TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obtenção de Álcool em Gel 70%

Por:   •  25/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  2.758 Visualizações

Página 1 de 4

Obtenção de Álcool em Gel 70%

Gabriel Wegner Crema, Maria Elise Sonnenhohl.

Palavras Chave: álcool em gel, polímeros, carbopol.

Introdução

A higiene das mãos é uma das medidas mais importantes para prevenir as infecções microbianas, pois as mãos constituem uma das principais vias de infecções por micro-organismos. O uso, então, do álcool em gel tem se destacado na higiene das mãos por possuir boa atividade antimicrobiana, dispensando o uso de pia e previnindo o ressecamento das mãos1.

O álcool é um composto orgânico caracterizado por possuir, pelo menos, uma hidroxila (radical OH) ligada ao átomo de carbono. Sua atividade ocorre pela desnaturação das proteínas e remoção de lipídios, inclusive dos envelopes de alguns vírus. A concentração recomendada para atingir maior rapidez microbicida com o álcool etílico é de 70% 2 e é necessário associar o álcool a algum emoliente, para  aumentar a sua viscosidade. O aumento da viscosidade com adição de emolientes promove atividade bactericida prolongada; retardamento da evaporação e a diminuição do ressecamento e irritação provocadas na pele pelo uso repetido do álcool1.

Neste contexto, o uso de polímeros que aumentam a viscosidade é muito difundido na indústria de cosméticos, em especial na produção do álcool em gel. Os polímeros são compostos macromoleculares  em que cadeias de unidades repetitivas pequenas formam móleculas gigantes3. Um polímero muito utilizado em cremes e, nesse caso, no álcool em gel, é o carbopol.

O carbopol (ilustração 1) é um produto utilizado como agente espessante na fabricação de produtos farmacêuticos, cosméticos e produtos domésticos4. Os grupos de ácidos carboxílicos são responsáveis pela viscosidade do polímero em meio aquoso ou etanólico, e graças a grande afinidade entre as moléculas de água e etanol com os grupos carboxílicos, o polímero se dissolve no meio, interagindo com o solvente e modificando a viscosidade5.[pic 1]

Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo a produção de álcool em gel à partir do uso do carbopol, glicerina e álcool etílico 96% diluído à 70% através do cálculo de volume por porcentagem.

Resultados e Discussão

Primeiramente foi pesado 0,250g de carbopol em um béquer de 250mL e adicionado 10,340g de glicerina. A mistura foi mantida sob agitação com uma barra magnética em banho maria à aproximadamente 60ºC durante 30 minutos. Em seguida, o aquecimento foi desligado e sob agitação contínua foram adicionados, aos poucos, 42,20mL de água destilada e, então, 134,90mL de álcool 96% foi despejado na mistura para para a obtenção do álcool 70%, a agitação foi mantida até a mistura ficar homogênea e sem regiões mais viscosas (com gumos). O pH foi ajustado até 7 com a adição de 11 gotas de trietilamina e com o auxilío de uma fita indicadora de pH, que confirmou a neutralidade da mistura. Em seguida foram adicionados em torno de 6 gotas de essência de blueberrie e a mistura foi filtrada para retirar os gumos que não desapareceram durante a agitação. Finalmente, o álcool em gel foi distribuído igualmente entre os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (165.5 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com