TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O elemento químico do vanádio

Projeto de pesquisa: O elemento químico do vanádio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O elemento químico vanádio, (símbolo V), número atômico 23, de massa 50,94 g/mol, é um sólido de cor cinzenta e brilhante, é um metal de transição mole e dúctil. Uma das principais características do vanádio é apresentar alta resistência ao ataque de bases, ao ataque do ácido sulfúrico (H2SO4) e do ácido clorídrico (HCl). Pode ser obtido a partir da recuperação do óxido de vanádio em pó procedente de processos de combustão.1

Em comum com outros metais, o vanádio apresenta vários estados de oxidação, e (-3) a (+5), sendo (+4) e (+5) os mais estáveis, com configuração eletrônica d1 e d0, respectivamente. Estes íons são classificados como ácidos duros, segundo a notação de Pearson, logo têm grande afinidade por ligantes O- doadores.

Como dito anteriormente, o vanádio é um metal de cor prateada, já o pentóxido de vanádio se apresenta sólido e com coloração ocre/marrom dependendo do grau de subdivisão, mas os demais pentóxidos são brancos. O pentóxido de vanádio (V2O5) é anfótero, porém ocorre predominância do seu caráter ácido.

Quando uma solução de vanádio é acidificada, ocorre a precipitação do pentóxido de vanádio (V2O5), em seguida este se dissolve formando diversos íons complexos, até chegar ao íon dioxovanádio (V2O+). A unidade, VO2+, na qual o vanádio apresenta estado de oxidação +4, com dupla ligação entre V=O, pode ser encontrado em diversos complexos de vanádio, geralmente com quatro ligantes formando uma pirâmide de base quadrada. Várias rotas sintéticas têm sido utilizadas para preparar os complexos de vanádio, devido principalmente ao seu comportamento versátil e à influência de diversos fatores como: a natureza dos ligantes, o solvente usado e o pH do meio reacional.

Os íons ou moléculas que rodeiam um metal na formação de um complexo metálico são chamados de ligantes, genericamente é toda a espécie química que se comporte como base de Lewis na formação de compostos de coordenação, pois se diz que está coordenado a tal íon. No caso do bis (acetilacetonato) de vanadila, o ligante é o íon derivado da acetilacetona, ligante bidentado, pertencendo à classe de ligantes mais comuns entre os polidentados.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com