TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Vidrarias

Por:   •  16/12/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 5

Instituto Federal de São Paulo – Campus São José dos Campos - SP[pic 1]

Licenciatura em Química – 1° Período

DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL I

Jacilane Marcele Barreto Madona

Relatório Aula Reconhecimento das Vidrarias e suas funções

DOCENTE: Prof.ª Dra. Marcilene Cristina Gomes

São José dos Campos – SP

2020

  1. - INTRODUÇÃO[a]

O presente documento tem como objetivo relatar detalhadamente o primeiro contato com a prática em um laboratório, tendo como principal atividade o reconhecimento das vidrarias e alguns equipamentos necessários para a elaboração de experimentos químicos.

Um grande mecanismo que auxilia na absorção e aprendizagem das aulas de química é o experimento. Com ele podemos aplicar e absorver na prática toda a parte teórica. Contudo, antes de iniciarmos qualquer experimento no laboratório, é de suma importância que conheçamos todas as vidrarias e utensílios, bem como, suas finalidades e formas de utilização.

As vidrarias têm formatos, capacidade e funções diferentes, sendo empregadas nas diferentes atividades exercidos no laboratório.  Elas podem ser feitas de vidro comum ou temperado, quartzo fundido ou cristal ou outro material que não reaja com a maioria das substâncias usadas no laboratório e possam ser expostos ao aquecimento sem danificar. Há, também, materiais que são escuros, utilizados para guardar compostos que reagem a luz.

Por fim, existem milhares e milhares de vidrarias usadas no mundo da química, mas, a seguir, iremos falar apenas sobre os aprendidos durante a aula.

  1. OBJETIVOS
  • Identificar os principais equipamentos utilizados no laboratório de Química, assim como suas funções.
  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Os materiais utilizados nesta aula prática foram:

-Tubo de ensaio;

- Béquer;

- Erlenmeyer;

- Kitassato;

     - Funil comum;

      - Balão de fundo redondo;

- Balão volumétrico;

- Proveta;

- Pipeta graduada;

- Pipeta volumétrica;

- Bureta;

- Condensador;

- Funil de Büncher;

- Cadinho;

- Almofariz e pistilo;

- Tela de amianto.

  1. METODOLOGIA[b]

Nesta aula prática, a metodologia usada baseou-se no conhecimento e identificação das vidrarias / instrumentos de laboratório, por meio da observação e realização dos seus desenhos, associados à sua definição e finalidade.

A prática foi feita em dupla. Após vestir o jaleco e equipamentos de proteção necessários, os alunos se juntaram com suas duplas para a realização da atividade. Alternadamente um aluno de cada dupla pegava um equipamento das estantes e levava até a bancada, foi dada uma folha para cada dupla, nela deveria ser feito o desenho de cada equipamento, o nome do mesmo e sua função.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES[c]

Os resultados obtidos foram: o detalhamento de cada equipamento juntamente com sua função.

Através da metodologia aplicada foi possível observar que existem diversos equipamentos e cada um tem uma função diferente, sendo indispensáveis para a realização dos experimentos químicos que os equipamentos sejam utilizados de forma certa para a correta obtenção do resultado desejado. As vidrarias tem características diferentes, tais como, volume, material de fabricação, bem como funções diferentes, como aquecimento, mistura, volumétricas, etc. Segue, abaixo, uma tabela com as vidrarias analisadas bem como suas respectivas funções.

VIDRARIA

NOME

FUNÇÃO

[pic 2]

Bequér

Usado para aquecimento de líquidos, reações de precipitação, misturas com ou sem reações. Possuem diversos tamanhos, porém não possuem uma graduação muito exata.

[pic 3]

Erlenmeyer

Usado para preparar soluções e aquecer líquidos, também serve para armazenamento de produtos, uma vez que sua boca mais estreita evita desperdício do conteúdo

[pic 4]

Tubo de ensaio

Usado para testar reações e aquecer substâncias

[pic 5]

Balão volumétrico

Os balões, tanto de fundo chato, fundo redondo e volumétrico, são usados no preparo de soluções, para dissolverem substâncias através da agitação, aquecimento de líquidos e também para realizar reações onde há liberação de gases

[pic 6]

Balão de fundo redondo

Os balões, tanto de fundo chato, fundo redondo e volumétrico, são usados no preparo de soluções, para dissolverem substâncias através da agitação, aquecimento de líquidos e também para realizar reações onde há liberação de gases. No caso do fundo redondo, este pode ser utilizado com uma manta aquecedora que permite o aquecimento da solução por igual em toda extensão

[pic 7]

Balão volumétrico

Balão com graduação volumétrica precisa pois tem volume único descrito no vidro

[pic 8]

Pipeta graduada

Serve para medir e transferir pequenos volumes com várias graduações ao longo do tubo.

[pic 9]

Pipeta volumátrica

Tem a mesma finalidade da graduada. Todas as pipetas não podem ser aquecidas e o líquido é aspirado através de um equipamento chamado pera

[pic 10]

Proveta

Serve para medir o volume dos líquidos e soluções líquidas e também fazer transferências mais facilmente, porém menos graduada que as pipetas.

[pic 11]

Bureta

Serve para medir e transferir os líquidos e soluções colocados na parte superior (aberta). Ela possui uma torneira na parte debaixo que serve para escoar o líquido tanto de forma rápida quanto gota a gota.

[pic 12]

Condesador

Utilizado para condensar ou liquefazer vapores. Émuito utilizado em destilações para separar misturas homogêneas

[pic 13]

Funil de Vidro

Usado para filtrações simples com auxilio de um filtro de papel e também para transferir soluções sem perda de material.

[pic 14]

Kitissato

Utilizado nas filtrações a vácuo, sendo acoplado, através de em uma mangueira, a uma trompa d’água

[pic 15]

Funil de Buncher

Utilizado para filtração a vácuo

[pic 16]

Cadinho

Utilizado para aquecimento a seco no bico de bunsen e mufla

[pic 17]

Almofariz e Pistilo

Utilizado para triturar e pulverizar sólidos

[pic 18]

Tela de Amianto

Usado para distribuir uniformemente o calor em equipamentos de laboratório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (208.3 Kb)   docx (779.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com