TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de átomo e teoria

Seminário: O conceito de átomo e teoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Seminário  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

Conceito de Átomo e Teorias

Átomo é a menor parte da matéria em que ela pode ser dividida, toda matéria é composta por minúsculas partículas, que são de diferentes tamanhos e pesos. Átomo em grego significa não divisível. Exitem 3 teorias de modelos atônicos: o de Dalton, Thompson, e Rutherford.

Modelo atômico de Dalton

John Dalton, em 1803, propôs uma teoria que explicava as leis da conservação de massa e da composição definida, chamada de Teoria Atômica de Dalton. Essa teoria foi baseada em diversos experimentos. Dalton conclui que toda matéria é formada de partículas fundamentais, os átomos. Sendo que os átomos não podem ser criados e nem destruídos, eles são permanentes e indivisíveis.

Onde um composto químico é formado pela combinação de átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa.

Disse também que os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos, já os átomos de diferentes elementos possuem propriedades diferentes. Os átomos caracterizam os elementos e quando os átomos se combinam para formar um composto,ou quando se separam, ou quando acontece um rearranjo são indícios de uma transformação química.

Resumidamente Dalton acreditava que o átomo era uma esfera maciça, homogênea, indestrutível, indivisível e de carga elétrica neutra.

Muitas dessas teorias são aceitas até hoje, mas algumas já são ultrapassadas.

Modelo atômico de Thompson

Em 1898, Joseph John Thomson, realizou experimentos científicos com descargas elétricas de gases e com a radioatividade, e sugeriu um modelo atômico.

Segundo seus experimentos, como a tendência da matéria é ficar neutra, o número de cargas positivas teria que ser igual ao número de cargas negativas.

As experiências realizadas no século XIX, juntamente com o átomo de Thomson, possibilitaram a descoberta do próton e do elétron. O modelo atômico de Thomson consiste em uma esfera carregada positivamente e que elétrons de carga negativa ficam incrustados nessa.

Esse modelo foi apelidado de pudim de ameixas. Mais tarde, com novos experimentos, Thomson postulou que os elétrons estavam situados em anéis e esses se movimentam em órbitas ao redor da esfera positiva.

Modelo atômico de Rutherfod

Ernest Rutherford, propôs um modelo atômico baseando-se em experimentos com radioatividade. Através de seus estudos concluiu que elementos são radioativos e emitem radiação de alta energia em forma de partículas alfa, partículas beta e raios gama.

Em um de seus expimentos verificou que um fluxo de partículas alfa (α) é emitido pelo elemento radioativo Polônio (Po) (fonte de partículas alfa) em lâminas de ouro. Ele observou que as partículas alfa atravessavam a lâmina em linha reta, mas algumas se desviavam e se espalhavam.

Mas ainda haviam dúvidas o porque somente algumas partículas se desviavam enquanto as outras atravessavam a lâmina em linha reta e em 1911, Rutherford esclareceu esse fato. Ele decifrou o que os resultados experimentais realmente significavam. Na eletrosfera dos átomos de ouro existem espaços e algumas partículas atravessavam a lâmina passando por tais espaços.

As partículas alfa se desviavam porque colidiam com o núcleo dos átomos de ouro e que o núcleo era positivo sendo ele pequeno em relação ao átomo, por isso repelia as partículas alfa de carga

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com