TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Geoquímica

Por:   •  29/7/2021  •  Abstract  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1] 

Relatório 3 - Geoquímica Analítica

Deborah Hannah (17/0140342)

1. Introdução

O relatório foi feito seguindo a aplicação de métodos analíticos da geoquímica, a análise por difração de raio x, que permite identificar minerais através da caracterização de sua estrutura cristalina.

2. Problemática e objetivos  

O objetivo do relatório é interpretar os difratogramas, descrever os procedimentos de análises e interpretação, inferir o tipo de ambiente em que essa rocha/sedimento se formou/acumulou com base na mineralogia de quatro amostras: JM 01, GH 06, P 02 e AVFC 1-2.

3. Procedimento para análise

Para se obter a difração de raio x é utilizada a lei de Bragg, que é nλ=2dsenθ, onde n é um número inteiro, λ é o comprimento de onda, d é a distância entre os planos paralelos sucessivos, e θ é o ângulo de incidência e difração de feixe de raio x em relação a um dado plano atômico.

O resultado dessa análise é apresentado sob a forma de um gráfico, o difratograma, cujas variáveis são o ângulo  e a intensidade dos picos difratados. Os picos do difratograma são produzidos quando, para um dado valor de θ, um dado plano atômico possui distância (d) que satisfaz a lei de Bragg.

4. Apresentação do resultado 

Foi feito o difratograma de raio- x de 4 amostras: AVFC 1-2, JM 01, GH 06 e P02, e obtemos os seguintes gráficos:

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

A análise dos difratogramas é feita a partir de um banco de dados, uma comparação é feita com os padrões produzidos por estruturas conhecidas e previamente analisados. De acordo com esses dados obtivemos:

●Amostra AVFC1-2 foram encontrados os minerais: moscovita, quartzo microclínio e albita, que sugerem se tratar de uma rocha ígnea.

●Amostra GH 06 foram encontrados os minerais microclínio, actinolita, albita, quartzo, moscovita, caulinita, calcita e dolomita, podendo ser uma rocha metamórfica.

● Amostra P 02 foram encontrados os minerais: microclínio, actinolita, quartzo, caulinita e moscovita, podendo ser uma rocha sedimentar.

● Amostra JM 01 foram encontrados os minerais: microclínio, caulinita e moscovita, podendo ser uma rocha sedimentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (279.4 Kb)   docx (192.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com