TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Química

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO DE AGRONOMIA

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA

DENSIDADE DA AGUA BECKER X PROVETA

                                       Nathalya Freitas Lima / RA 2485758495

Rodrigo De Souza Ribeiro / RA 1578123251                                      

                                       Romário Guimarães Cruz / RA 2485751439

                                       Tailon Gonçalves Ferreira Bezerra / RA 1574176235

                                       Udson Willian Da Silva Hofstatter / RA 1587954363

                                       Valdir Junior / RA 2485730267

Vanessa Soares Corrêa / RA 9930000723

Werley Leonardo Gomes Gorato / RA 1581100042

RONDONÓPOLIS- MT

Março/2015

  1. INTRODUÇÃO

Em qualquer procedimento de experiência científica equipamentos e vidrarias são de suma importância no manejo das substâncias e na medição de quantidades. Esta é a grande razão pela qual se cria a necessidade de se conhecer a variedade dessas vidrarias, suas características e fins próprios, mas principalmente suas aplicações. O conhecimento nessa área facilita a obtenção das finalidades propostas em um experimento.

  1. OBJETIVOS

Calcular a densidade da H2O utilizando o Becker e a Proveta, após comparar os resultados e apontar qual instrumento é o mais preciso e porquê?

Referência padrão D. H2O = 1g/ml,

3. MATERIAL E MÉTODOS

3.1 Materiais

Balança digital

Becker

Conta Gotas

Pisseta

Proveta

3.2 Metodologia

Realizar o cálculo da de foi iniciada esclarecendo quais os procedimentos a serem realizados na aula, onde são as regras básicas de segurança utilizadas em um laboratório e a apresentação das principais vidrarias e equipamentos, os quais auxiliam no manuseio de soluções e medidas, foi solicitada a criação de grupos de estudos de aproximadamente 10 (dez) pessoas, logo após a criação dos grupos, iniciou se a aula, e a metodologia utilizada foram à apresentação de 15 vidrarias e equipamentos, estes disponibilizados em cima do balcão do laboratório, para visualização e posteriormente a orientação de manuseio e as finalidades de cada um deles, além de ser necessário o desenho dos mesmos, a fim de facilitar o reconhecimento desses materiais que deverão ser rotineiramente utilizados nas aulas praticas.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os laboratórios, tanto de Biologia quanto de Química e Física, fazem uso de vários instrumentos e materiais para a realização de pesquisas, analises e procedimentos, esses instrumentos são chamados de vidrarias e equipamentos.

Vidraria refere-se a uma grande variedade de equipamentos de laboratório que tradicionalmente são feitos de vidro, mas também podem ser plásticos. Em geral são utilizados em análises e experimentos científicos, principalmente nas áreas de química e biologia. Contudo o vidro ainda é muito utilizado devido a sua transparência, resistência ao calor e por ser praticamente um material inerte.

Geralmente a vidraria de laboratório apresenta graduações e marcas volumétricas em suas paredes. Essa marcação pode ser de maior ou de menor precisão conforme o tipo de vidraria e sua função outros materiais como: porcelana, borrachas, metais, entre outros também podem ser encontrados entre os materiais que compõem as vidrarias de laboratórios.

Os equipamentos e vidrarias apresentados na aula de Biologia Celular e suas aplicações com tema introdução ao laboratório, são apresentados no Quadro1.

Quadro 1 - Equipamentos e vidrarias apresentados na aula de Biologia Celular e suas aplicações

[pic 2]

Alça de platina: Coletar microrganismos

[pic 3]

Béquer: Também é um dos mais usados em laboratório, servindo para diversas finalidades, tais como preparar soluções dissolvendo substâncias sólidas no solvente, aquecer líquidos ou soluções, realizar reações e misturas. Em algumas situações, ele é usado para se estimar o volume de líquido ou soluções, mas visto que ele é um recipiente mais largo, ele será impreciso na medida.

[pic 4]

Balão volumétrico: Utilizado para preparar volumes de soluções. Por ser mais estreito, o volume medido por ele é mais preciso;

[pic 5]

Bico de busen: É uma fonte de aquecimento

[pic 6]

Erlenmeyer: Usado principalmente para preparar e guardar soluções, e em titulações, onde fica o titulado, isto é, a solução que queremos descobrir a concentração, com algum indicador ácido-base adicionado. Todas as funções exercidas pelo béquer também podem ser realizadas com o erlenmeyer, porém, essa última vidraria tem a vantagem de seu formato ser mais afunilado, o que permite agitação manual sem que haja risco de perda do material;

[pic 7]

Lamina e Lamínula: usadas em conjunto, para observar material coletado.

[pic 8]

Proveta: É um cilindro graduado usado para medir e transferir líquidos e soluções por escoamento. Não possui muita precisão;

[pic 9]

Pisseta: Utilizada para lavagem de material

[pic 10]

Placa de petri: Cultivar microrganismos

[pic 11]

Pipeta graduada: Todas as pipetas são usadas para medir e transferir volumes de líquidos ou soluções, em que se coloca o líquido por um orifício na extremidade inferior através da sucção. Para realizar essa sucção, geralmente, usa-se uma “pera de borracha”. Sua precisão é muito boa;

[pic 12]

Pipeta volumétrica: Mesma aplicação da anterior, porém, o volume que é medido e transferido é fixo;

[pic 13]

Tubo de ensaio: Esse é um dos mais usados em laboratório, pois serve para testar reações em pequena escala, com poucos reagentes;

[pic 14]

Estante para tubo de ensaio: suporte para colocar tubo de ensaio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (189.5 Kb)   docx (117.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com