TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO ETILA

Por:   •  16/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

AGENTES INTERNOS DO RELEVO

Tectonismo: Também chamado de diastrofismo, são os movimentos lentos e prolongados efetuados a partir de pressões advindas da região localizada sobre o magma da Terra produzindo deformações rochosas.

                  Esse movimento pode ocorrer na forma vertical (epirogênese) ou na horizontal (orogênese). 

                A Epirogênese causa rebaixamentos ou soerguimentos da crosta continental. Por serem movimentos lentos demoram milhares de anos para que seja realizado.

               A Orogênese caracteriza-se intensos que correspondem aos deslocamentos da crosta terrestre. Dando origem às cordilheiras. A orogênese também é responsável pelos terremotos e maremotos.

Vulcanismo: Chama-se vulcanismo as atividades de erupção do magma localizado no interior da Terra em direção à superfície . Os materiais expelidos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos e esses materiais acumulam-se num depósito sob o vulcão até que a pressão gerada faça com que ocorra a erupção. Esse material quente e pastoso costuma encontrar brechas para a sua ascensão nas zonas de encontro entre duas placas tectônicas. As lavas escorrem pelo edifício vulcânico, alterando e criando novas formas na paisagem. O relevo vulcânico caracteriza-se pela rapidez com que se forma e com que pode ser destruído.

Terremotos:   Um  terremoto  se   origina  devido aos movimentos que ocorrem na astenosfera.   Esses   movimentos forçam  as   placas tectônicas da litosfera movendo-as, como resultado as  placas podem se chocar, se separar ou deslizar. O terremoto é resultado do alívio da  pressão que existe entre essas placas gerando, desta maneira, uma vibração. Essa vibração propaga-se através das rochas pelas ondas sísmicas.

        

AGENTES EXTERNOS DO RELEVO

    Os agentes externos ou erosivos atuam na superfície modificando as formas preexistentes, ou seja, são transformadores  do relevo terrestre.

    A erosão fluvial atua no desgaste das rochas e dos solos, no transporte do material desgastado e na deposição desses materiais em regiões mais próximas  ao local onde o rio deságua.

    O mar é um agente transformador das paisagens costeiras, atuando na modificação do relevo do litoral. Os sedimentos transportados e depositados pelos mares acumulam-se e formam praias, restingas e tômbolos.

    O agente erosivo pluvial pode acarretar  deslizamentos, transportação de sedimentos,  formação   de  crateras  e perda dos nutrientes  naturais  do solo, tornando-o impróprio para a agricultura e a pecuária.  

    A erosão ou acumulação glaciária  ocorre nas regiões polares, nas áreas montanhosas mais elevadas, onde há acúmulo de neve. A água retida nas fendas das rochas congela e exerce forte pressão. Com o tempo, essa pressão do gelo e degelo irá fragmentar as rochas.E quando a geleira desliza por causa da declividade do terreno, leva consigo os fragmentos rochosos e parte  do  terreno,  escavando  vales glaciários. Os sedimentos levados com o gelo se acumulam e formam as chamadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (212.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com