TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GRUPO FAMÍLIA DO NITROGÊNIO

Por:   •  2/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.624 Palavras (15 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO

Na primeira prática, aprendeu-se o uso de alguns matérias e equipamentos usados no laboratório e sua utilidade para o preparo de algumas soluções. Aprendeu-se também que, solução é uma mistura homogênea e suspensão e emulsão são misturas heterogêneas. A suspensão é quando ocorre a sedimentação da mistura e a emulsão é quando a mistura é coloridal, e assim efetuou-se o cálculo para descobrir a massa da água e da vidraria usada no experimento. Na segunda prática, falou-se sobre equilíbrio químico. Verificou-se que dependendo de quais reagentes foram combinados, obteve-se mudanças de coloração, precipitação, dissolução de algumas substâncias, saturação ou insaturação dependendo da quantidade de soluto dissolvido. Observou-se que, o equilíbrio químico nada mais é que, a concentração de produto e reagente sem variações, ou seja, são constantes. Estudou-se que são divididos em dois equilíbrios: estático é quando não sofre alteração e constante é quando há variação da reação química. Aprendeu-se na terceira prática o equilíbrio ácido-base, nessa prática obteve-se o conhecimento sobre o pH com a medição em algumas soluções. Observou-se que conforme foi adicionado gotas de determinadas soluções, o pH foi sofrendo alterações.

Palavras-chave: Íons. Equilíbrio. Solução.

SUMÁRIO

2 INTRODUÇÃO        5

2.1 REAÇÕES QUÍMICAS        5

2.2 EQUILÍBRIO IÔNICO        6

2.3 INDICADORES ÁCIDO-BASE        7

3 PARTE PRÁTICA: EXPERIMENTO 1 - INTRODUÇÃO A PRÁTICA: MATERIAL DE LABORATÓRIO E PREPARO DE SOLUÇÃO.        9

3.1 MATERIAIS        9

3.1.2 METODOLOGIA        9

4 PARTE PRÁTICA: EXPERIMENTO 2 – EQUILÍBRIO HETEROGÊNEOS, DE ÓXIDOS- REDUÇÃO E DE COMPLEXAÇÃO.        10

4.1 MATERIAIS        10

4.2 METODOLOGIA        11

5 PARTE PRÁTICA: EXPERIMENTO 3 - EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE.        12

5.1 MATERIAIS        12

5.2 METODOLOGIA        12

Tarefa 1        12

Tarefa 2        12

6 PARTE PRÁTICA: AVALIAÇÃO.        13

6.1 MATERIAIS        13

6.2 METODOLOGIA        13

7 RESULTADOS E DISCUSSÃO        14

7.2 EXPERIMENTO 1 - INTRODUÇÃO A PRÁTICA: MATERIAL DE LABORATÓRIO E PREPARO DE SOLUÇÃO.        14

7.2 EXPERIMENTO 2 – EQUILÍBRIO HETEROGÊNEOS, DE ÓXIDOS- REDUÇÃO E DE COMPLEXAÇÃO.        15

7.3 EXPERIMENTO 3 - EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE.        16

Tarefa 1        16

Tarefa 2        18

7.4 AVALIAÇÃO.        18

8 CONCLUSÃO        19

REFERÊNCIAS        19


1 OBJETIVO

A afinidade entre as vidrarias e os volumes medidos com seu peso; observar suas reações organolépticas visuais perceber a estabilidade ao olhar, mas que estão em constante equilíbrio ao olho nu; os ácidos fortes que tem sua doação completa de prótons enquanto ácidos fracos não permitem completa doação de forma que estão em equilíbrio químico a alteração no pH em questão a estas semelhanças.

2 INTRODUÇÃO

2.1 REAÇÕES QUÍMICAS

         Uma solução química consiste em dois ou mais reagentes que juntos formam um ou mais produtos: as moléculas presentes nessas substâncias sofrem alterações gerando novas moléculas, porém, os átomos dos elementos envolvidos permanecem inalterados.

        A velocidade dessas reações depende das condições de temperatura, a concentração dos compostos envolvidos e também do contato entre seus elementos, sendo as reações gasosas as mais rápidas e as que ocorrem entre substâncias líquidas ou sólidas, as mais lentas. Entretanto, para que a reação entre os reagentes ocorra, é necessário que ambos os elementos misturados tenham afinidade química, ou seja, grande parte das reações químicas se dão entre substâncias de características opostas, como por exemplo com compostos de caráter oxidante e redutor.

Elas podem ser classificadas das seguintes maneiras:

  • Reações de síntese ou adição: reação onde duas substâncias reagem gerando apenas um produto, que se trata da união de ambas.

A + B → AB

  • Reações de análise ou de decomposição: reação onde apenas uma substância reage e se divide em duas ou mais substâncias simples.

AB → A + B

  • Reações de deslocamento ou se simples troca: reação que ocorre entre uma substância simples e outra composta, onde a substâncias que era composta passará a ser simples.

AB + C → AC + B

ou

AC + B → AB + C

  • Reações de dupla troca ou de dupla substituição: são reações que alternam os elementos das substâncias compostas entre sim, formando outras novas.

AB + DC → AD + CB

2.2 EQUILÍBRIO IÔNICO

Equilíbrio químico ocorre quando, em uma reação reversível, a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa. Uma vez atingido o estado de equilíbrio, as concentrações de reagentes e produtos permanecem constantes [1]. O equilíbrio iônico é considerado um caso particular de equilíbrio químico, onde, ocorre de maneira mais comum em ácidos, bases e sais. Tendo em vista que uma substância que, ao ser posta sob meio aquoso, é capaz de produzir íons livres é determinada eletrólito, ao adicionar-se água a bases, sais ou ácidos, os mesmos irão sofrer o efeito de ionização (ou também conhecido como dissociação iônica).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (444.6 Kb)   docx (731.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com