TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO SOBRE A TOXOPLASMOSE

Por:   •  7/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.290 Palavras (18 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 18

COLÉGIO ESTADUAL DOM JOÃO BECKER

CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA

PROJETO DE PESQUISA TQI

JESSICA FAGUNDES FERNANDES

ESTUDO SOBRE A TOXOPLASMOSE

PORTO ALEGRE

Julho, 2018

JESSICA FAGUNDES FERNANDES

ESTUDO SOBRE A TOXOPLASMOSE

Projeto apresentado como requisito parcial para a conclusão do Curso de Química na Competência três, Projetos de Pesquisa Etapa I, no Vigésimo Quarto Seminário de Iniciação Cientifica do Colégio Estadual Dom João Becker.

Orientador: Paulo José Menegasso.

PORTO ALEGRE

Julho, 2018

RESUMO

O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento bibliográfico e teórico a respeito da Toxoplasmose, estudando as principais causas, e causadores da doença, também se pretende desvendar alguns mitos e verdades sobre a mesma. A razão desta pesquisa se baseia no alto índice da doença nos dias atuais e na grande falta de informações sobre ela. Esses motivos levam a pensar sobre a seriedade dessa doença e também sobre a importância de obtermos mais informações em relação à mesma. Segundo a literatura já estudada trata-se de uma doença parasitaria causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, não sendo transmissível de pessoa para pessoa, tendo como transmissores diversos animais, não apenas os felinos, mas também suínos, caprinos, bovinos, aves e animais silvestres, porém aparentemente não apresentam sintomas. Porem os felinos são considerados os hospedeiros definitivos, pois neles ocorrem a reprodução sexuada do parasito. A Toxoplasmose geralmente é transmitida por via de ingestão de alimentos mal cozidos ou crus, principalmente carne de porco ou de cordeiro, que contenham quistos do parasita, exposição a fezes de gatos com o parasita ou por via transplacentária, são raros os casos em que a transmissão ocorre por transfusões de sangue. O diagnóstico se dá pela sorologia, ou seja, detecção dos anticorpos específicos contra o parasita, como as imunoglobulinas IgM, que só existem nas fases agudas, e IgG que está aumentada na fase crônica da doença. Na maioria dos casos não é necessário tratamento já que o sistema imunitário geralmente resolve o problema. Sendo uma doença difícil de ser diagnosticada e que na grande maioria não apresenta sintomas aparentes, a prevenção e os cuidados para não adquirir a doença são essenciais. Podemos constatar também que há pouca informação a respeito da doença, e que o conhecimento popular sobre a mesma está um tanto equivocado. Por estes motivos este trabalho se mostra de grande importância.

Palavras-chave: Toxoplasmose, doença, conhecimento popular, prevenção, revisão literária.

1 INTRODUÇÃO

A toxoplasmose ou como ficou conhecida popularmente, a doença do gato, trata-se de uma doença parasitária causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Não é transmitida de pessoa para pessoa, porem possui diversos hospedeiros, entre eles e ser humano, gatos, suínos, caprinos, bovinos, aves e animais silvestres. Porem aparentemente não apresentam sintomas. Os gatos domésticos e outros felinos são os hospedeiros definitivos[1] da doença, pois nele ocorre a reprodução sexuada do parasito. Cabe ressaltar que gatos que nasceram e vivem em ambiente doméstico sem acesso à rua e alimentados exclusivamente com ração possuem chances reduzidas de se contaminar com o protozoário. Em pacientes imunodeprimidos[2], a doença pode ser fatal. Existe a forma congênita onde a mãe grávida portadora da doença ou que já a tenha tido, transmite a doença através da barreira placentária, ocasionando severas consequências para o feto. Os gatos adquirem o protozoário ao comerem carne crua contaminada como carne de ratos e aves. A transmissão ao homem ocorre pela ingestão de carnes mal cozidas (boi e porco) ou contato com fezes de animais contaminados. Há uma possibilidade remota de se contrair a doença mais diretamente pelo contato com fezes de gato. Pode ocorrer transmissão também pela transfusão de sangue e transplante de órgãos de pacientes contaminados. Os principais sintomas são febre, gânglios aumentados, hepatoesplenomegalia, podendo evoluir para pneumonia e encefalite. A toxoplasmose congênita pode ocasionar alterações oculares, hidrocefaliamicrocefalia, retardo mental, convulsõesanemia, problemas no fígado e mais raramente podem ocorrer aborto. O diagnóstico é feito através da pesquisa das Imunoglobulinas IgM e IgG que vão demonstrar a presença de anticorpos específicos para a doença. Em pacientes imunocompetentes, a doença regride espontaneamente. Em pacientes imunodeprimidos, o tratamento é feito com antibióticos ao longo de seis semanas. Mulheres grávidas são tratadas com espiramicina[3] até o final da gravidez. Para evitar a doença basta adotar medidas simples, como não ingerir água de procedência desconhecida, sempre ferver a água, não comer carnes cruas ou mal passadas, não ter contato direto com fezes de gatos. Os cuidados com os gatos são os mesmos, sempre manter o seu ambiente limpo, limpar sua caixa de areia diariamente, alimenta ló apenas com ração, não deixar ele caçar ou ingerir animais como ratos e pássaros, pois os mesmos podem possuir a doença e, por fim, sempre lavar as mãos após manusear a areia do animal.

2 Justificativa

Justifica-se está pesquisa devido ao fato de que a toxoplasmose é uma doença de fácil contaminação, silenciosa e muito prejudicial ao ser humano, também por haver pouca informação a respeito da mesma. E devido ao grande número de casos atualmente.

Também justifico afirmando que as informações que a população possui a respeito da doença estão muito equivocadas e falhas.

Diante disso esta pesquisa se justifica em função da necessidade de pesquisas e esclarecimentos a respeito da toxoplasmose, assim revelando mitos e verdades sobre a doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (286.2 Kb)   docx (312.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com