TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obtenção de hidrogénio no laboratório apartir da reacção de zinco com acido clorídrico

Por:   •  8/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.516 Palavras (11 Páginas)  •  2.057 Visualizações

Página 1 de 11

Índice

1 Introdução        4

2 Obtenção de hidrogénio no laboratório apartir da reacção de zinco com acido clorídrico        5

2.1 Procedimentos:        5

2.2 Discussão de resultados        5

3 Obtenção de oxigénio no laboratório        6

3.1 Realização da experiência        6

3.2  Apresentação e discussão dos resultados        6

4 Propriedades de acido sulfúrico        7

4.1 Carbonização de açúcar        7

4.2 Propriedades do ácido sulfúrico        7

4.3 .Procedimentos        7

4.4 .Discussão dos resultados        7

5 Propriedades de dióxido de carbono e monóxido de carbono        8

5.1 .Discussão        8

5.2 .Procedimentos        9

6 Uso de ph metro para medir o ph        9

7  Determinação de pressão de vapor de água apartir do método isso telescópico        10

7.1 Multímetro:        10

7.2 Isotencioscópio.        10

8 Manusear compostos de nitrogénio        11

8.1 Toxicidade aguda:        11

8.2 Toxicidade crónica:        11

9bibliografia………………………………………………………………………………….....12


1 Introdução

Este relatório surge no âmbito de cadeira de laboratório II que tem como objectivo de apresentar todas experiencias realizadas no laboratório II que a primeira experiência foi a obtenção de hidrogénio no laboratório a partir da reacção de acido clorídrico e zinco em pó que foi uma reacção rápida e instantânea e fez se o teste de inflamabilidade, a  segunda experiência foi de obtenção de oxigénio a partir da decomposição de enzima que esta presente no fígado apartir de peroxido de hidrogénio que obteve oxigénio onde o teste  que se fez foi o teste de  comburrencia que consiste em acender palito e colocar em contacto com oxigénio e ele aviva a chama  a terceira experiência foi a carbonização de açúcar que adicionou acido sulfúrico concentrado a

uma quantidade de açúcar e observou a formação de carvão e uma quantidade de água a quarta experiência  foi de identificação de dióxido de carbono, produziu o dióxido de carbono apartir da reacção entre o bicarbonato de sódio e acido clorídrico e outra experiência foi a reacção de carbonato de cálcio com acido clorídrico que depois fez se o teste da identificação de dióxido de carbono acendeu se uma vela e colou se  em direcção ao palito pois ele age como extintor de incêndio o fogo apagou, e outra experiência foi a medição de ph apartir de ph metro onde calibrou se o multímetro e determinou se ph metro, a sexta experiência fala sobre cuidados a ter com compostos de nitrogénio e a ultima foi a medição de preção de vapor apartir do método isotelescopico.


2 Obtenção de hidrogénio no laboratório apartir da reacção de zinco com acido clorídrico

2.1 Procedimentos:

Para produzirmos o hidrogénio no laboratório, primeiro colocamos o tubo de ensaio no suporte de ferro, depois colocamos o tubo de recolha ao lado do tubo de ensaio acoplado, introduzimos poucos gramas do zinco em pó dentro do tubo de ensaio e o tubo de recolha vai entrar  na tina hidropneumático, virando sua boca ao outro tubo de ensaio, e este deve estar cheio de água. Pela segunda vês acoplamos o primeiro tubo de ensaio com o funil de separação e introduzimos dentro do funil gotículas do ácido clorídrico usando a seringa, e ao tirar o acido devemos ter cuidado porque o acido é corrosivo e ao ser inalado desnatura proteína no organismo,  depois deixamos cair gota a gota o acido clorídrico dentro do tubo de ensaio onde tinha zinco em pó e observamos o seguinte: quando o zinco entra em contacto com o acido começa a borbulhar e libertar o gás hidrogénio e cloreto de zinco, como mostra a seguinte equação:

Zn(s) + HCl(aq) → ZnCl(aq) + H↑

2.2 Discussão de resultados

Depois de a gente ter obtido o hidrogénio, para confirmarmos se tínhamos produzido o gás hidrogénio submetemos ao teste de inflamabilidade proposta por Pristle (quando o palito de fósforo já é acesso, é colocado na boca do tubo e ocorre uma pequena explosão), a chama do palito entra no tubo e é apagado. No fim forma-se um precipitado cinzento branco e hidrogénio.

Segundo MONTOYA (2011), nos laboratórios, o hidrogénio é obtido por acção dos metais sobre a água, soluções diluídas de ácidos e soluções de alcalis. Empregam-se somente os metais que na série electroquímica estejam colocados acima do hidrogénio. A série electroquímica dos metais, também chamada de “escala de nobreza” ou fila de “reactividade química” dispõe os elementos em ordem decrescente de reactividade. Quanto mais nobre o elemento, menor será a sua reactividade química.

Segundo Lee (1999. P. 123) á diversos métodos

Depois de adição do acido clorídrico observou algumas borbulhas no tubo de recolha e na tina  e no tubo de ensaio  saiu toda água esse facto deve a presença de hidrogénio produzido ou seja dava entender que algo esta sendo produzido.

3 Obtenção de oxigénio no laboratório

3.1 Realização da experiência

Com a ajuda de tesoura corta – se em pedaços a enzima bem cuidadosamente, introduz-se na tubuladora lateral de seguida acupula - se a tubuladora juntamente com o tubo de recolha e funil de decantação para permitir que o gás não se expande tendo como umas das propriedades física de oxigénio que é um gás, tem tendência ou tende a se expandir ao ser produzido. De seguida adiciona-se através do funil de decantação o peróxido de Hidrogénio (água oxigenada) com ajuda de seringa, deixa-se gotejar o peróxido de Hidrogénio sobre a enzima na tubuladora lateral, portanto recolhendo o gás no tubo de ensaio, que foi introduzido na tina  hidropneumática contendo a água.

3.2  Apresentação e discussão dos resultados

Quando o peróxido de hidrogénio se mistura com a enzima é visível a formação de bolhas no tubo de ensaio assim como na tubuladora lateral.

Quando o peróxido de hidrogénio entrou em contacto com a enzima houve uma reacção química. A equação química usada para a obtenção do oxigénio no laboratório é:

2H2O2 (l) + Enzima            2H2O(l) + O2(g)[pic 1]

O processo consistiu na decomposição da água oxigenada catalisada pela enzima. Este catalisador tem a função de acelerar a velocidade da reacção química, e sem ajuda de um catalisador a quantidade de energia necessária para provocar uma reacção particular é elevado e a reacção poderia levar muito tempo para reagir (MAAR, 2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (187.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com