TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Preparo de solo

Por:   •  21/1/2017  •  Abstract  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

Preparo de solo

     Nos últimos anos, a cultura da cana de açúcar vem ganhando força em nosso país em virtude da necessidade mundial pela obtenção de energia limpa e renovável, ocasionando uma busca intensiva pelo aumento das áreas de plantio, juntamente com a necessidade de se obter uma maior produtividade nas áreas em que a cultura já se encontra situada.

     Uma das práticas que, quando realizada com sucesso, pode auxiliar no sucesso destes objetivos a serem alcançados é um bom preparo de solo.

    Ele deve ser realizado tanto em áreas em que serão implantados novos canaviais, quanto em áreas em que a cultura já é cultivada, no momento da reforma do canavial.

    No caso das áreas em que será plantada pela primeira vez, o preparo de solo tem, dentre seus objetivos, erradicar as culturas cultivadas anteriormente naquele local, além de suprir as carências do mesmo, através da aplicação de corretivos.

      No caso das áreas de reforma, o preparo de solo é realizado, em média, a cada cinco anos, mas, dependendo da produtividade do talhão, pode ser adiada para sete, oito ou mais anos.   

     Como a cultura da cana-de-açúcar é altamente mecanizada, prevê-se que mais de 30 operações ocorrem em um mesmo talhão ao longo desse período. Devido a esse uso intensivo de maquinário pesado, é inevitável que o solo sofra uma grande compactação podendo ocasionar decréscimos na produção agrícola e ainda predispor o solo à erosão, fatos estes que geram prejuízos inconvenientes às indústrias.

     O preparo do solo é, então, uma questão de máxima relevância, pois a próxima oportunidade dessa prática agrícola levará alguns anos. Ou seja, se for adotada alguma prática inadequada, os problemas resultantes permanecerão por um bom tempo, além disso, a alta produtividade e longevidade dos canaviais estão relacionadas com o sucesso no preparo do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com