TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Bioquímica

Por:   •  22/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 5

ANALISE DE ENZIMAS

Adam Christian Nehls

Marcio Ferrari

Cristian Gerson

Wesly Volpi

Professora Endi Pricila Alves

RESUMO

O resumo deve ser estruturado de forma a conter: introdução, objetivos, metodologia (materiais e métodos), resultados e conclusão. Normalmente, o resumo não excede 900 caracteres, aproximadamente 15 linhas ou 250 palavras. O resumo deve ser uma apresentação concisa dos pontos relevantes do texto.

Palavras-chave: Enzimas. Bioquímica. Experimento.

        

1 Introdução

Os organismos vivos são formados por coleções de moléculas inanimadas que interagem entre si. O objetivo básico da Bioquímica é mostrar como essas coleções de moléculas inanimadas interagem entre si, mantendo e perpetuando os organismos vivos através da químicas aplicada a um nível molecular.

Enzimas

As enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas, elas possuem extraordinária especificidade e poder catalítico, que são muito superiores aos dos catalisadores produzidos pelo homem. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas

Como catalisadores celulares extremamente poderosos, as enzimas aceleram a velocidade de uma reação, sem no entanto participar dela como reagente ou produto, as enzimas atuam ainda como reguladoras deste conjunto complexo de reações, elas são, portanto, consideradas as unidades funcionais do metabolismo celular.

 Enzimas propriedades e características

Eficiência catalítica maior que os catalisadores químicos

Alto grau de especificidade pelo substrato

Funcionam em soluções aquosas

Atuam em condições suaves de t° e pH

Aparecem com estrutura inalterada ao final da reação

Não alteram o equilíbrio químico das reações, apenas o aceleram

2 desenvolvimento

Foi realizado no laboratório de química no dia 01/04/2016, dois procedimentos envolvendo enzimas, no primeiro experimento verificamos a extração e caracterização de enzimas, e no segundo verificamos a ação enzimática em carboidratos e proteínas.

 

2.1 Extração e caracterização de enzimas

  As reações enzimáticas são muito importantes em alimentos, podendo ser tanto benéficas, quanto prejudiciais quando por exemplo tratamos do escurecimento de frutas como banana ou maçã, quando expostas ao ar. Esse escurecimento enzimático é causado pela Polifenoloxidase e também pode ser observado na batata e outros vegetais de cor clara. 
          As enzimas Catalase e Peroxidase também são exemplos de enzimas de grande interesse na área de alimentos. Elas ocorrem em plantas, animais e microrganismos. Nos animais e vegetais, acredita-se que a função delas é proteger os tecidos contra os efeitos tóxicos da água oxigenada (H2O2) formada durante o metabolismo celular, uma vez que aceleram a decomposição dessa substância em H2O e O2. A diferença entre elas está no mecanismo de ação. Enquanto a Catalase reduz diretamente a água oxigenada a água e gás oxigênio, a Peroxidase o faz acelerando a reação da água oxigenada com um substrato específico, por exemplo, o Guaiacol, formando um composto marrom escuro. Os esquemas abaixo representam essas reações:

[pic 1]

2.2 Matérias e métodos

Vidrarias e equipamentos:

Becker de 100 ml e 1000 ml

Tubos de ensaio de 100 ml

Pipetas graduadas

Vidro de relógio

Espátula

Suporte com garra

Papel filtro

Chapa aquecedora

Termômetro

Fita de pH

Liquidificador

Reagentes:

Agua destilada

Extrato enzimático (maçã triturada)

Reagente de Biureto  

Agua oxigenada 10 V

Guaiacol

Procedimentos

Preparo do estrato enzimático

Foi lavado duas maçãs e trituradas no liquidificador, e adicionado 250 ml de agua destilada, logo após filtrado com ajuda do papel filtro, foi observado que durante a filtragem já ocorria o escurecimento do extrato devido a atividade enzimática.

Caracterizações das enzimas

Reação do biureto

Foi preparado a seguinte de tubos de ensaio e identificados:

      No 1º tubo com cinco gotas do filtrado extrato enzimático com mais 2 ml de água destilada e reservado
No 2º tubo com 2 ml de água destilada

Após foi agitado e adicionado e 2 ml do reagente de Biureto em cada um dos tubos, ambos foram

Reservados e comparados entre si.

Teste para Catalase

Foi preparado os seguintes tubos de ensaio:

1º foi adicionado em um tubo 5 gotas de água oxigenada 10V, e no 2º foi adicionado 5 ml do filtrado enzimático + 5 gotas de água oxigenada 10V. Após foi tampando a boca dos tubos, misturado os conteúdos por inversão, sem agitar e deixado em repouso por alguns minutos.

Teste para Peroxidade

Este procedimento não foi realizado no laboratório pois faltou o reagente Guaiacol.

2.2.1 Analises dos resultados

Na primeira etapa da parte experimental ao adicionarmos reagente de Biureto aos dois tubos de ensaio podemos percebe que o tubo 1 que continha solução enzimática após uns dez minutos apresentou em comparação com o liquido filtrado inicialmente, coloração mais clara, pelo fato do reagente de Biureto desacelerar a ação enzimática.

 Já no segundo tubo não apresentou nem uma reação química. O Biureto por desacelerar ou quase inativar a enzima, demonstra uma característica inibidora em relação às enzimas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com