TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Manuseamento de Instrumento de Laboratório (TMIL)

Por:   •  25/8/2015  •  Seminário  •  2.413 Palavras (10 Páginas)  •  1.243 Visualizações

Página 1 de 10

1.Introdução

O presente trabalho da cadeira de técnica de manuseamento de instrumento de laboratório (TMIL) que responde pelo tema o uso e manutenção de Lupa, Estereoscópio, Diascopia e Telescópio. Dizer que, utiliza-se em várias áreas de ciência assim como no nosso quotidiano.

Desde muito tempo, o homem sentiu a necessidade de inventar os instrumentos que possam-lhe facilitar o seu trabalho sem precisar de muito sacrifício, isto é, durante a revolução industrial, por exemplo telescópio é um aparato que coleta a luz e é a principal ferramenta de trabalho em Astronomia. Sendo assim ele também se preocupou no seu manuseamento e manutenção desse mesmo instrumento com seus respetivos componentes.

2. LUPA

A lupa é um instrumento óptico munido de uma lente com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas. As Lupas são utilizados em Estética e Medicina para garantir a vizualização, o exame e a execução de tratamentos com elevada precisão.

As Lupas podem estar equipadas com uma lâmpada e um sistema que facilite a sua utilização e mobilidade. A sua utilização/instalação pode ser efectuada através de armações ou suportes p/ cabeça (lupas binoculares) ou clips (lupas binoculares para óculos) punhos (lupas de mão), pés rodados, suportes para mesa, parede ou tecto.

Observação de imagens luminosas e nítidas com grande resolução e excelente fidelidades de cor, minimizando assim a fadiga visual e consequentemente aumentando a eficácia da observação e a produtividade.

Dependendo do modelo, a ampliação pretendida pode ser ajustada com um confortáves comutador (MSM-465) ou através de uma objectiva com zoom (MSM-Z475 TL).

O zoom contínuo, é uma característica de base, permite que o objecto seja ampliado des 10 e 40 vezes na totalidade.

O posicionamento dos manípulos-parafusos de focagem horizontal, permite a focagem rápida dos objectos independentemente da utilização dextra ou esquerdina. Estes parafusos permitem ainda o controlo macrométrico e micrométrico da focagem. A MSM-465 é fornecida com um mecanismo de afinação do torque da focagem.

Estas lupas podem ser conectadas com câmaras digitas ou CCD, por forma a possibilitar as gravação de imagens ou a sua observação simultânea através de outros meios.

Definições:

  • "Aumentos" indica as vezes que um objecto é ampliado visualmente. Expressa-se por um número seguido pela letra "X". Assim "1X" significa que o objecto visualizado aparece como duas vezes a sua medida real.
  • "Dioptrias" (dio) é um termo óptico referido ao poder de ampliação duma lente. Cada dioptria incrementa o aumento em 25%, por exemplo 4 dio equivale a 100% de incremento da sua medida real. A determinação do nível de aumento está baseado no número de dioptrias usadas, e é obtido dividindo o total de dioptrias por 4, por exemplo uma lente de 10 dio significa 10:4=2.5 vezes.
  • "Longitude focal" (distância de trabalho) é a distância entre o objecto visualizado e o centro da lente, quando o objecto aparece com o aumento máximo sem distorção.

2.1. Funcionamento da Lupa

A lupa é um instrumento óptico que consiste de uma lente com a capacidade de ampliar imagens. Colocando um objecto entre a lente e o plano focal, a lupa dá uma imagem virtual direta e maior do que o objecto. Deste modo permite observar certos pormenores de pequenos objectos.

2.2. Importância

À medida que a longitude focal (distância de trabalho) diminui, os aumentos incrementam-se. Utiliza-se para observar corpos, ou letras, com dimensões relativamente pequenas. A lupa, ou uma lente é um artifício utlizado para aumentar o tamanho do objecto. Trata-se de um recurso óptico que altera a distância focal entre nosso aparelho visual e o objecto, modificando o processo de formação e de leitura visual, e por fim na formação da imagem em nosso cérebro.

2.3. Utilização

  • Verificar a correta instalação da lupa e da lâmpada.
  • Posicionar a lupa da forma mais indicada para a sua utilização.
  • Ligar à corrente eléctrica e accionar o respectivo interruptor (candeeiro com lupa).
  •  Aproximar à distância necessária da zona a examinar/tratar.
  •   No final da utilização deve-se desligar o respectivo interruptor (cand. c/ lupa).
  • Desligar a ficha com o cabo de alimentação da tomada de corrente eléctrica (cand c/ lupa).
  • Arrumar a lupa num local seguro.

2.4. Manutenção

  • Manusear com precaução todas as partes ou peças da lupa.
  • As lentes e as lâmpadas devem ser limpas regularmente com um pano macio, ligeiramente humedecido com um líquido próprio para limpeza de vidros ou cristais.

2.5. Precauções

  • A sua utilização não deve ultrapassar o tempo necessário para o respectivo tratamento.
  •  Quando são utilizadas lâmpadas UV (Luz de Wood) os olhos da(o) cliente/paciente devem estar protegidos.
  • Em caso de dúvida, deve ser consultada uma pessoa especializada.

2.6. Tipos de lupa

Existe uma ampla variedade de lupas, como biseira binocular com lente adicional, lente auxiliar, monocular, lentes leves em material orgânico, etc.

  • Lupas esféricas: possuem lentes de leitura muito leves para serem usadas nas horas livres de fadiga, exemplo, olhando fotografias. Disponíveis nos aumentos: 2.8x, 3x, 3.5x, 4x, 5x e 6x.
  • Lupas combinadas: torna a leitura muito confortável posicionando as fases de suporte. Disponíveis nos aumentos: 2.8x, e 3.5x.
  • Lupas biconvexas: oferece um aumento adicional no cabo de suporte da lupa Disponíveis nos aumentos: 2x, 2.5 e 3x.
  • Lupas de bolso: permite que se trabalhe sem precisar utilizar as mãos. Disponíveis nos aumentos: 2x e 5x.
  • Lupas flexíveis: um sistema de lupas que possui dobras que permitem a sua acomodação para a leitura por várias posições. Disponíveis em aumento 2.5x.
  • Lupa com luz fluorescente: fornece uma excelente iluminação de baixo das lentes ideal para se escrever. Disponíveis nos aumentos: 2.8x e 3.8x.

3. Telescópio

Segundo MCT (1997:12): O telescópio é um aparato que coleta a luz e é a principal ferramenta de  trabalho em  Astronomia.

Telescópio ou luneta astronómica é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar e mensurar objetos longínquos. Pois, permite ampliar a capacidade de enxergar longe, como seu nome indica [Do Grego "Tele" = Longe + Scopio = Observar], através da coleta da luz dos objetos dilonges (Celestes ou não), da focalização dupla dos raios de luz coletados em uma imagem óptica real e sua ampliaçãogeométrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (254.4 Kb)   docx (438 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com