TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Arquitetônico e Qualidade Ambiental

Por:   •  22/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto Arquitetônico e Qualidade Ambiental

- Que tipos de estudos um projeto de um edifício deve incluir?

Orientação solar; forma arquitetônica, arranjos espaciais, zoneamento dos usos internos do edifício e geometria dos espaços internos; características, condicionantes ambientais e tratamento do entorno imediato; materiais da estrutura, das vedações internas e externas, considerando desempenho térmico e cores; tratamento das fachadas e coberturas, de acordo com a necessidade de proteção solar; áreas envidraçadas e de abertura, considerando a proporção quanto à área de envoltória, o posicionamento na fachada e o tipo do fechamento, seja ele vazado, transparente ou translúcido;  detalhamento das proteções solares considerando tipo e dimensionamento; e detalhamento das esquadrias.

Climatização, Projeto e Energia

- O que um grupo de arquitetura que redireciona as questões de sustentabilidades devem demonstrar em seus projetos?

Uma das principais tarefas para a equipe de projeto é demonstrar que, em um processo de projeto integrado com as demais áreas envolvidas, o uso intermitente do condicionamento ambiental artificial não é a melhor, ou a única,

solução para a adaptação das condições ambientais internas aos desafios do clima urbano.

Certificação de Edifícios

- O que significa os indicadores de avaliação de sustentabilidade BREEAM e LEED?

BREEAM, foi desenvolvido pela Building Research Establisment – BRE, na Inglaterra, tendo sido inicialmente destinado a edifícios de escritório (BUILDING RESEARCH ESTABLISHMENT, 2002). Atualmente existem versões do BREEAM para edifícios escolares, culturais e residenciais. O segundo sistema de avaliação, LEED, foi desenvolvido pelo United States Green Building Council – USGBC6, dos Estados Unidos, também inicialmente destinado exclusivamente a edifícios de escritórios; entretanto, atualmente, existe uma versão do LEED para edifícios residenciais e outras em fase de elaboração. Esses são alguns dos métodos mais conhecidos, amplamente utilizados, de crescente credibilidade no meio profissional, que deram origem a outros sistemas de indicadores em outros países. Por lidar com critérios de desempenho, em geral, os sistemas de avaliação são revistos a cada dois anos. Da mesma forma, os edifícios certificados devem passar pela verificação de desempenho a cada dois anos.

O Contexto Internacional

- O tema arquitetura sustentável tem um contexto que possui quais visão ao redor do mundo?

Inclui desde questões de ordem técnica, como os avanços sobre os modelos de ciclo de vida útil de materiais e componentes da construção, como também outras de ordem prática, ilustradas no comprometimento profissional de especialistas da arquitetura e da engenharia mecânica sobre a operação de edifícios, visando ao menor impacto ambiental. O reconhecimento crescente do tema também acontece por parte do poder público (reconhecimento esse que é visto em obras e instrumentos da legislação) e pela valorização pelo mercado e pela indústria da construção civil, sendo este um cenário ainda muito distante da realidade brasileira.

Edifício e Ambiente Construído

- Quais as metas pela busca da sustentabilidade urbana?

Preservação e liberação de áreas naturais pelos efeitos e vantagens da compacidade urbana; proximidade, diversidade e uso misto (socialização do espaço público); maior eficiência energética (e menor poluição) pelo sistema de transporte; microclimas urbanos mais favoráveis ao uso do espaço público e ao desempenho ambiental das construções; edifícios ambientalmente conscientes;

consumo consciente dos recursos em geral; e reúso e reciclagem (diminuição do impacto ambiental proveniente da geração de resíduos em geral).

Experiências de projeto: pesquisa, prática e ensino

- Quais são as possíveis respostas apontadas como soluções para os riscos enfrentados pelas mudanças climáticas?

Mitigação, que se refere à projetar edifícios que minimizem o consumo de energia e as missões. E, adaptação, onde busca-se projetar edifícios em resposta aos riscos previstos. Ambos relacionados as 3 esferas – pesquisa, ensino e prática – discutidas no tópico.

Pesquisa

- Diversas pesquisas são desenvolvidas a cerca do tema edifício e sua relação com a sustentabilidade. Quais as novas tecnologias que estão em pesquisa, foram citadas no texto?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com