TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Qualidade Ambiental

Por:   •  6/4/2019  •  Resenha  •  3.742 Palavras (15 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]


Departamento de Engenharia (DEG-UFLA)

Núcleo de Engenharia Ambiental e Sanitária

GNE-244

Relatório 2


André Luiz Vivas de Carvalho

 Carlos Eduardo dos Santos Souza

 Guilherme Alvim Barbosa Santos

 Otávio Prado Borges de Assis

17/12/2018

Lavras – MG

  1. INTRODUÇÃO

A qualidade da água é resultante de fenômenos naturais e da atuação humana, como despejos domésticos, industriais e agrícolas nos cursos d’água, e pode ser representada através de parâmetros físicos, químicos e biológicos (Von Sperling, 1996). Os parâmetros que serão abordados neste relatório serão parâmetros químicos e biológicos.

 Os parâmetros estudados foram: sólidos, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), demanda química de oxigênio (DQO), nitrogênio, fósforo e análise do grupo de coliformes.

A análise de sólidos é um parâmetro físico que influencia outros (cor e turbidez). Os sólidos totais são divididos em suspensos (influencia a turbidez), e em dissolvidos (influenciam a cor). Esses podem também podem ser voláteis (matéria orgânica), e fixos (matéria inorgânica). (Sperling, 1996).

O oxigênio dissolvido é o parâmetro de qualidade mais importante. Segundo Libânio (2010), este parâmetro apresenta um papel fundamental na manutenção da diversidade do ecossistema aquático, em que grande parte da biota é aeróbia e precisa do oxigênio para sobreviver. O oxigênio dissolvido também é o principal parâmetro de caracterização dos efeitos da poluição das águas por despejos orgânicos (Von Sperling, 1996). Vale ressaltar que os seus valores são influenciados pela temperatura, altitude e concentração salina. Ao nível do mar, na temperatura de 20°C, a concentração de saturação é igual a 9,2 mg/L (Von Sperling, 1996). O oxigênio dissolvido pode ser reduzido com a alta concentração de matéria orgânica, pois ela é consumida por microrganismos e, para que haja consumo, eles utilizam o oxigênio disponível na água (Von Sperling, 1996).

A DBO e a DQO expressam a quantidade de matéria orgânica presente na amostra (Libânio, 2010). A DBO é a quantidade de oxigênio requerida para estabilizar a matéria orgânica, através de processos bioquímicos. Já a DQO é a quantidade de oxigênio requerida para estabilizar a matéria orgânica, através de processos químicos, por meio de um oxidante forte em meio ácido (Libânio, 2010).  Segundo Von Sperling (1996), a DBO é mais utilizada para avaliar a qualidade da água e ela retrata, de uma forma indireta, o teor de matéria orgânica nos esgotos ou no corpo d'água, sendo, portanto, uma indicação do potencial do consumo do oxigênio dissolvido.

O nitrogênio é o gás mais abundante no planeta Terra e pode ser encontrado em várias formas e estados de oxigenação. No meio aquático, este composto pode ser encontrado nas seguintes formas: nitrogênio molecular, nitrogênio orgânico, amônia, nitrito e nitrato (Libânio, 2010; Von Sperling, 1996). De acordo com Von Sperling (1996), a determinação da forma predominante de nitrogênio pode fornecer informações sobre o estado de poluição. Este composto, junto com o fósforo, está relacionado ao crescimento de microalgas, cianobactérias e plantas aquáticas.

O fósforo, como mencionado acima, também influencia nos crescimentos de organismos. Este composto pode ser encontrado na água nas formas de ortofosfato, polifosfato e fósforo orgânico. Também não apresenta problemas de ordem sanitária nas águas de abastecimento (Von Sperling, 1996).

Já o grupo coliforme, é um parâmetro biológico de qualidade de água, e as bactérias deste grupo habitam normalmente o trato intestinal dos animais de sangue quente, servindo dessa forma como indicadoras da contaminação de uma amostra de água por fezes, mas também existem naturalmente no solo e na vegetação (Libânio, 2010). Os principais        indicadores de contaminação fecal são: coliformes totais, coliformes termotolerantes e Escherichia coli.

Devido à importância dos parâmetros abordados acima para a verificação da qualidade da água, o objetivo desse trabalho foi avaliar estes parâmetros em 4 amostras de um sistema de tratamento:

- Esgoto da UFLA (Entrada UASB)

- Saída UASB

- Saída SAC

- Ribeirão Vermelho.

        Os valores avaliados tiveram como critério de análise o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

  1. MATERIAIS E MÉTODOS
  1. DBO e oxigênio dissolvido

Os materiais e reagentes utilizados foram:

  • Materiais e Reagentes
  • Bomba de ar comprimido
  • Estufa incubadora para DBO
  • Proveta 100 ml
  • Béquer de 100, 500 ml
  • Frascos de DBO
  • Pipeta volumétrica de 100 ml
  • Erlenmeyer de 250 ml
  • Pipeta graduada de 2, 5, 10 ml
  • Bureta de 10 ou 25 ml
  • Solução alcalina de iodeto-azida
  • Solução de sulfato manganoso
  • Solução de amido
  • Solução de tiossulfato de sódio (Na2S2O3) 0,0125M, padronizada
  • Solução tampão fosfato
  • Ácido sulfúrico concentrado
  • Solução de cloreto de cálcio (CaCl2)
  • Solução de cloreto férrico (FeCl3)
  • Solução de sulfato de magnésio (MgSO4)

A análise de DBO consiste em incubar as amostras em frascos especialmente utilizados para a DBO, à temperatura de 20 ±1 ºC no escuro por um período de cinco dias. Entretanto, para este relatório, o período foi de sete dias. No início e ao final do sétimo dia mede-se a concentração de oxigênio dissolvido (OD) presente na amostra e obtém-se por diferença, a demanda requerida pelos microrganismos para a oxidação da matéria orgânica presente na amostra. Utiliza-se como fator de correção 0,85 ao invés de 1, devido a leitura ter sido feita em sete dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (389.2 Kb)   docx (721 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com