Molaridade M ou concentração molar é definida como ao numero de mols de um soluto em um litro de solução, definida pela equação: (Chang, p. 145).

[pic 3][pic 4]

Então molaridade= massa soluto /massa molar x volume solução

Também pode ser expressa algebricamente como: (Chang, p. 145).

[pic 5]

Diluição é um processo de preparação de soluções menos concentrados a partir de outras mais concentradas. Ao realizar o procedimento de diluição, é útil relembrar que, ao adicionar mais solvente a uma quantidade de solução já preparada, se modifica (diminui) a concentração da solução sem variar o número de mols de soluto presente na solução. (Chang, p. 147 ev148). Usamos a equação da diluição:

[pic 6]

OBJETIVOS

        A partir do hidróxido de sódio inicialmente no estado sólido, iremos preparar uma solução, dissolvendo o NaOH em água destilada com o objetivo de obter uma solução a 0.1mol/L. Logo após diluiremos esta substância com o objetivo de obter uma solução diluída a 0,01mol/L.

PARTE EXPERIMENTAL

  • Equipamentos: balança analítica, pipetadores, picetas, espátula, frascos para armazenagem e rótulo.
  • Vidrarias: balão volumétrico 250ml, Becker 100ml, proveta 50 ml, pipeta volumétrica 10ml, pipeta graduada 10ml, bastão de vidro, vidro de relógio, funil
  • Substâncias: água destilada, hidróxido de sódio (NaOH) marca Biotec P.M = 40,00mol/g

1ª parte do procedimento:

No primeiro experimento, que visava preparar uma solução de NaOH a 0.1mol/L, ligamos a balança observamos se a mesma estava nivelada aferimos e taramos a mesma com o vidro de relógio, separamos os materiais e vidrarias a serem utilizadas. Efetuamos o cálculo usando a fórmula da molaridade, para sabermos a massa necessária a ser utilizada no experimento. Como queremos uma concentração a 0,1mol/L e um volume de 250 mL, sabendo que massa molar do NaOH é 40g/mol,temos:

Molaridade= massa do soluto / massa  molar x volume da solução

0,1= massa do soluto/ 40 x 0,250 => massa do soluto= 1g de NaOH

 Depois de efetuado, concluímos que iríamos precisar de 1g de NaOH para obtermos uma  concentração de 0,1mol/L. Pesou-se, com o auxílio da espátula 1,004g de NaOH no vidro de relógio, quantidade necessária para o experimento, logo após transferimos o soluto para um Becker de 50 ml diluímos o hidróxido de sódio em água destilada como o auxilio do bastão de vidro, logo após a diluição lavamos a espátula, o bastão de vidro e o vidro de relógio no próprio becker como o intuito de aproveitar todo o soluto,  transferimos a solução para o balão volumétrico de 250 mL como o auxilio do funil de vidro  e adicionamos água destilada até atingir o menisco e homogeneizamos a solução concluindo o procedimento de preparo do 1º experimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (271.7 Kb)   docx (303.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com