TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LEITE PSICODÉLICO

Por:   •  31/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.691 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ                                          CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – CÂMPUS CAMPO MOURÃO[pic 1]

                                                     Trabalho sobre o grupo funcional das Aminas   referente a disciplina de Química Orgânica I

                                                                  Professora. Daniela Aline Barancelli

LEITE PSICODÉLICO

                                             

Fabiane Gresoski Duarte   RA:1649086

                                                                             

CAMPO MOURÃO

2018

  1. INTRODUÇÃO

            As aminas são compostos orgânicos, possuem funções nitrogenadas porque tem nitrogênio em sua estrutura, são compostos derivados da amônia (NH3), onde os hidrogênios são substituídos por radicais orgânicos, possuem caráter básico, portando, são chamadas de bases orgânicas.

            Classificadas como: PRIMÁRIA quando há apenas um radical orgânico preso ao nitrogênio, SECUNDÁRIA se forem dois radicais e TERCIÁRIA se forem três radicais. Vejamos um exemplo na tabela a seguir:

PRIMÁRIA

CH3-NH2  (Metanamina)

SECUNDÁRIA

CH3-NH-CH3 (Dimetanoamina)

TERCIÁRIA

[pic 2] (Trimetanoamina)

 

             A nomenclatura das aminas primarias é utilizando NOME DO GRUPO e depois o sufixo AMINA: exemplo: CH3-NH2 como temos um radical ligado ao grupo funcional, vamos usar o MET, como se tem ligações simples vamos usar AN e por fim o sufixo AMINA, este exemplo de amina primária é METANAMINA.

            Quando existem ramificações ou insaturações na cadeia, é necessário enumerar a cadeia partindo da extremidade mais próxima do grupo NH2 e mostrar em qual carbono ocorre: exemplo:  

          NH2      

              │
H3C ─ CH ─ CH─ CH─ CH─CH3, neste caso vamos enumerar (no sentido da seta) →, pois o grupo NH2 está mais próximo e portanto ocorre no carbono 2. A nomenclatura deste exemplo ficara HEX pois contém 6 carbonos, AN de ligações simples e por fim o sufixo AMINA, HEXAN-2-AMINA.

            Nas aminas secundárias e terciarias é utilizado para a nomenclatura N → CADEIAS MENORES PREFIXO (IL) → CADEIA MAIOR (GRUPO + AMINA): exemplo: H3C ─ CH─ CH─ NH ─ CH2 este exemplo é N-metil-propanamina.  

            O grupo funcional das aminas depende da quantidade de hidrogênios que foram removidos do nitrogênio, vejamos na tabela abaixo:

-NH2

Amino

[pic 3]

Imino

[pic 4]

Nitrogênio

            As aminas estão presentes no nosso cotidiano (café, nicotina, drogas), estão presentes nos aminoácidos que formam as proteínas dos seres vivos, também estão presentes em algumas vitaminas, nos anestésicos, antibióticos e em antidepressivos (fluoxetina). A trimetilamina é uma amina que faz parte do cheiro forte de peixe podre, a putrescina e a cadaverina são formadas na decomposição de cadáveres humanos, na indústria são utilizadas como corantes (aminas aromáticas), em alguns sabões e diversas sínteses orgânicas. 

          As aminas podem ser encontradas nas condições ambientes dos três estados de agregação:

  1. Gases: Aminas com 1 a 3 substituintes metil e a etilamina;
  2. Líquidas: Da propilamina à dodecilamina;
  3. Sólidas: Aminas com mais de 12 átomos de carbono (acima da dodecilamina) são sólidas.

           A amina aromática é um grupamento amino ligado a um anel aromático. Uma amina aromática considerada muito importante é a benzeno amina ou fenilamina. É conhecida por ser a anilina utilizada em corantes de diversas tonalidades. Conforme mostrado a seguir:

[pic 5] Fenilamina: (Anilina)

         

            A reatividade é uma propriedade química que aumenta conforme aumenta o caráter básico desses compostos, vamos ver a seguinte ordem de reatividade:

[pic 6]fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/propriedades-fisicas-quimicas-das-aminas.htm

            Visto que o nitrogênio é um elemento eletronegativo, atraindo os elétrons com mais força, as aminas em geral possuem parte polar e apolar, logo que se misturam homogeneamente em ambos os tipos de solvente. As moléculas terciárias são polares, e realizam apenas ligação dipolo-dipolo, já as primárias e secundárias são capazes de realizar ligações de hidrogênio, porém conforme aumenta a cadeia carbônica, acaba se tornando menos solúveis em solventes polares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (380 Kb)   docx (949.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com