TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Social - Tabelas de Recursos e Usos

Por:   •  16/6/2016  •  Seminário  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  2.819 Visualizações

Página 1 de 3

1. TRU são as Tabelas de Recursos e Usos, que fornecem estimativas, a preços correntes e constantes do ano anterior, da oferta e demanda de bens e serviços desagregadas por produtos. Além disso, fazem parte também as tabelas de produção e de consumo intermediário, que mostram os bens e serviços produzidos e consumidos pelas atividades econômicas. As tabelas de recursos e usos contêm os componentes do valor adicionado e o total de pessoas ocupadas, por atividade econômica, a partir de estatísticas primárias (demografia, agropecuária, indústria, comércio, serviços, construção civil, transportes etc.), originárias do IBGE e de outras instituições.

2. O quadrante A expressa a oferta total de cada um dos setores a preços de consumidor e a preços básicos.

A equação básica é obtida através da soma do que é produzido domesticamente e o que é importado: A= A1+A2

Em A1cada linha indica em quais atividades os produtos são produzidos, enquanto as colunas mostram a composição dos produtos produzidos pelas atividades.

Em A2 temos os valores, em moeda local, alcançados pelas importações de bens e serviços.

3. No quadrante B1 temos as compras intermediárias que os setores e unidades empresariais efetuam entre si para obter os insumos necessários à produção de seus bens. Tem por objetivo informar a composição dos insumos necessários à produção de cada bem em particular.

No quadrante B2 obtemos a discriminação da demanda final em seus componentes básicos e cujos valores totais recuperam o valor da oferta total de bens e serviços.

4. No quadrante C temos a decomposição do valor adicionado de cada um dos setores nas categorias de renda e impostos sobre a produção.

A primeira linha indica o valor adicionado gerado em cada um dos setores e seus valores são obtidos deduzindo-se, do valor total de cada setor, o valor de seu respectivo consumo intermediário. A última repete o valor da produção de cada atividade.

5. São contas que fornecem as referências básicas de classificação de atividades e de setores institucionais, definições sobre a fronteira econômica e conceitos para definir e classificar unidades estatísticas e suas transações.

Do IBGE.

6. Os impostos sobre produtos são aqueles pagos quando bens e serviços são produzidos, distribuídos e vendidos ou disponibilizados pelos seus proprietários, e inclui também os impostos diretos sobre a importação. Já os impostos sobre a produção abrangem os impostos sobre a mão de obra utilizada ou remunerações pagas e taxas incidentes sobre o exercício de atividades econômicas especificas.

7. RNB= PIB – RLEE PIB= CF+FBKF+ VE+X-M

RNB+ RLEE= PIB 1055= 500+ FBKF+ 80+200-100

1005+50= PIB 1055- 680= FBKF

PIB+ 1055 FBKF= 375

8. O preço do consumidor é o preço que efetivamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com