TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais os efeitos indesejáveis que o chumbo pode causar para o organismo das pessoas?

Por:   •  3/12/2018  •  Abstract  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTÕES:

1. Quais os efeitos indesejáveis que o chumbo pode causar para o organismo das pessoas?

O chumbo pode causar vários efeitos indesejáveis, tais como: Perturbação da biosíntese da hemoglobina e anemia, aumento da pressão sanguínea, danos aos rins, abortos, alterações no sistema nervoso, danos ao cérebro, diminuição da fertilidade do homem através de danos ao esperma , diminuição da aprendizagem em crianças, modificações no comportamento das crianças, como agressão, impulsividade e hipersensibilidade. O chumbo pode atingir o feto atraves da placenta da mãe, podendo causar sérios danos ao sistema nervoso e ao cérebro da criança .

2. Por que o chumbo pode induzir nas crianças, principalmente, uma anemia microcítica e hipocrômica?

A anemia microcítica e hipocrônica é resultante de dois fatores: inibição da síntese do heme e menor tempo de meia-vida dos eritrócitos.

3. Como ocorre o processo de biotransformação do mercúrio, e qual a forma que se apresenta mais tóxica para os seres humanos?

O processo de biotranformação do mercúrio inorgânico em metilmercúrio representa um serio risco ambiental, ele ocorre através da ação de microrganismos (bactérias).

4. Explique o processo toxicocinético so arsênico.

Primeiramente a absorção, ele é absorvido na forma inorgânica, se solúvel pela pele, inalação ou ingestão. Distribuição é influenciada por fatores como: referencias nutricionais responsáveis pela baixa ingestão de metionina ou proteínas relacionadas como processo de metilação.

Biotransformação: metilação do arsênio inorgânico a acido monometilarsênico e acido dimetilarsínico.

Sua excreção ocorre pelos rions principalmente mas também pelo suor, fezes e te mesmo pelo leite materno.

5. A cocaína e a maconha são consideradas substâncias tóxicas para o nosso organismo, explique como cada uma dessas substâncias atuam sobre o nosso organismo.

A cocaína age no estímulo da dopamina (neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer e motivação), causando acumulo do neurotransmissor na zona sináptica. Seu acumulo resulta em vasoconstrição, ocasionando hemorragias e necrose cerebral.

A maconha é uma droga perturbadora do sistema nervoso, ou seja, ela altera o funcionamento normal do cérebro, provocando fenômenos psíquicos do tipo delírios e alucinações. Os efeitos da droga dependem da quantidade absorvida, do tipo de preparação, da via de administração, da sensibilidade da pessoa e do seu estado de espírito no momento do uso. Os efeitos físicos agudos não são muito importantes. Podem ocorrer: boca seca, dilatação dos vasos da conjuntiva e aumento da frequência cardíaca. A diminuição do hormônio sexual masculino e consequentemente infertilidade pode ser um dos efeitos crônicos do uso da maconha. Não existem comprovações, mas possivelmente a maconha pode provocar também câncer de pulmão, pois contém níveis de benzopirenos semelhantes ao do tabaco. O uso prolongado provoca redução das defesas imunológicas do organismo. Os efeitos psíquicos agudos dependem muito do estado de espírito do usuário e da expectativas do seu uso. Em algumas pessoas pode provocar euforia e hilaridade, em outras causa sonolência ou diminuição da tensão. Podem surgir também os efeitos de ilusões, delírios e alucinações. Ocorre também uma perda da noção de tempo e espaço e diminuição da memória. Quanto aos efeitos psíquicos crônicos não existem certezas somente suposições. Possivelmente, ocorra a chamada Síndrome amotivacional, em que as pessoas perdem o interesse pelos objetivos comuns, em prol do uso da droga do seu uso.

6. Quais os principais efeitos do Ecstasy sobre o nosso organismo?

O ecstasy pode trazer vários danos ao nosso organismo a curto e longo prazo; eles são: raciocínio debilitado, falsa sensação de afeto, confusão mental, depressão, problemas pra dormir, ansiedade severa, paranoia, fissura pela droga, tensão muscular, desmaios, arrepios ou vômitos, ranger involuntário dos dentes, visão embaçada, náuseas, psicose, colapso cardiovascular, convulsões, falência dos rins, depressão e morta.

7. O que é a síndrome de “ sudden sniffing death”?

É uma síndrome adquirida a partir do uso excessivo de drogas inaladas.

8. Explique o processo toxicodinâmico dos nitritos no nosso organismo.

9. Quais são as substâncias mais facilmente excretadas pelos pulmões e como ocorre a excreção dos gases de forma particular.

10. Quais são as fases da intoxicação e explique.

Atua em 04 níveis distintos e consecutivos: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

A absorção é a primeira fase da toxicocinética caracteriza pela entrada do toxicante no organismo por meio de transporte em membranas. Um toxicante pode ter sua ação tóxica potencializada ou diminuída pela via de absorção, levando-se em consideração suas características físico-químicas e as condições do meio, como hidrossolubilidade ou lipossolubilidade, grau de ionização, área de absorção, pH do meio, etc.

As principais vias de absorção de toxicantes são pela via respiratória (gases, substancias altamente voláteis, etc.) e pela mucosa gastrintestinal (geralmente intoxicação intencional com medicamentos, venenos, etc., mas também acidentais, especialmente no caso de crianças). A absorção de toxicantes pela pele é menos comum, mas ela ocorre com substancias que possuem alta lipossolubilidade como pesticidas do grupo dos organofosforados e organoclorados, substâncias que em animais superiores são responsáveis por crises colinérgicas, aumento do risco do desenvolvimento de neoplasias e leucemias, etc.

A absorção por outras vias é menos comum e conhecida, mas sua existência é possível desde que observadas as características da região que o toxicante se encontra e também as características do mesmo.

A absorção é facilitada por mecanismos de transporte através da membrana como transporte passivo (quando o gradiente de concentração favorece a entrada da substância, que nesse caso deve possuir estrutura molecular pequena), transporte ativo (onde há gasto de energia, pois a entrada da substância vai contra o gradiente de concentração, sendo esta uma via de transporte saturante, envolvendo carreadores de origem protéica),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com