TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Ponto de Fusão

Por:   •  24/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina : Química Orgânica 1

PONTO DE FUSÃO

Setembro de 2018

  1. INTRODUÇÃO

O ponto de fusão é a temperatura em que a substância passa do estado sólido para o estado líquido. As substâncias puras têm seu ponto de fusão sempre na mesma temperatura. Cada substância há seu próprio ponto de fusão, então o ponto de fusão pode servir como p reconhecimento de um composto. Já a maioria das misturas, à temperatura não se mantém constante do inicio ao fim do ponto de fusão. Nesses casos também podem haver uma diferença na variação de fusão. O que causa uma separação dos componentes durante a mudança de fase. Nesse caso, cada substância obedece a  seu ponto de fusão.

 Como se pode observar quando ocorre,  a solidificação do refrigerante, onde a água congela enquanto o xarope do refrigerante se encontra mais concentrado e ainda em seu estado líquido.

O ponto de fusão de uma substância para a outra varia devido a diversos fatores que

influenciam nessa temperatura.

Um deles são as ligações intermoleculares:

Nas ligações de dipolo induzido, se  tem moléculas apolares que terão um polo induzido, entretanto, como esse polo é induzido, se torna muito fácil romper essa ligação, logo moléculas apolares terão seu ponto de fusão baixo.

Nas ligações dipolo permanente, há moléculas polares. Já que, as moléculas obtém um polo positivo e outro negativo, as moléculas terão ligações, havendo uma interação molecular maior.

Devido os polos de cargas diferentes se atraírem naturalmente,  as ligações da substância serão forte, com alto ponto de fusão. Ex: HCl H-Cl

Por último, tem as ligações  de hidrogênio, no qual uma molécula polar com um polo muito eletronegativo e o outro muito eletropositivo, logo terão uma ligação muito forte. Nas ligações de hidrogênio, quanto mais ligações de hidrogênio, mais complicado será para romper suas ligações e maior será seu ponto de fusão e ebulição.

A massa molar também tem bastante influência no ponto de fusão, em moléculas que fazem o mesmo tipo de ligação, a  molécula com maior quantidade de massa molar terá maior ponto de fusão.. Temos como exemplo o pentano e o hexano onde os dois realizam a ligação permanente porém,  seus pontos de fusão são diferentes devido à diferença entre massas.

 No procedimento de fusão, para que a medida do ponto de fusão seja confiável, tem que ter um aquecimento, com a compatibilidade de no mínimo, três amostras e a relação entre o tempo inicial de fusão com o tempo final de 2 segundos. Todavia,  quando se trabalha em locais não esterilizados e com todos os equipamentos necessários, com medidas exatas, há obtenção de variação nos resultados, devido às substâncias poluídas que não sem encontram em estado de pureza.

Ligações iônicas são ligações entre um metal e um ametal,. São ligações onde se tem  um lado com perca de elétrons e um lado com recebimento de elétrons para alcançar a estabilidade. Devido à esta estabilidade que a molécula alcança, suas ligações são muito fortes e precisa-se de muita energia para se romper. Logo ela terá seu ponto de fusão maior ainda que as demais.  Ex: NaCl  

 

Ligações metálicas são ligações feitas entre metais, os elétrons são muito eletropositivos e tendem a formar cátions, como consequência disso os metais tendem também a perder seus elétrons mais externos ao entrarem em contato com outra molécula. Esses elétrons não abandonam o cristal, mas possuem mobilidade entre eles formando a nuvem eletrônica, assim todas as moléculas compartilham os mesmos elétrons tornando-se as ligações mais fortes com pontos de fusão muito elevados. Ex: Fe

  1. OBJETIVOS
  • Descobrir quais são os compostos químicos a partir de seus pontos de fusão.
  • Aprender a metodologia para determinação dos pontos de fusão dos compostos químicos.
  1. MATERIAIS E REAGENTES

MATERIAIS

REAGENTES

Capilar

Benzofenona

Tubo de vidro

Acetanilida

Termômetro

Aparelho medidor do ponto de fusão

  1. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
  1. Amostra do sólido 1
  • Foi inserido a amostra do sólido 1 em dois capilares diferentes fechados na extremidade.
  • Foi utilizado o tubo de vidro como auxílio para que a amostra fosse para ponta do capilar.
  • O termômetro foi introduzido até a extremidade no aparelho medidor do ponto de fusão.
  • Foi inserida a amostra 1 no aparelho medidor do ponto de fusão.
  • Foi iniciado  vagarosamente o aquecimento com uma taxa de variação de temperatura do termômetro de 2°C/min.
  • Foi esperado o termômetro marcar a temperatura de 30ºC para que a amostra fosse observada até ter seu ponto de fusão.
  • Foi anotado as temperaturas de início e término de fusão.
  • Foi esperado a redução da temperatura  de aproximadamente de 25°C do aparelho.
  •  Foi colocado outro capilar no aparelho até ter encontrado 2 valores próximos de ponto de fusão.
  1. Amostra do sólido 2
  • Foram colocadas amostras do sólido 2 em três capilares diferentes.
  • Foi repetido o procedimento do item anterior, entretanto, a amostra começou a ser observada quando o termômetro marcou 100°C
  • Foi repetido o procedimento com outro capilar
  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

5.1 Amostra 1

A partir da pesquisa dos pontos de fusão das substâncias listadas pela professora, foi concluído que a substância usada como amostra 1 foi benzofenona. E o ponto de fusão da substância benzofenona é 48,5 C.

O ponto de fusão inicial deve ser anotado quando o sólido começar a virar líquido, ficando transparente.

Abaixo na tabela, se encontra os valores encontrados pelos alunos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (97.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com