TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Titulação

Por:   •  28/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.417 Palavras (10 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA

Curso: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Disciplina: Química Experimental

Prof. Dra. Queli Cristina Fidelis

ALUÍSIO VIEIRA DE SOUSA JÚNIOR

AMANDA APARECIDA ALMEIDA NUNES

ANTONIO LUIZ GOMES DE ARRUDA NETO

ANTÔNIO GUILHERME BRITO BARBOSA

CECÍLIA REGO DOS SANTOS

RELATÓRIO DE QUÍMICA EXPERIMENTAL

Experimento VI

                                                                 Balsas - MA

2019

ALUÍSIO VIEIRA DE SOUSA JÚNIOR

AMANDA APARECIDA ALMEIDA NUNES

ANTONIO LUIZ GOMES DE ARRUDA NETO

ANTÔNIO GUILHERME BRITO BARBOSA

CECÍLIA REGO DOS SANTOS

RELATÓRIO DE QUÍMICA EXPERIMENTAL

Experimento VI

Relatório apresentado à Prof. Dra. Queli Cristina Fidelis na Universidade Federal do Maranhão - UFMA, como parte das exigências para a obtenção de nota disciplina de Química Experimental.

Balsas, 18 de Novembro de 2019.

Balsas – MA

2019

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. OBJETIVO        5

3. MATERIAL        5

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        5

4.1 Padronização da solução de NaOH 0,1 mol/L        5

4.2 Padronização da solução de HCl 0,1 mol/L        6

5. RESULTADO E DISCUSSÃO        6

6. CONCLUSÃO        9

7. REFERÊNCIAS        10

1. INTRODUÇÃO

 A titulação é uma prática muito comum nos laboratórios de química. Tal procedimento é realizado medindo-se o volume de um reagente (titulante) usado para reagir completamente com a substância que está sendo analisada (analito).

“Em uma titulação, pequenos volumes da solução do titulante são adicionados lentamente à solução do analito (titulado) até que se atinja o ponto de final da titulação, sinalizado, por exemplo, pela mudança de coloração de um indicador ácido-base ou a formação de um precipitado.” (ASSUMPÇÃO et al., 2010, v. 35, p. 133)

O Biftalato de Potássio é uma substância padrão utilizada para se fazer uma comparação via reação ácido-base; padrão, por que as características desta substância são conhecidas, porém, a mais importante para se padronizar uma solução é o conhecimento da real concentração de Biftalato na solução titulante. Ele tem todas as: “Hidrogeno ftalato de potássio ou Biftalato de potássio, abreviado para simplesmente KHP (de seu nome em inglês com o símbolo do potássio, K hydrogen phthalate), é um sólido branco ou incolor e iônico que é sal de potássio do ácido ftálico de fórmula química KHC8H4O4 ou C8H5KO4.

O hidrogênio é levemente ácido, e se apresenta como útil para ser usado como um padrão primário ácido-base titrimétrico porque é um sólido estável ao ar, fazendo-o fácil de ser pesado precisamente” (WIKIPÉDIA, 2019).

Como também, é importante o uso da fenolftaleína, por ser um dos mais comuns indicadores ácido-base, entretanto, ela só se torna útil na titulação ácido forte com base forte (CONSTANTINO; da SILVA e DONATI, 2004 p. 81).  E ela apresenta as seguintes características: “A fenolftaleína é um indicador de pH com a fórmula C20H14O4. Utilizada frequentemente em titulações, na forma de suas soluções alcalinas, mantém-se incolor em soluções ácidas e torna-se cor-de-rosa em soluções básicas. A sua cor muda a valores de pH entre pH 8,2 e pH 9,8. Se a concentração do indicador for particularmente forte, pode tomar uma cor carmim ou fúcsia.”

2. OBJETIVO

Realizar a padronização (titulação) de soluções de HCl (Ácido Clorídrico) e NaOH (Hidróxido de Sódio).

3. MATERIAL

Solução de NaOH 0,1 mol/L; Biftalato de Potássio; Fenolftaleína; Bureta; Suporte com garra; Erlenmeyer.

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Os procedimentos foram pautados pelo experimento VI da apostila de Química Experimental (OLIVEIRA, Regina Maria Mendes. Química experimental. 2016). No subitem 3.1 Padronização da solução de NaOH 0,1 mol/L; 3.2 Padronização da solução de HCl 0,1 mol/L. Obs.: O experimento foi realizado pelos técnicos do laboratório da UFMA, para que todos os alunos pudessem observar, já que não havia buretas (material utilizado no experimento) suficientes para todos os grupos.

4.1 Padronização da solução de NaOH 0,1 mol/L

        O experimento foi iniciado com a titulação da solução de Hidróxido de Sódio (NaOH) 0,1 mol/L, utilizando o Biftalato de Potássio 0,1 mol/L como solução padrão (vale salientar-se que NaOH (Hidróxido de sódio) utilizado foi o mesmo que havia sido armazenado em garrafas de plástico na prática do dia anterior). Misturou-se o volume de NaOH contido em quatro garrafas de diferentes grupos que haviam armazenado a solução, totalizando um volume de 200 mL. Transferiu-se a mistura para um béquer e com ajuda de uma pipeta de 10 mL, foi pego 10 mL da solução de NaOH, que foi transferida para um Erlenmeyer de 50 mL, em seguida pegou-se mais 10 mL de NaOH, que foi transferido para outro Erlenmeyer de 50 mL, para se fazer um experimento em duplicata afim de se reduzir os erros. Prosseguindo com o experimento, foi adicionado a cada Erlenmeyer 3 gotas de fenolftaleína e os resultados foram anotados.

        Para iniciar a titulação foram transferidos 25 mL de Biftalato de Potássio, com a ajuda de uma pipeta, para um bureta de 25 mL. Em seguida foi colocado, embaixo da bureta, um dos Erlenmeyers que continha 10 mL de NaOH e as 3 gotas de fenoftaleína. Logo depois, a torneira da bureta foi aberta e enquanto ia caindo o titulante (Biftalato de Potássio) no Erlenmeyer que continha NaOH junto com as gotas Fenolftaleína, o mesmo era agitado em movimentos circulares, após uma certa diminuição do Biftalato de Potássio (volume gasto), que estava sendo transferido para o Erlenmeyer, foi observado o que aconteceu e o resultados foram anotados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (176.3 Kb)   docx (558.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com