TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Efeitos do chumbo

Por:   •  23/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

O chumbo (Pb) é um metal cinza-azulado, encontrado em pequenas quantidades na crosta terrestre. Na natureza é encontrado em três formas: chumbo metálico, sais inorgânicos de chumbo e chumbo orgânico, que se diferem pelos aspectos toxicológicos de absorção, transporte e excreção (do metal) e pelo quadro clínico do paciente (OGA et al, 2008)

A toxicidade do chumbo gera desde efeitos claros, ou clínicos, até efeitos sutis, ou bioquímicos. Estes últimos envolvem vários sistemas de órgãos e atividades bioquímicas. Nas crianças, os efeitos críticos atingem o sistema nervoso, enquanto que nos adultos com exposição ocupacional excessiva, ou mesmo acidental, os cuidados são com a neuropatia periférica e a nefropatia crônica. Também os sistemas gastrintestinal e reprodutivo são alvo da intoxicação pelo chumbo (MOREIRA FR e MOREIRA JC, 2004)

A expressão “metal pesado” é comumente utilizada para designar metais classificados como poluentes, englobando um grupo muito heterogêneo de metais, semimetais e mesmo não metais como o selênio. O chumbo é um dos elementos com maior frequência na lista de metais pesados (CETESB, 2001).

Considerado não essencial, ou seja, não é um componente normal dos tecidos de organismos vivos, sua concentração é muito variável de um organismo para outro, sua ausência não causa nenhuma anormalidade conhecida e não participa de nenhuma atividade indispensável ao pleno funcionamento orgânico. Sua presença é, por outro lado, considerada danosa aos fenômenos químicos que suportam a vida (JOSINO et al., 1997).

Um dos casos decorrente da intoxicação por chumbo foi o ocorrido na China, na qual uma contaminação pelo metal proveniente de fábricas de papel alumínio no leste o país envenenou gravemente 103 crianças e atingiu centenas de outros moradores no último caso relatado sobre toxinas industriais. Essa contaminação na China é o último registro de um problema que tem atingido muitas cidades e vilas do país, onde os moradores vivem muitas vezes a poucos metros de fábricas mal regulamentadas, que competem entre si para produzir mais barato. O crescimento industrial chinês, porém, tem esbarrado em uma preocupação cada vez maior das pessoas com a saúde.

No Brasil, a ocorrência de contaminação por chumbo foi registrada na Bahia, na qual uma mineradora da região de Santo Amaro produzia toneladas de barras de chumbo e contaminou a população da cidade. Os resíduos provenientes dessa produção eram descartados de maneira inadequada e, deste modo, a cidade se transformou em uma "das mais poluídas por chumbo no mundo e com vários ecossistemas degradados".

Na região, segundo um levantamento feito pela equipe de pesquisadores do projeto iGEM, relacionado aos metais, no caso o chumbo, a população de 14 comunidades do interior do Estado do Amazonas sofre com o problema de contaminação por chumbo. Análises feitas em amostras de cabelos de ribeirinhos demonstraram que mais de 85% deles têm nível de chumbo no sangue acima do tolerado. Segundo Carrington et al. (1993) são tolerados, para crianças e mulheres grávidas, valores de ingesta diária aceitável (IDA) de 60 µg Pb/dia e 250 µg Pb/dia. Os principais sintomas associados à toxicidade por exposição ao chumbo incluem tremor, vertigem, entorpecimento, dor de cabeça, cãibra, fraqueza, depressão, distúrbios visuais, dispneia, tosse, inflamações gastrointestinais, queda de cabelo, náusea e vômitos, as quantidades de metal (chumbo) encontradas nos cabelos eram suficientes para causarem má formação cerebral em fetos, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com