TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Química

Por:   •  27/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

- INTRODUÇÃO

Os metais alcalinos fazem parte do grupo 1A na tabela períodica. Fazem parte deste grupo o sódio, lítio, potássio, rubídio, césio e frâncio. Esses elementos são todos metais leves, com pontos de fusão baixos, pelo fato da ligação ser puramente metálica. As densidades dos metais alcalinos são baixas, como consequência primária de seus raios atômicos elevados. As suas condutividades elétricas são muito altas.

-OBJETIVIOS

Avaliar a reatividade dos metais alcalinos frente à água, o ar e o álcool etílico.

-MATERIAIS

.Sódio metálico

.Espátula

.béquer

.Água destilada

.Fenolftaleína

.Vidro de relógio

.Papel toalha

.Bico de Bunsen

.Tubos de ensaio

PROCEDIMENTOS

1- Retirar um pedaço de sódio bem pequeno, adicionar em um béquer com 50 ml de água destilada. Depois adicionar, aproximadamente, duas gotas do indicador ácido-base (fenolftaleína), e logo em seguida colocado o metal, tampando o béquer, imediatamente, com o vidro de relógio.

2- Retirar outro pedaço de sódio e colocando em um vidro de relógio, deixando-o exposto ao ar por 15 min.

3-Em outro momento, colocar 5 mL de álcool etílico P.A. em um tubo de ensaio e em seguida, adicionar um pequeno pedaço de sódio metálico.

OBS:O sódio puro sempre deve ser manipulado com muita precaução, na sua forma metálica ele é explosivo, em água é venenoso quando combinados com outros elementos. O sódio deve ser armazenado em atmosfera ou fluidos inertes (normalmente se usam os hidrocarbonetos desidratados, como o querosene) evitando o contato com a água e com outras substâncias que possivelmente reajam com o metal.

-DISCUSSÃO E RESULTADOS

Experimento 1:

Sabe-se que os metais alcalinos reagem vigorosamente com o solvente universal, a água. No primeiro procedimento colocou-se um pequeno pedaço de Sódio (Na) para reagir com água destilada. Ao adicionarmos esse metal com a água destilada espera-se que ocorra uma reação e formação de composto alcalino.

Experimento 2:

O sódio metálico ao entrar em contato com ar reage formando uma coloração esbranquiçada devido à rápida formação de uma camada de óxido em suas superfícies.

Experimento 3:

A reação é bem parecida com a que acontece com a água, porém é mais suave, pois a água reage com o Na violentamente, já o álcool reage com o metal suavemente.

-Conclusão

Demostrar experimentalmente a reatividade dos metais alcalinos, usando como referência o Sódio.Os metais alcalinos possuem propriedades redutoras e reativas bem mais acentuadas que os demais grupos da tabela periódica.

-REFERÊNCIAS

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com