TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA TABELA PERIÓDICA EM FORMATO DE APLICATIVO COM O INTUITO DE APRIMORAMENTO E APREDIZADO MAIS AMPLO: A TECNOLOGIA NA TABELA

Por:   •  5/12/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 6

O USO DA TABELA PERIÓDICA EM FORMATO DE APLICATIVO COM O INTUITO DE APRIMORAMENTO E APREDIZADO MAIS AMPLO: A TECNOLOGIA NA TABELA.

Vinícius Rocha Lima da Silva (IFAM) viniciuslim00@gmail.com

Resumo: Este trabalho relata os benefícios que podem ser transpostos pelo uso da Tecnologia nos estudos didáticos, dando relevância ao tema abortado, sob a perspectiva no âmbito de aprendizado. Foram investigadas questões como a percepção e pratica no uso com o auxílio da tabela usual (impressa, demonstrativa, ilustrativa) e em formato de aplicativo para computadores, tablets, smartphones e entre outros; a forma como as pessoas/alunos encaram o processo de avaliação de ambos modelos; as relações que conseguem ou não estabelecer entre os mesmos; a importância que atribuem à Tecnologia tanto para sua formação como para o seu dia a dia etc.

Palavras-chave: tabela periódica; aplicativo; tecnologia.

  1. Introdução

A tabela periódica é muito utilizada para saber as caracteristicas e propriedades de um determinado elemento. Fora a sua importancia em estudar o raio ionico, a eletronegatividade  e energia de ionizaçao. Com isso se torna em muitos rumos da quimica, indispensavel sua utilizaçao.Visando facilitar o estudo, com a ajuda da tecnologia mais que presente no nosso mundo hoje, aplicativos de tabela periodica vem se tornando cada dia mais comum e auxilia na praticidade de se conhecer sobre determinado elemento quimico.

Trazer uma réplica virtual desta clássica maneira de ordenar os elementos conhecidos de acordo com as suas propriedades físicas e químicas. Faz com que esta famosa representação que foi proposta inicialmente pelo químico russo Dimitri Ivanovitch Mendeleev, vá substituindo os modelos adotados na época.

 Um aplicativo didático para os estudos da tabela, é especialmente entrelaçado pelas oportunidades trazidas com um modelo exibido a partir de um programa. Uma das características mais interessantes, é o fato de você poder visualizar várias propriedades específicas para cada um dos elementos, inclusive com curiosidades como a origem do nome e quem fez a descoberta do item, dando assim mais praticidade e agilidade ao desenvolvimento da pratica do estudo.

  1. Metodologia

A presente pesquisa foi realizada como exigência do Curso Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal do Amazonas, campus Distrito Industrial.

Inicialmente foi feito um levantamento, através da internet sobre o número de pessoas que já usufruem da tabela periódica em formato de aplicativo, nas lojas virtuais dos principais sistemas operacionais utilizados em smartphones, computadores, tablets e etc, nos quais são disponibilizados os aplicativos para utilização da tabela, as analises foram feitas nas seguintes lojas virtuais: Microsoft Store, Google Play e Apple Store.

A pesquisa foi direcionada ao numero de aplicativos com relevancia a tabela periódica existentes em cada loja, assim foram somados todos os aplicativos recorrentes de cada, mais o número de downloads, resultando no total de cada uma loja.

A ideia era buscar uma justifica coerente, para apresentar o avanço da tecnologia em todas as vias de fato, sendo assim, o grafico mostra que a procura embasada na tese da tabela virtual é altissima em relevância a um quesito que ainda é de alguma forma novo.

Após a coleta de dados, os mesmos foram categorizados e analisados, conforme veremos a seguir.

  1. Resultados e Discussão

Como não há relevância entre as diferenças significativas dos resultados obtidos nas lojas virtuais, pois o intuito do mesmo é apenas mostrar a alta procura do aplicaticativo, optou-se por levar em conta outro fato ocorrido através da analise: é perceptível que a procura do aplicativo em dispositivos móveis (celular, tablets e etc), chega a ser dez vezes maior que em computadores ou dispositvos não portateis, visto que a única loja que disponibiliza o aplicativo para os mesmos (a Microsoft Store), tem uma procura baixa em relação as demais lojas virtuais apresentadas abaixo.

Percentuais obtidos pelo total de downloads de cada loja virtual.[pic 3]

Indagado na importância da tecnologia no âmbito de apredizado ressalta-se que diante o avanço tecnológico, o professor tem como auxílio um novo recurso de torna suas aulas mais estimulantes e diferenciadas. Esta é uma forma de mostrar que o aluno pode sim obter um bom desempenho perante as máquinas, com softwares educacionais que enriquece sua melhor maneira de crescer. 

O professor/mediador cria certas facilidades aumentando a auto-estima dos alunos, além de permitir novos valores e verificando a dificuldade de aprendizagem readaptando com jogos interativos e de fácil entendimento, ou seja, o professor como mediador tem papel significativo e é dele a missão de buscar alternativas viáveis para fazer desaparecer o desinteresse dos alunos que não querem se envolver e participar dos projetos implantados pela escola.

A tecnologia numa interação social é um elemento que ajuda o aluno a aprender e nesse contexto provoca enormes transformações, modificando essa relação escola-aluno. Ela é um ótimo recurso na hora de aprender algo novo e nesse processo o professor deve está inserido de forma a adquirir e transmitir conhecimento.

Se existem ferramentas disponíveis na sala de aula porque não utilizá-la como meio para alterar e modernizar o ensino na sala de aula? Observa-se que a resistência de alguns professores em abster-se do uso desses recursos tecnológicos ainda é grande. Eles se sentem aquém das novidades no mercado da educação e se recusam a utilizar a tecnologia como fonte para a formação do conhecimento, seja por não se sentirem motivados em busca do conhecimento, ou porque resistem em aceitar a rapidez da informação e as consequências dessas transformações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (314.3 Kb)   docx (120.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com