TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Densidade

Por:   •  19/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 4

Como já sabemos, densidade é uma relação entre a massa de um objeto e o volume que ele ocupa em determinado liquido, a uma determinada pressão e temperatura. No Sistema Internacional e expressa por Kg/m3, contudo, muitas vezes é expressa por g/mL ou em g/cm3.

Na primeira parte desta pratica, determinamos a densidade de um prego em uma proveta de 10mL com  8mL de  água destilada:

M do prego = 5,191g

Deslocamento da água com o prego= 0,6mL

[pic 1]

[pic 2]

O ideal seria que o prego e a água estivessem com temperaturas iguais, para que os volumes fossem semelhantes.

Na segunda parte, medimos a densidade e a temperatura da água destilada, solução de NaCl e glicerina+água. Segue a tabela com os valores:

                                                  Balão seco= M1(g)= 61,64g

          M2

Balão + liquido

       M3

     Liquido

    Densidade

         g/mL

  Temperatura

          °C

Água destilada

161,370

99,73

0,9973

28°C

Solução NaCl

180,415

118,775

1,18775

27,5 °C

Glicerina + água

174,972

113,332

1,13332

28°C

  Fonte: Os Autores

Quando a temperatura de um líquido aumenta, seu volume fixo também aumenta, pois haverá a dilatação resultada pela separação de átomos e moléculas. A quantidade de massa existente num determinado volume é chamada de massa volúmica. Quando o líquido se expande, sua massa volúmica diminui e quando a matéria se contrai, sua massa volúmica aumenta.

De acordo com a tabela fornecida na apostila, a densidade da água, em uma temperatura de 28°C, é de 0,9962 g/mL.

Observa-se uma diferença de - 1,1*10-3 g/mL do resultado em relação ao valor tabelado. Isso se deve à diferença nas condições laboratoriais, ao sistema aberto em que realizamos a prática e à diferença de pressão. Também pode ser devido à erros na leitura das medidas e/ou erro de calibração da balança.

A densidade encontrada para a água saturada com Cloreto de Sódio (NaCl), foi:

[pic 3]

A temperatura da solução na hora da prática foi 27,5°C.

Observa-se uma diferença entre os valores de densidade da solução saturada de NaCl e a densidade da água. Isto ocorre porque a porcentagem de água na solução de NaCl é menor que na água destilada , portanto, suas densidades serão diferentes.

As diferenças dos resultados encontrados nesta pratica com os que são encontrados na literatura, são justificadas pela diferença nas condições do laboratório, pelo sistema em que foi realizada a prática e à diferença de pressão. Também se justifica com erros de leitura do menisco e/ou de calibração da balança.

Para diferenciar uma jóia feita em ouro de uma jóia feita de ferro e banhada a ouro, utilizando o procedimento da parte 1 da prática e, em seguida, realizando os cálculos da média ponderada.

Além de afetar a densidade das substâncias, a temperatura também pode afetar a viscosidade dos fluidos Newtonianos. No caso dos líquidos, a viscosidade diminui conforme a temperatura aumenta, devido à quebra de interação entre as moléculas do composto.

Observando a equação da viscosidade, vemos que a temperatura não está presente como incógnita. Porém, ela afeta a densidade e, portanto deve ser levada em consideração.

μ = [pic 4]

μ = viscosidade

 t = tempo de escoamento

 ρ = densidade

Outra variável analisada, de acordo com a equação é o tempo de escoamento do líquido em questão. No entanto, este não deve ser levado em conta sozinho, uma vez que a densidade também é um fator importante na hora da determinação da viscosidade. Nem sempre um fluido que possui um tempo de escoamento maior é mais viscoso em relação a um fluido de menor tempo de escoamento. Segue – se as tabelas de tempo de escoamento das soluções analisadas e seus  coeficientes de viscosidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (553.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com