TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Tensiometria

Por:   •  27/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]


Experimento 1: Tensiometria e determinação da concentração micelar crítica (cmc)

Nome: Barbara Amaral Novaes                          nº USP: 9297252
             


São Paulo

17/04/2017


Objetivos

O objetivo desse experimento é, através de técnica de tensiometria e medidas de condutividade, a determinação da concentração micelar crítica de um tensoativo negativamente carregado e de outro neutro, avaliar a concentração de excesso superficial, explorar a relação entre a estrutura química do tensoativo e o fenômeno de auto-associação.

Parte Experimental

  • Parte 1: Tensiometria

Primeiramente foi realizado a medida da tensão superficial da água em duplicata para poder determinar o fator de correção (F) do equipamento e em seguida foi realizado a medida da tensão superficial de álcool comercial para limpeza.


Após a realização das medidas da tensão superficial da água e do álcool, foi realizado a limpeza do anel com etanol. Sequencialmente, foram realizadas as medidas da tensão superficial em duplicata de soluções aquosas de diferentes concentrações de dodecilsulfato de sódio (SDS), um tensoativo negativamente carregado. Lembrando que foi realizado a limpeza do anel com etanol e da cubeta com água destilada entre cada medida das soluções aquosas de SDS. Da mesma maneira foi realizado as medidas da tensão superficial em duplicata/triplicata de soluções aquosasas de diferentes concentrações de monolaurato de polioxietileno 20 sorbitano (Tween20®), um tensoativo neutro.

Segue abaixo uma tabela com as concentrações de SDS e de Tween20® que foram usadas na medida da tensão superficial.

[pic 3]

[SDS]

12mM

10mM

8mM

6mM

4mM

2mM

1mM

0,5mM

[Tween20®]

0,005mM

0,01mM

0,02mM

0,03mM

0,05mM

0,075mM

0,1mM

0,2mM

0,35mM

0,5mM

Como utilizar o Tensiômetro de Du Nouy: Nivelar o tensiômetro. Colocar o anel no braço do aparelho. A cuba onde serão realizadas as medidas deverá ser preenchida aproximadamente com o mesmo volume em cada experimento (metade de sua capacidade). Coloque a cuba sobre a plataforma do aparelho e ajuste sua altura até que o anel encoste-se ao líquido, verifique se o tensiômetro está no zero de sua escala e continue ajustando a altura da plataforma até que o braço esteja posicionado horizontalmente, dentro da marcação do aparelho. Comece a medida tensionando lentamente o braço e descendo a plataforma ao mesmo tempo, garantindo que o braço se mantenha na posição horizontal, até que o anel se desprenda do líquido, neste ponto tem-se a tensão superficial do líquido.

[pic 4]

Figura 1. Tensiômetro de du Nouy

  • Parte 2: Condutividade

O experimento foi realizado através da leitura da condutividade das soluções de tensoativo (SDS) em diferentes concentrações, porém primeiramente foi realizado a leitura de água destilada. A condutância cresce linearmente com a concentração até o valor da cmc, onde a micelas começam a se formar. A partir desse momento, o crescimento linear da condutância tem coeficiente angular menor. Na região em que ocorre essa mudança de inclinação da reta é a cmc do tensoativo.

Segue abaixo os valores das concentrações de SDS usadas para a leitura da condutividade:

[pic 5]

[SDS]

20mM

16mM

12mM

10mM

8mM

6mM

4mM

2mM

1mM

0,5mM

Resultados e discussões

  • Tensiometria

De acordo com a primeira parte do experimento, foi realizado primeiramente a medida da tensão superficial da água destilada e posteriormente foram obtidas as medidas da tensão superficial para diversas concentrações de SDS.

O valor médio obtido para a medida de tensão da água destilada foi de:
уmédio = 71,9736567         

O valor para a tensão da água tabela é de:   у=71,9730  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (471.1 Kb)   docx (159.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com