TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é tecnologia nuclear

Artigo: O que é tecnologia nuclear. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/7/2014  •  Artigo  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

O que é ENGENHARIA NUCLEAR?

Especialidade da Engenharia que estuda, controla e gera energia presente em isótopos e núcleos atômicos, a ENGENHARIA NUCLEAR é área responsável pelo gerenciamento e funcionamento de reatores, usinas e institui normas de segurança para o uso controlado da radioatividade. Apesar de ser aplicada especialmente para produção de energia elétrica, a energia nuclear também é usada em inovações da medicina, transporte, e até mesmo na indústria alimentícia, para conservação de alimentos. Por isso, Engenheiros nucleares trabalham constantemente com equipes de cientistas das mais diversas áreas, como Química, Geologia, Matemática, Física e Química.

No Brasil existem apenas duas usina nucleares (uma terceira já está em construção) em Angra dos Reis, no município do Rio de Janeiro. Por isso, profissionais interessados em especializações no ramo ainda encontram poucas opções de graduação e pós-graduação no país. No entanto, inúmeros países no mundo usam a energia nuclear como principal forma de geração de energia elétrica. Um dos elementos mais utilizados é o urânio – comum na Terra, mas formado originalmente nas estrelas. Seu enriquecimento produz elevadas quantidades de energia, mas também pode ser perigoso, já que pode ser usado na fabricação de bombas nucleares.

Ao longo da história o homem desenvolveu e adaptou inúmeras áreas da Ciência para criar suas invenções. A ENGENHARIA NUCLEAR, por exemplo, surgiu após a união de conhecimentos da Engenharia com a Física e Química. Ao estudar os elementos químicos, bem como o comportamento dos átomos e partículas em seus núcleos, cientistas perceberam que poderiam desenvolver novas formas de energia. Um dos primeiros a estudar essas formas foi o físico alemão Albert Einstein, que em 1905 propôs a teoria da relatividade E=mc² (energia é igual a massa vezes o quadrado da velocidade da luz).

Quase 30 anos depois, os físicos ingleses John Cockcroft e Ernest Walton demonstraram que Einstein estava certo. Eles bombardearam partículas de lítio com íons de hidrogênios altamente energizados, provando que a massa desaparecida havia se transformado em uma poderosa carga energética. Foi então que os cientistas não pararam mais de pesquisar elementos radioativos. E o avanço da Segunda Guerra Mundial contribuiu ainda mais para o desafio da divisão molecular. Em 1945 foi testada a primeira bomba atômica, nos Estados Unidos; e nove anos depois foi inaugurada a primeira usina nuclear, na Rússia.

Especializações:

• Análises químicas – Realiza metodologias para determinar elementos químicos em diversos materiais, especialmente radioativos. Estuda formas de separação desses materiais, bem como técnicas de espectrometria e fotometria.

• Sistemas de Controle – Desenvolve instrumentos e pesquisas para criação e manutenção de reatores nucleares. Atua em usinas, hospitais, laboratórios e indústrias.

• Manutenção Eletrônica – Realiza reparos em materiais eletrônicos essenciais para o funcionamento de equipamentos nucleares, como monitores de radiação, controladores de níveis, entre outros.

• Operação de reatores – Responsável pela operação de reatores nucleares, bem como projetos e construção dos sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com