TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Densidade Dos Líquidos

Por:   •  2/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CCT - CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLOGIAS

DQ - DEPARTAMENTO DE QUIMICA

 

 TURMA:SEGUNDA, 13 HORAS

Laboratório de: Físico-química Experimental

Docente: WELMA THAISE

Discente: MARIA ÂNGELA

Curso: LIC. QUÍMICA

Matrícula: 212050214

Experimento  -   Determinação   da   densidade   de   líquidos   por

picnometria e densimetria.

INTRODUÇÃO

A densidade dos líquidos pode ser determinada pela medição da massa do líquido ocupando um volume conhecido (método do picnômetro) e por métodos de flutuação baseados no princípio de Arquimedes. A massa específica é uma quantidade intensiva, ou seja, não muda,

por exemplo, quando dobramos o tamanho do sistema. Depende ponto a ponto do material. A densidade absoluta depende da temperatura e esta dependência . A densidade tem variações periódicas com o número atômico, mas essas variações não são regulares, pois a relação entre as propriedades físicas e a configuração eletrônica não é direta. Um método relativamente simples para medir a densidade de líquidos é o picnômetro.
Os picnômetros de melhor qualidade possuem um termômetro na própria tampa para medir a temperatura do líquido. A mudança de temperatura altera a massa específica e a densidade de um corpo devido à mudança de volume. Outra maneira de determinar a densidade dos líquidos é usar certos instrumentos chamados densímetros.

OBJETIVO DO EXPERIMENTO

Calcular   a   densidade   das   soluções   etanólicas   e  de sacarose  nas  diferentes   concentrações usando os métodos do picnômetro e densímetro.

 MATERIAIS E MÉTODOS

Balança analítica;

Becker de 100 ml;

Densímetro;

Picnômetros de 100 ml;

Proveta de 1000 ml;

Termômetro.

Soluções etanólicas nas concentrações: 80% em (v/v);

Soluções de sacarose nas concentrações: 10% em (m/v).

Aferiu-se   a   temperatura   do   ambiente,   que   marcou   29   ºC,   em   seguida,   o   picnômetro   foi pesado   com   exatidão,   após   ser   lavado   e   secado. Seguidamente,  completou-se   o   volume   do picnômetro  com   água   destilada,   e   prontamente   o   mesmo   foi   bem   seco   e   pesado   com   exatidão novamente.   O  processo   de   lavagem   e   secagem   foi  repetido   para   cada   concentração   das   soluções etanólicas   bem   como   das   soluções   de   sacarose.  

20−28

 RESULTADOS E DISCUSSÃO

foi   possível   verificar  a   densidade  do   álcool  PA,  da  água   destilada   e  da   solução de sacarose

0,96514

CONCLUSÃO

Com o experimento efetuado,  fazendo uso  da técnica  de densimetria, foi  possível calcular e  avaliar,  a   massa   específica   do   álcool   e da sacarose.

Por   meio   do   método   do   picnômetro,   foi   possível   verificar as   densidades   das   soluções etanólicas   e   de   sacarose   nas   diferentes   concentrações.   Podendo-se   constatar   que   medidas realizadas   tanto   no   densímetro   quanto   no   picnômetro,   são   equivalentes.   Além disso,   pode-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com