TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Nitrogênio

Por:   •  31/1/2017  •  Relatório de pesquisa  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Experimento N0     : GRUPO DO NITROGÊNIO

  1. Objetivo

Preparação da amonico, nitrogênio, oxidação dos metais e compostos com HNO3.

  1. Fundamento Teórico

A concentração de nitrogênio na atmosfera é de cerca de 78,03 %, sendo portanto o ar a principal fonte comercial deste elemento. Após a liquefação do ar procede-se a um conjunto de destilações fracionadas para separar os diversos componentes do ar líquido, de entre os quais o nitrogênio. Esta substância elementar foi liquefeita pela primeira vez em 1883 por Wrobliski e Olzewski. O nitrogênio pode também ser produzido através da combustão de carbono ou hidrocarbonetos no ar, retirando-se então o dióxido de carbono e a água dos produtos gasosos por intermédio de técnicas apropriadas. O nitrogênio é encontrado livre nos meteoritos, gases de vulcões, minas, algumas fontes minerais, no sol e demais estrelas, bem como nas nebulosas.

A mais importante aplicação comercial do nitrogênio é na obtenção do gás amoníaco pelo processo Haber. O amoníaco é usado, posteriormente, para a fabricação de fertilizantes e ácido nítrico. É usado, devido a sua baixa reatividade, como atmosfera inertizada em tanques de armazenamento de óleos vegetais e animais. Também é usado em tanques de líquidos explosivos, durante a fabricação de componentes eletrônicos (transistores, diodos, circuitos integrados, etc.) e na fabricação do aço inoxidável. O nitrogênio líquido, obtido pela destilação do ar líquido, se usa em criogenia, já que na pressão atmosférica condensa a -196 °C.

É usado como fator refrigerante, para o congelamento e transporte de alimentos, conservação de corpos e células reprodutivas sexuais, masculinas e femininas ou quaisquer outras amostras biológicas. Além da sua presença no ar atmosférico, o nitrogênio possui funções importantes nos organismos vivos, assim como o carbono e o oxigênio, o nitrogênio faz parte da constituição de diversos aminoácidos, que são as “partes” fundamentais de proteínas e enzimas. A sua presença em grande quantidade favorece os seres vivos por diversas razões, uma é a diminuição da concentração de oxigênio, o que evita a combustão mais fácil de muitos materiais e a intoxicação com oxigênio em alta concentração.


  1. Materiais e Reagentes

Reagentes

Materiais

Hidróxido de calcio; cloreto de amonio

Béquer ; espátula; estante para tubo de ensaio

Nitrito e nitrato de sódio; sulfato de sodio

Pipeta; tubo de ensaio; bico de Bunsen

Cobre metálico; ácido nítrico diluido

Pinça; capela; pera

Zinco metálico

Magnésio metálico

  1. Procedimento Experimental

Experimento 1:

1.        Em um tubo de ensaio colocar cerca de 2 ml, hidróxido de cálcio e a este coloque cerca de 3 g de cloreto de amônio, aquecer ligeiramente. Observar o gás que se desprende.

Experimento 2:

2.        Colocar cerca de 2 g de cloreto de amônio em um tubo de ensaio e sobre este colocar 5 ml de nitrito de sódio, aquecer ligeiramente. Observar o gás que se desprende.


Experimento 3:

3.        Óxido nitroso: (este procedimento deve ser feito na capela). Coloque dentro de um tubo de ensaio cerca de 2 g de nitrato de sódio e a este cerca de 4 ml de sulfato de sódio. Aquecer ligeiramente. Observar o desprendimento dos gás. Obs ( o gás liberado é conhecido como gás hilariante, e propelente.

        Óxido nítrico. ( este procedimento deve ser feito na capela). Coloque em um tubo de ensaio +/- 1 g de cobre metálico e a este coloque com muito cuidado 5 ml d ácido nítrico diluído. Observar oque acontece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (73.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com