TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Título da Prática: Caracterização de Lipídeos

Por:   •  26/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Título da Prática: Caracterização de lipídeos

1- Com relação a solubilidade de óleos e gorduras, explique o que ocorreu na aula prática, quando adicionamos o óleo em água destilada.

temos uma regra simples que diz que semelhante dissolve semelhante, ou seja, substância polares se dissolvem em substância polares; substância apolares se dissolvem em substância apolares. Enquanto isso o óleo é uma substância apolar, que quando adicionado à água, substância polar, como ocorreu na aula prática, há a formação de duas fases, já que um não se dissolve no outro devido a diferença de solubilidade dos dois compostos.

2- Com relação a solubilidade de óleos e gorduras, explique o que ocorreu na aula prática, quando adicionamos o óleo em éter etílico.

Quando adicionamos éter etílico no tubo com óleo, observou-se uma solução homogênea. Isso ocorre por conta do éter apresentar um momento de dipolo desprezível, tornando-o um solvente apolar, se solubilizando com o óleo.

3- Com relação a solubilidade de óleos e gorduras, explique o que ocorreu na aula prática, quando adicionamos o óleo em hidróxido de sódio 0,1M.

Houve a formação de uma solução esbranquiçada e viscosa, e insolúvel, isso porque o Hidróxido de Sódio é um composto polar, não sendo miscível em óleo.

4- Explique como ocorre a reção de saponificação. Escreva a reação química.

A reação de saponificação ocorre quando um éster em solução aquosa de base inorgânica origina um sal orgânico e álcool.

A reação de saponificação também é conhecida como hidrólise alcalina; seria a mistura de um éster (proveniente de um ácido graxo) e uma base (hidróxido de sódio) para se obter sabão (sal orgânico).

5- Explicar a ação detergente dos sabões.

Os detergentes são compostos orgânicos sintéticos que possuem longas cadeias de hidrocarbonetos. A parte ativa da molécula de detergente é a catiônica (NH3+), este cátion é denominado de sal de amônio quaternário. A estrutura do sabão possui uma parte polar e outra apolar:

A parte apolar do sabão interage com a gordura (sujeira) ao mesmo tempo em que a parte polar reage com a água, neste momento são formadas partículas (micelas) de detergente que ficam espalhadas na água, agilizando o processo de limpeza.

6- Com relação ao teste do iodo, explique por que ocorre a mudança de coloração da amostra de óleo após o aquecimento.

Este teste identifica a presença de ácido graxo insaturado. Ocorre uma reação de halogenação, em que o iodo reage com as duplas ligações do ácido graxo insaturado. Se houver dupla ligação, o iodo será consumido e a coloração característica da solução de iodo diminuirá de intensidade. Na prática, a coloração final se deu por um amarelo claro bem translúcido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com