TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Espectrofotometria

Por:   •  9/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 9

                                     Rompendo barreiras: Nosso planeta

    O documentário  inicia comentando que com o surgimento da civilização, há 10 mil anos , o planeta viveu um período de grande estabilidade que os geólogos deram um nome especial de Holoceno em que a temperatura variou 1ºC durante todo o período e isso propiciou condições para que houvesse o desenvolvimento humano. Porém, com o aumento da interferência humana, por exemplo  na agricultura, pecuária e pesca,  foi possível tirar a estabilidade que havia na Terra e  surgir um novo período chamado de Antropoceno.

    A partir disso, devido à necessidade de manter o planeta estável novamente foram identificados os  sistemas  que foram capazes de mantê-lo estável durante o holoceno e que atualmente estão prejudicados devido à interferência antrópica, dessa forma foram definidas as barreiras da Terra.

    A primeira barreira é o clima do planeta e que devido a elevada temperatura atual é bem provável que já tenha sido rompida, sendo a prova mais evidente é o derretimento das geleiras, sendo elas fundamentais para o esfriamento da temperatura global, pois o gelo tem capacidade de refletir boa parte do calor proveniente do sol. Esse derretimento acarreta no aumento do nível do mar, podendo levar ao desaparecimento de cidades litorâneas. A temperatura da Terra vem crescendo decorrente do aumento da emissão de gases de efeito estufa, como o CO2 e isso levou a saída da zona de segurança  para a entrada na zona de perigo da barreira do clima que pode ser observado pelos seguintes impactos: secas frequentes, ondas de calor, enchentes e o derretimento das calotas polares.

   A segunda barreira são os biomas, que constitui uma das barreiras da biosfera, são importantes para a estabilidade do planeta, porém no decorrer dos últimos anos grandes áreas florestais, como a Amazônia foram desmatadas para o cultivo de soja e criação de gado, levando a diversas mudanças. Com o aumento da degradação ambiental está mais duradouro o  tempo da estação seca, provocando a diminuição da capacidade da floresta de reciclar água e gerar chuva. Além disso, com o aumento do tempo da estação seca, decorrente das ações humanas,  aumenta a chance de ocorrer a savanização que é o processo marcado pela transformação de uma área densa de vegetação, como a região amazônica  por uma área que se assemelha às savanas africanas, consequentemente, muitas árvores morrem e o carbono deixa de ser fixado e é liberado na atmosfera. Dessa forma, devido a todos esses acontecimentos desencadeou a entrada na zona de perigo dessa barreira, ou seja, o rompimento dela.

  A terceira barreira é a biodiversidade , sendo a segunda barreira da biosfera, importante para que o ser humano pudesse prosperar na Terra, porém a natureza está sendo degradada de forma intensa, através do desmatamento e  conforme a agricultura expandiu muitas espécies de animais foram extintas. Esses fatores levaram a uma crise de biodiversidade que ocasionou o rompimento dessa barreira, sendo necessário hoje impedir a  perda da biodiversidade restante. Os insetos são  exemplos de vidas animais que estão sendo reduzidos drasticamente, devido a ação humana, através da expansão da monocultura intensiva , provocando problemas as plantas, pois várias espécies dependem dos insetos para o processo de polinização

  A quarta barreira é a água doce, sendo a terceira barreira da biosfera, importante para a manutenção da sociedade, já que sem ela não é possível a sobrevivência humana ,pois ela é fundamental tanto para higiene, consumo e  para a produção de alimentos. De acordo com os estudos atuais, é possível dizer que a barreira ainda não foi rompida, porém com o uso exagerado e sem consciência da água, pode levar ao rompimento dessa barreira, por exemplo  com a extração de grandes volumes de rios vem aumentando a chance de muitos secarem.

       A quinta barreira envolve o  fluxo de nutrientes, nitrogênio e fósforo, sendo a última barreira da biosfera, sendo eles componentes essenciais de todos os seres vivos e o principal ingrediente dos fertilizantes, porém o uso excessivo desses  vem causando problemas à saúde dos corpos hídricos. Os fertilizantes auxiliaram no aumento da produção de alimentos no mundo, porém o excesso deles não são aproveitados  e vão para os rios, deixando cheio de nutrientes e levando a um processo chamado eutrofização, processo que leva a formação de algas que quando se decompõe são capazes de consumir oxigênio. Com a diminuição do oxigênio altera a composição química do fundo do lago, fazendo o solo liberar mais fósforo.  Esse processo de eutrofização  já está afetando os oceanos, além de já ter colaborado em extinção em massa, dessa forma ao adentrar  mais na zona de perigo pode levar ao desaparecimento de várias outras espécies aquáticas

      A sexta barreira é a acidificação dos oceanos, sendo uma barreira que é marcada pela influência do CO2 na acidez desses corpos hídricos, pois parte do gás carbônico que está na atmosfera vai para o oceano e se dissolve na água formando o ácido carbônico. A partir disso , o ácido carbônico pode reagir com os íons carbonato presente na água, diminuindo sua concentração, e isso afeta o desenvolvimento de organismos que dependem do carbonato para formação dos seus esqueletos. Ainda não foi rompida essa barreira, ou seja, estamos em uma zona segura, porém com o uso exagerado de combustíveis fósseis pode levar a maiores mudanças de pH global, podendo levar a extinções em massa

      A sétima barreira, é uma barreira que não foi delimitada,  sendo marcada por uma vasta gama de poluentes produzidos pelo homem que são chamadas de “novas entidades” constituído de lixo nuclear, metais pesados , microplásticos. Porém ainda  não se sabe quais são as consequências do seu acumulo a longo prazo, mas tem potencial de causar pertubações globais

      A oitava barreira é uma forma de  poluente que está causando tanto impacto global que já  tem uma barreira própria que são os aerossóis, constituído basicamente de partículas de poluição do ar ,sendo que  grande parte dessa poluição advém da queima de combustíveis fósseis. Essas partículas são responsáveis por gerar um escurecimento global, através do espalhamento da  luz solar, reduzindo assim sua penetração, consequentemente, encobre parte dos impactos do aquecimento global. Porém isso traz consequências, pois a poluição do ar leva a morte de milhões de pessoas anualmente. Sabendo disso,é bem provável que já tenha sido rompida essa barreira, apesar de não ter sido delimitada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com