TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LABORATÓRIO MUNICIPAL RIO CLARO

Por:   •  15/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.150 Palavras (13 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 13

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS IPORÁ

TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR

 LABORATÓRIO MUNICIPAL RIO CLARO

 

 

 

            GISELLE DOURADO FREIRE

 IPORÁ, GO

2021

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS IPORÁ

TÉCNICO EM QUÍMICA

 

 

LABORATÓRIO MUNICIPAL ANALISES CLINICAS DE JAUPACI

 

 

                                   GISELLE DOURADO FREIRE

 PROFA. DRA. THAÍS MORAES ARANTES

Orientador

 

 

            Relatório de Estágio Curricular apresentado ao Instituto Federal Goiano – Campus Iporá, como requisito parcial para conclusão do Curso de Técnico em Química. 

                                                   

 

                                                     

                                                       IPORÁ, GO          

                                                       Agosto/2021 

                                               

                                                                     SUMÁRIO

 

1. INTRODUÇÃO .................................................................................................................3

2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA E DADOS DO ESTÁGIO ..................................4

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ..................................................................................5

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................................9

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...............................................................................10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                   

 1- INTRODUÇÃO

 Dominar os conhecimentos gerais, é de fundamental importância para a formação de um bom profissional na área da química, entretanto saber como se portar e interagir na prática também é de extrema relevância. Visto que em eixo laboratorial é comum que um químico enfrente diversas situações de contrariedades, tendo em mente todos os possíveis riscos para os procedimentos de análises executadas, pois além de manter sua própria segurança no local é importante garantir a segurança nos resultados de todos os envolvidos.

  Além dos estudos teóricos e práticos vistos no decorrer dos anos letivos, obter uma afinidade com procedimentos práticos garantem ainda mais uma melhor qualificação para um bom profissional,  principalmente na área química, o estágio é de suma importância e recorrentemente garante bons resultados para o acadêmico, pois dessa forma proporcionam um período de novas práticas em um meio empresarial onde se exige qualidade e confiabilidade aliadas juntamente com a agilidade. Tencionando isso, o estágio foi realizado no Laboratório Municipal de Análises Clínicas da cidade de Jaupaci, Goiás.

   Hodiernamente laboratórios clínicos exercem um papel fundamental para a sociedade, é na área da saúde onde promovem exames laboratoriais, no qual obtém índices altíssimos para o diagnóstico final do paciente. Portanto é imprescindível que os resultados sejam confiáveis, precisos e monitorados por um órgão de inspeção que assegure a qualidade de serviço realizada para o atendimento de todos os pacientes (SILVA, J. P. B. et al, 2020).

   Laboratórios de análises clínicas (LAC)  procuram sempre promover e transigir resultados genuínos para os demais pacientes, entretanto com costume laboratorial podem ocorrem diversos impasses com os resultados dos exames, suscitando em resultados falsos colocando assim  a saúde do paciente em risco (GUIMARÃES et al., 2011).

   O controle de qualidade laboratorial se divide em dois, o controle interno e externo, sendo assim úteis no sistema de gestão que logo eleva o grau de credibilidade dos resultados laboratoriais assegurando os procedimentos das fases analíticas (LIMA-OLIVEIRA et al., 2009).

   As amostras biológicas e seus processamentos se dão em três fases: a pré-analítica, analítica e pós analítica (LIMA OLIVEIRA et al., 2009). Os instrumentos tecnológicos e os reagentes passam por constantes avanços, logo proporcionam uma maior seguridade à fase analítica, e a maior parte dos erros estão nas fases pré-analíticas, que atualmente representam o principal ponto de tormenta (SHCOLNIK, 2012).

     

  A fase pré-analítica se inicia no pedido do exame, orientação quanto à coleta do material para o paciente, a retirada da amostra biológica, acondicionamento, carregamento, triagem e digitação até a etapa instrumental (RIVELLO & LOURENÇO, 2013). Já a fase analítica advém no período que a amostra percorre para a área técnica para ser averiguada, condiz à etapa de execução do teste laboratorial (VIEIRA, 2015). A última fase do processo, a fase pós- analítica, é a fase que equivale à obtenção dos resultados, forma de entrega dos laudos, interpretação dos ensaios e caracterização dos diagnósticos (RODRIGUES, XAVIER & CARDOSO, 2014).

  Segundo Silva et al. (2014) dos equívocos que ocorrem nos laboratórios, 60% a 70% sucedem-se na fase pré-analítica, 20% há 30% na fase analítica e meramente 10% na fase pós- analítica.

   Para Mendonça et al.(2015) a coleta, o transporte e a conservação de amostras estabelece as situações mais incidentes quanto a má adequação das amostras para a execução dos exames laboratoriais.

   Portanto, durante o respectivo estágio diversos procedimentos e práticas laboratoriais foram realizados, sempre utilizando equipamentos de proteção individual e com o auxílio de um técnico supervisor, possibilitando ao estagiário o convívio com novas práticas de laboratório e utilização de diferentes equipamentos, contribuindo para sua formação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com