TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de química ecológica

Pesquisas Acadêmicas: O conceito de química ecológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.539 Palavras (15 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 15

1. INTRODUÇÃO À QUÍMICA AMBIENTAL

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/96), é obrigatório o ensino de Educação Ambiental para todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.

Mas o que estuda a Química Ambiental?

A Química Ambiental estuda os processos químicos que acontecem na natureza, sejam eles naturais ou causados pelo homem (fontes das poluições, métodos de prevenção da poluição e reações químicas na água, no solo e no ar) e que comprometem não só a saúde humana, mas de todo planeta.

A Química Ambiental originou-se da Química clássica e hoje é uma ciência interdisciplinar por

envolver não só as áreas básicas da Química como também a Biologia, a Geologia, a Ecologia e a Engenharia Sanitária. A Química Ambiental estuda os processos químicos (mudanças) que ocorrem no meio ambiente. Essas mudanças podem ser naturais ou causadas pelo homem e em alguns casos podem trazer sérios danos à humanidade.

Atualmente há uma grande preocupação em entender a química do meio ambiente, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida em nosso planeta.

No Brasil, as últimas décadas foram marcadas por um crescimento da conscientização dos cidadãos sobre os danos causados pelas atividades humanas inadequadas. Sejam em indústrias ou em seus próprios lares, essas atividades têm gerado efluentes e resíduos: sólidos, líquidos e gasosos, que acabam tendo seu destino final na atmosfera, nos solos e nas águas.

Como essas transformações ameaçam o meio ambiente, há uma grande preocupação em entender os processos que a envolvem.

Enfim, a Química Ambiental é uma ciência multidisciplinar cujos estudos preocupam-se com tudo que está relacionado com a vida e seu meio, isto é, a hidrosfera (chuva ácida, águas acidificadas, drenagem de ácidos de minas, purificação das águas poluídas), a atmosfera (diminuição do ozônio na estratosfera, poluição do ar), a litosfera (lixo perigoso, metais pesados, uso dos pesticidas) e a biosfera (produtos químicos tóxicos na cadeia alimentar, metais pesados e compostos orgânicos tóxicos, acumulo e destino dos compostos clorados nos sistemas biológicos). Em termos sociais procura descrever o manuseio das emissões industriais, a proteção da saúde do ser humano, a proteção do ambiente natural e testar e avaliar novos produtos químicos.

2. QUÍMICA DA ÁGUA

O planeta Terra poderia se chamar "planeta água", já que cerca de ¾ de sua superfície terrestre é constituído por água. Deste total 97,50% é água salgada, contida nos oceanos e mares. É importante ressaltar que apenas 0,77% dessa água é imediatamente aproveitável para as atividades humanas (a maior parte, águas subterrâneas). Cerca de 1,70% da água doce se encontra nas Calotas polares e nas geleiras e 0,03% distribuídas entre o solo, rios e lagos e na atmosfera. O Brasil detém 8% do potencial de água potável do mundo, sendo que 80% estão concentrados na Amazônia e 20% no restante do país.

Fonte: http://www.pura.poli.usp.br/porque.htm

Para você ter uma idéia de como é pouco a água potável disponível em nosso mundo, veja um

simples exemplo: Imagine que toda a água de nosso mundo, fosse concentrada dentro de uma

caixinha de leite, de um litro. De toda essa água apenas uma xícara (de café), é água doce, e dessa xícara, apenas algumas gotas podem ser aproveitadas pelo homem, que é a água potável.

Desta forma, a escassez de água no planeta torna-se evidente como uma preocupação mundial.

Desperdício e Economia de Água

Hoje, está ficando cada vez mais difícil encontrar água de qualidade. Isso devido à poluição de rios, represas e do solo, decorrente da própria ocupação e atividade humana e economizar água passa a ser algo extremamente necessário nos dias de hoje. O problema é que todas as pessoas conhecem a importância que a água possui para nossas vidas, porém não se preocupam em fazer o essencial para economizá-la e não porque elas não sabem como economizar, mas sim porque simplesmente não se preocupam.

É claro que é necessário tomar banho todos os dias, lavar as mãos sempre que sujar, lavar as roupas, louças e tudo mais, porém é preciso que haja economia, não simplesmente economia de dinheiro, mas também economia de água. Vejamos alguns exemplos de desperdício:

Uma torneira mal fechada gasta:

Gotejando = 1.380 L/mês

Com abertura de 1mm = 62.640 L/mês

Com abertura de 2mm = 135.350 L/mês

Como podemos notar o desperdício gera um grande consumo desnecessário de água e apenas com atitudes simples podemos evitá-lo. Vamos citar algumas dicas para você evitar o desperdício de água:

Aproveitamos para incluir aqui uma informação importante, embora não se trate diretamente de “economizar água”. Não sujar a água também é muito importante. Você sabe onde jogar o óleo de frituras feitas em casa? Normalmente, jogamos o óleo na pia ou por outro ralo, certo? Este é um dos maiores erros que podemos cometer. Por que fazemos isto? Porque ninguém nos diz como fazer, ou não nos informamos. É mais fácil jogar fora...

UM LITRO DE ÓLEO CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos! De nada adianta criticar os responsáveis pela poluição da Baía da Guanabara (RJ), rio Paraíba (PB), Bacia do Tietê (SP) se não tentarmos fazer a nossa parte.

Propriedades da Água

A água pode ser encontrada na natureza em três estados físicos: sólido (gelo), líquido (água líquida) e gasoso (vapor).

A fusão é a transformação que ocorre quando a substância passa do estado sólido para o estado

líquido. Por exemplo: gelo derretendo.

A vaporização é a transformação que ocorre quando a substância passa do estado líquido para o

estado gasoso. A vaporização pode ser classificada como:

- Evaporação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com