TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Preparação e Diluição de Soluções

Por:   •  14/6/2022  •  Relatório de pesquisa  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal Fluminense

Departamento de Química Inorgânica

Disciplina de Química Geral Experimental B

Professor Wagner Felippe Pacheco

Prática 4

(Preparação e Diluição de Soluções)

Alunos QG:

Cíntia Carvalho

Leandro França Rodrigues de Pinho

                  Maria Clara Mota Junger Ferreira

NITERÓI – RJ

2022

  1. OBJETIVO

Estudar as maneiras apropriadas de expressar a concentração das soluções e desenvolver as técnicas de preparação de soluções aquosas a partir da diluição de soluções concentradas, ou a partir de um soluto sólido.

  1. INTRODUÇÃO

2.1 Conceito de Dispersão

Quando fazemos uma mistura, fazemos uma dispersão. O disperso é o dissolvido no dispersante. Classificamos a dispersão tendo como critério o tamanho da partícula do disperso, misturado ao dispersante, formando a dispersão. 

[pic 1]

  • Se o disperso assumir um tamanho invisível até no ultramicroscópio que enxerga até 1nm(um) nanômetro que vale 10-9 m), a dispersão chama-se de solução.
  • Se o disperso for visível através do ultra microscópio e for invisível no microscópio comum que enxerga até 103 nm, será um coloide.
  • Se for visível ao microscópio comum e em alguns casos, até a olho nu, será uma dispersão simplesmente.

Uma solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias que podem ser iônicas ou moleculares. A substância em maior quantidade é o solvente e as de menor quantidade são chamadas de solutos.

2.2 Classificação das Soluções

Conhecido o máximo que se pode dissolver em 100g de água, classificam-se as soluções em função da quantidade que foi dissolvida.

  • Solução Insaturada: forma-se quando a quantidade de soluto é menor que o coeficiente de solubilidade (Ks = quantidade máxima de soluto que se pode dissolver numa quantidade padrão de solvente a uma dada temperatura).
  • Solução Saturada: é quando a solução está com o máximo de soluto naquela quantidade de solvente, na temperatura em questão.
  • Solução Supersaturada: classifica-se como solução supersaturada aquela que apresenta uma quantidade de soluto acima da prevista no coeficiente de solubilidade. A quantidade de soluto acima do coeficiente de solubilidade deve estar em solução.
  1. EXPERIMENTAL

3.1 REAGENTES

Água destilada

Hidróxido de sódio (NaOH)

3.2 MATERIAIS E VIDRARIAS

Vidro relógio

Bastão de vidro

Balança

Espátula

Termômetro

Béquer

Balão volumétrico 50 mL

Pipeta Pasteur graduada

Balão volumétrico 250 mL

3.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

2. Preparar 50 mL de NaOH 0,5 mol.L-1

Foi pesado na balança de precisão aproximadamente 1,0 g de NaOH em vidro de relógio e transferido para um béquer de 50 mL, em seguida foi adicionado 10 mL de água e agitado cuidadosamente a mistura com auxílio de um bastão de vidro, até que o sólido  fosse dissolvido (observou-se o desprendimento de calor). Logo após, esperou-se que a solução atingisse a temperatura ambiente e foi transferido para um balão volumétrico de 50 mL, depois enxaguou-se o béquer com água por pelo menos três vezes e foi colocado no balão as águas das lavagens. Em seguida foi adicionado água até completar o volume com uma pipeta Pasteur graduada até que a parte inferior do menisco tangenciasse o traço de aferição do balão. Posteriormente o balão foi tampado e agitado cuidadosamente para homegeneizar a solução e a solução foi guardada para o Experimento 3.

3. Diluir solução de NaOH 0,5 mol.L-1

Foi transferida a solução preparada no Experimento 2 para um balão volumétrico de 250 ml. Limpo, em seguida enxaguou-se o balão volumétrico de 50 mL com água por pelo menos três vezes e foi colocada as águas das lavagens no balão de 250 mL, depois foi adicionada água destilada até completar o volume com uma pipeta Pasteur graduada até que a parte inferior do menisco tangenciasse o traço de aferição do balão. Logo após, o balão foi tampado e agitado cuidadosamente para homogeneizar a solução. Em seguida foi calculada a nova concentração da solução de NaOH.

  1. RESULTADO E DISCUSSÃO

2. Preparar 50 mL de NaOH 0,5 mol.L-1

        Foi calculada a massa de NaOH necessária para formar a solução de 0,05 mol L-1

m = M x V x MM

(fórmula 2)

Substituindo temos:

m = 0,5 x 0,05 x 40

m = 1,0 g

Em seguida, foi observada a seguinte reação:

Reação: 2 NaOH + 2 H2O 🡪 2Na(OH)2 + H2

Ocorreu uma reação de ionização que é caracterizada pelo desprendimento dos íons (Na+ e OH-) a qual conduz eletricidade e como esperado, a temperatura da solução aumentou, evidenciando a reação exotérmica.

Segundo Arrhenius as soluções moleculares, isto é, aquelas formadas por meio de ligações covalentes, não possuem íons inicialmente. Mas todas as substâncias moleculares inorgânicas (não possuem o carbono como principal elemento de sua composição) formam íons em contato com a água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com