TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GRUPO DO TITÂNIO

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Emanuel Vitor Rezende do Carmo

Carlos Henrique Prado Silva

GRUPO DO TITÂNIO

VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA

2018

Emanuel Vitor Rezende do Carmo

Carlos Henrique Prado Silva

GRUPO DO TITÂNIO

Trabalho a respeito da análise de um grupo dos metais da tabela periódica, para a disciplina de Química Inorgânica do Curso de Licenciatura em Física, da UESB, exigido pelo professor Emanuel Vitor dos Santos Vieira.

VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA

2018


Grupo de Titânio

Titânio

O titânio é um elemento químico muito importante para a indústria, seu símbolo na tabela periódica é: Ti, caracterizado por possuir número atômico igual a 22 (22 prótons e 22 elétrons), e além disso, massa atômica igual à 47,90 (u.a). Trata-se de um metal de transição leve, forte, cor branca metálica, lustroso e resistente à corrosão, sólido na temperatura ambiente. As duas propriedades mais utilizadas do titânio são: a resistência à corrosão maior relação densidade/força se comparado com outros elementos químicos.

Aplicações na Industria:

O titânio possui propriedades singulares e úteis. Ele é muito duro, tem elevado ponto de fusão (1.667 ºC), é mais resistente e mais leve que o aço. Os principais minérios são a ilmenita (FeTiO3), e o rutilo (TiO2). O metal produzido comercialmente é extraído do rutilo e da ilmenita e fabricado pelo processo Kroll ou pelo processo Hunter. O dióxido de titânio é o composto mais comum do titânio, ele é um fotocalisador e útil na produção de tinta com coloração branca. O tetracloreto de titânio (TiCl4) é utilizada para produção de catalisadores e fumos para fins militares; o cloreto de titânio (III) (TiCl3), é um catalisador para a produção de polipropileno.

O titânio é utilizado para a produção de ligas com molibdênio, ferro, alumínio e vanádio, o elemento é utilizado nessas ligas para aumentar a resistência mecânica, essa aplicação é de extrema na indústria aeroespacial (motores, mísseis e foguetes). Outra aplicação do Titânio na indústria é a utilização do mesmo para a produção de catalisadores na indústria química e petroquímica, além de produção de implantes ortopédicos, próteses e instrumentos odontológicos.

Ocorrência e Abundância na natureza:

O titânio em seu estado nativo está sempre ligado a outros elementos químicos da natureza. Encontra-se também na natureza duas formas alotrópicas e cinco isótopos desde elemento, sendo eles:  até , sendo o último o mais abundante na natureza, cerca de 73,8%. Quando tratado em sua forma nativa o titânio é o nono elemento mais abundante da crosta terrestre e o sétimo metal mais abundante, está presente na maioria das rochas ígneas e nos sedimentos delas derivados.[pic 2][pic 3]

Funções Biológicas no Corpo Humano:

        Não existem evidencias para o papel biológico do titânio.

Reatividade:

Zircônio

        O zircônio é um elemento químico de símbolo: Zr de número atômico igual 40(40 prótons e 40 elétrons), e além disso, massa atômica igual 91 (u.a). Está bem apresentado no grupo 4 (IVB) da classificação periódica dos elementos e quando a uma temperatura ambiente ele se encontra em estado sólido. Algumas de suas características é ser um metal duro, resistente a corrosão, é muito utilizado no revestimento de reatores nucleares.

Aplicações na Industria:

        A principal busca da indústria na utilização do zircônio é a característica que ele tem de ser um metal resistente a corrosão e muito bem aproveitado nos revestimentos de reatores nucleares, é valido destacar que certe de 90% do consumo do zircônio é voltado para a área de revestimentos nucleares. Outras de suas aplicações é nas ligas metálicas constituídas de outros metais, o zircônio vem com o objetivo de tornar a liga mais resistente. O zircônio por ser tolerável pelo tecido humano pode ser usado para a fabricação de articulações artificiais, além disso, esse material pode também usados para revestir fornalhas que são aquecidas a altas temperaturas e existem ainda diversas outras aplicações para esse material na indústria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (51.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com