TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obtenção do gas hidrogenio

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 4

Charles Crispim de Oliveira[pic 3]

Obtenção do Gás Hidrogênio

Relatório de Química Experimental apresentado ao IFPR – Instituto Federal do Paraná - como requisito parcial para obtenção de conceito bimestral

                                                                                                                                                                                                                 Profª.  Gleice Almeida .

PARANAVAÍ

2015


 

1 Introdução

O hidrogênio é um gás incolor, inodoro, insípido e altamente inflamável com seu ponto de ebulição 20,268K, em seu estado elementar é encontrado em moléculas diatômicas “H2”. Tem como aplicação no meio industrial na produção de amônia, na hidrogenação de óleos e gorduras, combustível para foguetes, células de combustão entre outros. (Baccan, 2007).

É um composto que não é encontrado puro no ambiente terrestre. Sua produção em pequenas quantidades pode ser formados em reações químicas entre ácidos e metais como por exemplo ferro (Fe) mais ácido sulfúrico (H2SO4) formando sulfato de ferro (FeSO4) e gás hidrogênio (H2):

Fe + H2SO4  → FeSO4 + H2

Ou pela reação de hidreto de cálcio com água, formando hidróxido de cálcio (Ca (OH)2) e o gás Hidrogênio:

Ca2 + 2H2O → Ca (OH)2 +2H2    

2 OBJETIVOS

        Produção do gás hidrogênio laboratorialmente, reações de metais com ácidos e bases.

3 MATERIAIS E MÉTODOS

        Para a realização deste experimento foi necessário a reação de 10 ml de ácido clorídrico 2 Mol/L, e 3 gr de zinco (Zn) respectivamente adicionou-se em um tubo de reação onde coletou-se em outros dois tubos de ensaio o gás hidrogênio conforme a imagem 1.

No segundo instante utilizou-se a reação entre 5 ml de NaOH 1Mol/L e uma pequena quantidade de papel alumínio onde novamente transferiu-se para um tubo de reação e coletou-se em dois tubos de ensaio o gás hidrogênio conforme a imagem 1

Imagem 1:    

  [pic 4]

4 Resultados e Discussão

As duas reações promovidas em laboratório teve a finalidade de obter o gás hidrogênio com a reação de simples troca de um metal mais ácido, a adição dos reagentes HCl mais Zn tem a formação dos produtos cloreto de zinco (ZnCl2) mais gás hidrogênio(H2) conforme a seguinte reação: 2HCl + Zn  ZnCl2 + H2.

No segundo experimento foi possível observar a formação de bolhas sobre a superfície do alumínio (Al) com o tempo o Alumínio foi sendo consumido, após algum tempo o consumo do metal foi total e houve a formação de um precipitado no fundo do tubo de reação aluminato de sódio. Ao entrar em contato com a solução de NaOH, o alumínio metálico forma um complexo de NA e Al e H2 gasoso. A equação da redação pode ser descrita por:  2NaOH + 2Al  2NaAlO2 + H2.

5 CONCLUSÃO 

Pode-se concluir que o método de produção de hidrogênio a partir de reações entre metais e soluções de ácido e base é um método prático e eficiente, apesar de o recolhimento do hidrogênio ser invariável uma vez que as reações ocorrem ligeiramente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com