TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Diluição de Solução

Por:   •  25/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

As soluções são misturas homogêneas formadas pela adição de um soluto (será dissolvido) em um solvente (dissolverá algo) e são muito comuns em nosso dia a dia. As soluções formadas por líquidos com sólidos dissolvidos são as mais comuns no cotidiano das pessoas. Água com sal ou água com açúcar são exemplos clássicos desse tipo de solução. Mas existem soluções, como os sucos concentrados adquiridos em supermercados, que necessitam receber certa quantidade de solvente no seu preparo. Trata-se das chamadas soluções concentradas. Elas apresentam grande quantidade de soluto em pouco solvente e, ao receberem uma quantidade extra de água (solventes), têm seu volume final aumentado. Ao adicionar solvente a uma determinada solução, estamos realizando uma diluição. Nesse procedimento, a quantidade de solvente é aumentada e a quantidade de soluto permanece a mesma, o que leva a uma diminuição da concentração da solução.

Uma solução pode ser preparada diretamente pela dissolução do soluto no solvente, ou pela diluição de uma solução previamente preparada. É muito comum, em um laboratório, a preparação de grande volume de uma solução “estoque”, de concentração alta, a partir da qual serão preparados pequenos volumes de soluções mais diluídas, a serem utilizadas para finalidades específicas. Este procedimento agiliza os trabalhos, pois as etapas de pesagem e dissolução do sólido são realizadas apenas uma vez.

A diluição de soluções é uma técnica empregada quando se deseja preparar uma solução a partir de uma outra solução, mais concentrada, do soluto de interesse. É realizada utilizando-se um determinado volume (previamente calculado) da solução concentrada, diluindo-o com água destilada até atingir um volume de interesse. O volume da solução concentrada a ser utilizado depende de três fatores: 1) da concentração da solução que será diluída, 2) da concentração da solução que se deseja preparar, e 3) do volume de solução que se deseja preparar. A concentração da solução a ser preparada deve ser determinada dependendo da finalidade de sua utilização.

Os itens envolvidos e que podem ser calculados quando uma diluição é realizada são:

• Volume da solução inicial (Vi);

• Volume da solução final (Vf);

• Concentração (comum ou em mol/L) da solução final (Cf ou Mf);

• Concentração da solução inicial (Ci ou Mi);

• Volume de solvente adicionado (Va);

• Volume de solvente retirado (Vr).

2 OBJETIVO

Diluir a solução estoque de NaNO³(Nitrato de sódio) - 1,3M (mol/L) em 250ml de solução com 0,2M.

3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

3.1 MATERIAIS

 Solução estoque de Nitrato de Sódio (NaNO³) a 1,3M.

 Água destilada.

3.2 EQUIPAMENTOS E VIDRARIAS

 Balão volumétrico de 250ml.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com