TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operaçoes basicas em labolatorio

Por:   •  26/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.059 Palavras (9 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

  1. INTRODUÇÃO3
  2. OBJETIVO4
  3. MATERIAIS E MÉTODOS4
  4. Materiais 4
  5. Métodos 5

   3.2.1 Experimento #1: Precipitação e filtração simples e à pressão reduzida5

   3.2.2 Experimento #2: Purificação de sal por dissolução 6

   3.2.3 Cálculo do rendimento 7

   3.2.4 Produto de solubilidade 8

  1. RESULTADO E DISCUSSÃO8
  2. CONCLUSÃO 10
  3. REFERÊNCIAS 11


 INTRODUÇÃO

Aprender o manuseio de compostos e a manipulação de equipamentos laboratoriais estão contidos no conjunto de operações básicas de um laboratório de química. A filtração é um método físico de separação de misturas heterogêneas, quando temos um sólido disperso em um líquido ou gás. Basicamente, passa-se a mistura heterogênea por um filtro, isto é, um material poroso, no qual ficam retidas as partículas sólidas suspensas, a parte líquida ou gasosa atravessa o filtro.

Existem dois tipos de filtrações, a filtração simples e a filtração à vácuo. Na filtração simples o papel de filtro é colocado em um funil de filtração do tipo comum, então, com a ajuda de um bastão de vidro, a mistura heterogênea é despejada no funil. No papel de filtro ficam retidas apenas as partículas que não estavam dissolvidas na parte líquida. Quando uma filtração é muito demorada, pode-se realizar a filtração a vácuo, também chamada de filtração por pressão reduzida, que acelera o processo. Em laboratório, esse tipo de filtração é realizado usando-se um funil de Buchner feito de porcelana que é posto sobre um kitassato. O kitassato, por sua vez, é acoplado por uma mangueira a uma trompa de água, que arrasta parte do ar da parte inferior do kitassato, criando uma região de baixa pressão dentro dele. Assim, quando passamos a mistura pelo funil de Buchner, ela é submetida a uma sucção, em razão da diferença de pressão. Com isso, a filtração ocorre rapidamente.

Já o processo de cristalização, consiste em um processo de separação em que a partir de uma solução homogênea saturada, pode-se obter um produto na forma de partículas sólidas, tipicamente cristalino, por meio da perda de solubilidade. Com a criação de condições termodinâmicas, as moléculas podem se aproximar e se agruparem em cristais.

         A sublimação por sua vez, é um processo mais difícil de ser observado. Este se caracteriza pela passagem direta do estado sólido para o gasoso, o que só ocorre em Quando um tipo de sólido e um tipo de líquido formam uma mistura de difícil filtração, como é o caso por exemplo da água com farinha, pode-se acelerar o processo por meio da filtração a pressões reduzidas.

A precipitação é a formação de um sólido durante a reações química, este sólido formado é chamado de precipitado. O precipitado é uma substancia que se separa de uma solução, formando uma fase sólida que ocorre pela a supersaturação de uma substancia em particular na solução. A solubilidade de um precipitado depende de diversas circunstâncias, tais como: Temperatura, pressão, concentração de outros materiais na solução e da composição do solvente.

Um estágio importante do processo de precipitação é o começo da nucleação. A criação de uma hipotética partícula sólida inclui a formação de uma superfície, o que necessita de energia baseado na relação energia de superfície do sólido e da solução. Se essa energia não estiver disponível, e nenhuma superfície de nucleação adequada estiver disponível, ocorre supersaturação.

2 OBJETIVOS

  • Familiarização com o material de laboratório e sua manipulação;
  • Executar as operações de laboratório normalmente utilizadas nos trabalhos de Química Inorgânica, como: pulverização, secagem de sólidos, medida de material, dissolução, separação de componentes.

3 MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Materiais

  • 2 Vidros de relógio [pic 1]
  • 2 Bastões de vidro
  • 3 Béqueres (50 mL)
  • 1 Béquer (150 mL)
  • 1 Béquer (100 mL)
  • 1 Provetas (50 mL)
  • 6 Papeis de filtro (Qualitativos)
  • 1 Funil de Buchner
  • 1 Kitassato
  • 1 Bomba de vácuo

3.2 Métodos

3.2.1 Experimento #1: Precipitação e filtração simples e à pressão reduzida

Primeiramente, preparou-se 50 ml de solução 0,3% de NaI utilizando o seguinte procedimento: Pesou-se 0,15 g de NaI em um vidro de relógio, em seguida foi transferido para um béquer de 50 mL e com o auxílio da proveta, mediu-se 50 ml de água destilada seguida de sua adição no béquer que continha NaI, agitando cuidadosamente com um bastão de vidro, até a total dissolução do sólido, logo após a solução foi reservada para a próxima etapa.

Posteriormente, repetiu-se o mesmo procedimento anterior, para a preparação de 50 ml de uma solução 0,3% de Pb(NO3)2.  Em seguida misturou-se, em um béquer de 150 mL, as duas soluções preparadas anteriormente, agitou-se enquanto era observado e anotado as características dos produtos da reação. Logo após, a mistura obtida foi dividida em duas partes com quantidades de volume aproximadamente iguais e com uma parte se fez uma filtração simples onde o filtrado foi recebido em um erlenmeyer e com a outra parte, precedeu-se com a filtração sob pressão. No curso da filtração, a bomba foi desligada e observou-se se ocorreria alguma modificação no processo. A Figura 1 ilustra todo o processo realizado.

Figura 1 – Precipitação e filtração simples e à pressão reduzida.[pic 2]

3.2.2 Experimento #2: Purificação de sal por dissolução

Inicialmente, em um béquer de 100 mL foi pesado e reservado 7,5 g de NaCl, Em seguida em um vidro de relógio, pesou-se 2 g de cinza (material fornecido pelo professor) e transferido ao béquer que continha o NaCl, ambos foram misturados com o auxílio de um bastão de vidro ao termino, reservou-se a mistura. Logo após, mediu-se 20 mL de água destilada em uma proveta e, verteu-se para o béquer de 100 mL que continha a mistura de “sal sujo”, agitou-se a mistura com o bastão de vidro e foi aquecida com o auxílio de uma chapa de aquecimento, à aproximadamente 100 °C, até completa dissolução do sal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (317.1 Kb)   docx (746.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com