TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Extração Por Infusão Aquosa E Por Ultrassom

Por:   •  9/7/2023  •  Abstract  •  1.891 Palavras (8 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 8

EXTRAÇÃO POR INFUSÃO AQUOSA E POR ULTRASSOM

1. INTRODUÇÃO

O Hibiscus, conhecido popularmente como hibisco, é uma planta medicinal utilizada principalmente como hipertensivo e redutor de colesterol. Por ser rico em antocianinas, vitamina C, licopeno, betacaroteno e polifenóis, possui atividade antioxidante no sequestro de radicais livres, de modo a auxiliar no tratamento de doenças degenerativas. O interesse econômico do hibisco está nos cálices desidratados, utilizados mundialmente para a produção de bebidas, alimentos, conservantes e antioxidantes1. Em busca de mais alimentos ricos em compostos fenólicos e, consequentemente, com alta atividade antioxidante, a indústria alimentícia já se utiliza dos benefícios do Hibiscus, tanto de suas folhas quanto do cálice, que é a parte da corola composta pelas pétalas de intensa coloração vermelha. Os compostos fenólicos são substâncias que existem principalmente nas plantas, como é o caso do hibisco, mas que podem também ser provenientes do catabolismo dos aminoácidos. A importância dada a estes compostos deve-se ao fato de muitos possuírem propriedades benéficas para a saúde humana2. Os compostos fenólicos apresentam múltiplas atividades biológicas tais como: propriedades antitumorais, anti-mutagênicas, anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes, por protegerem as células contra os danos oxidativos4. Além disso, as antocianinas são uma classe de compostos fenólicos que representam um significante papel na prevenção ou retardo do aparecimento de várias doenças por suas propriedades antioxidantes. Seu espectro de cor vai do vermelho ao azul, apresentando-se também como uma mistura de ambas as cores resultando em tons de púrpura. Muitas frutas, hortaliças e flores têm sua atração na coloração dos pigmentos que se encontram dispersos nos vacúolos celulares5. Pode-se dizer que, quanto mais polar for o solvente, maior a concentração de antocianinas extraída, e à medida que sua polaridade vai reduzindo, a extração de antocianinas é prejudicada. As antocianinas apresentam como estrutura fundamental o cátion flavílico, bem como o açúcar presente na molécula que confere um caráter hidrofílico, sugerindo que, para a extração de antocianinas, a água seja um bom solvente. A figura 1 apresenta os principais compostos já identificados em hibisco.

A extração é um dos processos mais utilizados para o isolamento de substâncias bioativas presentes em uma planta medicinal. Dentre os métodos de extração sólido-líquido mais empregados, destacam-se os convencionais de maceração, percolação e extração com Soxhlet; e o não convencional: ultrassom, extração com fluido supercrítico e extração com líquido pressurizado3. Eficientes métodos de extração devem maximizar a recuperação de compostos alvo, tais como antocianinas, com quantidade mínima de degradação ou alteração de seu estado natural.

[pic 1]

Figura 1 – Principais compostos identificados em Hibiscus sabdariffa

2. OBJETIVOS

Conhecer métodos variados de extração e comparar suas principais características.

3. EQUIPAMENTOS E REAGENTES

- flores desidratadas de Hibiscus sabdariffa

- balança semi-analítica

- banho-maria

- ultrassom

- água destilada

4. PROCEDIMENTOS

4.1 – Extração por Ultrasom

Os compostos fenólicos bem como as antocianinas totais foram extraídos utilizando-se 10 g de amostra seca, colocadas em um erlenmeyer de 250 mL onde foram adicionados 50 mL de água destilada. Esse erlenmeyer foi introduzido no aparelho de ultrassom. O tempo de extração foi de 20 min mantendo-se à temperatura ambiente. Após esse tempo, mediu-se previamente a massa do papel de filtro preparado para a filtração e posteriormente, filtrou-se o extrato para a separação do material sólido. Após a secagem do resíduo, mediu-se novamente a massa do papel com as folhas e, por diferença de massa, obteve-se o valor do material extraído. O filtrado foi armazenado em um recipiente para tratamentos posteriores.

4.2 – Extração por Infusão

Os compostos fenólicos bem como as antocianinas totais foram extraídos utilizando-se 10 g de amostra seca, colocadas em um erlenmeyer de 250 mL onde foram adicionados 50 mL de água destilada em ebulição. Tampou-se o erlenmeyer e deixou-se em repouso por 20 min. Após esse tempo, mediu-se previamente a massa do papel de filtro preparado para a filtração e posteriormente, filtrou-se o extrato para a separação do material sólido. Após a secagem do resíduo, mediu-se novamente a massa do papel com as folhas e, por diferença de massa, obteve-se o valor do material extraído. O filtrado foi armazenado em um recipiente para tratamentos posteriores.

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

- Comparar as cores dos extratos obtidos. Incluir aqui os dados obtidos na extração por soxhlet.

- Calcular e comparar as % de extrato obtidas nas três extrações.

- Registrar os resultados em uma tabela e discuti-los.

- Comparar os três métodos em diferentes aspectos, tais como: dificuldade de procedimento, tempo disponibilizado, gasto de materiais e reagentes, eficiência do méodo, etc.

6. REFERÊNCIAS

[1] MACIEL, M. J. Avaliação do extrato alcoólico de hibisco (Hibiscus sadbariffa L.) como fator de proteção antibacteriana e antioxidante em alimentos. 2011. 61f. Tese (dissertação em tecnologia de alimentos) – Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

[2] MARQUES, C.; DUTHOIT, M.; ALVARENGA, B.; ROSEIRO, L. B. Implementação e validação do método de Folin-Ciocalteu para a determinação do teor em compostos fenólicos totais – aplicação a extratos de flor de cardo e queijo. Tese de Licenciatura, Instituto Politécnico de Beja. Beja, 2004.

[3] MELECCHI, S. I. M. Caracterização química de extratos de Hibiscus tiliaceus L: Estudo comparativo de métodos de extração. 2005. 197f. Tese (Doutorado em Química), Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, 2005.

[4] SOUSA, J. B. A. S. P. Atividade Biológica de derivados do Ácido Cafeíco: Efeito antioxidante e anti-inflamatório. Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Controle de Qualidade. Universidade do Porto. Porto, 2008.

[5] VOLP, P. C. A.; RENHE, T. R. I.; BARRA. K.; STRINGUETA, C. P. Flavonóides e antocianinas: características e propriedades na nutrição e saúde. Revista Brasileira de Nutrição. Minas Gerais, 2008.


Extração por Ultrassom

A extração é um dos processos mais utilizados para o isolamento de substâncias bioativas presentes em uma planta. Dentre os métodos de extração sólido-líquido mais empresgados destacam-se os convencionais: maceração, percolação e extração por Soxhlet e os não-convencionais: ultrassom, com fluido supercrítico e com líquido pressurizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (191.1 Kb)   docx (123.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com