TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fenômenos Físico e Químico

Por:   •  29/3/2023  •  Ensaio  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA N° 03:

FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS[pic 1]

Sumário

  1. Introdução

------------------------------------------- 3-4

  1. Objetivos

---------------------------------------------- 4

  1. Materiais e reagentes

-------------------------------------------- 5

  1. Procedimentos experimentais

-------------------------------------------- 5-7

  1. Análise e discussão dos resultados

-------------------------------------------- 7-8

  1. Conclusão

  1. Anexos

       

---------------------------------------------- 9

---------------------------------------------- 9

  1. Referências bibliográficas

--------------------------------------------- 10

  1.  INTRODUÇÃO

O presente relatório corresponde à aula laboratorial de química geral do dia, no qual foram realizados procedimentos com fenômenos químicos e físicos de uma determinada matéria.

A principal diferença entre os fenômenos físicos e químicos são pelo fato de os físicos não sofrerem alteração na constituição, enquanto os químicos têm a natureza da matéria mudada.

Em um fenômeno físico a substância mantém a sua identidade, pois a mudança ocorre apenas em seu formato. Como, por exemplo, o derretimento do gelo, pois embora tenha mudado de estado a matéria continua sendo água.

Na figura abaixo, mostra exemplos de materiais que sofrem transformações físicas:

[pic 2]

Exemplos de materiais que passaram por transformações físicas. https://www.todamateria.com.br/fenomenos-fisicos-e-quimicos

Em um fenômeno químico é promovida por um fenômeno químico, o qual ocorre devido a reações químicas. Esse processo resulta na separação das substâncias que compõem o material inicial e um rearranjo dos átomos, resultando na formação de novas substâncias.

Na figura abaixo, mostra exemplos de materiais que sofrem transformações químicas:

[pic 3]

Exemplos de materiais que passaram por um fenômeno químico
https://www.todamateria.com.br/fenomenos-fisicos-e-quimicos

  1.  OBJETIVOS:

Aprender a observar evidências de transformações nas substâncias e diferenciar fenômenos químicos de fenômenos físicos.

  1. Materiais e reagentes
  1. - Materiais:

        

  • Bico de Bunsen
  • Tubos de ensaio
  • Estante para tubos
  • Pinça de madeira
  • Pisseta

  1.  - Reagentes:

  • Água desionizada
  • Sacarose (C12H22O11)
  • Cloreto de Sódio (NaCl)
  • Zinco (Zn)
  • Ácido clorídrico 1M (HCl)
  • Sulfato de sódio (Na2SO4)
  • Cloreto de bário (BaCl2)
  • Cloreto de ferro III (FeCl3)
  • Tiocianato de amônio (NH4SCN)
  1. Procedimentos experimentais:

Os procedimentos experimentais foram realizados com o objetivo de observar as transformações que ocorrem com cada reagente e determinar se tais transformações são caracterizadas como fenômenos físicos ou químicos.

  • EXPERIMENTO A: AQUECIMENTO:

Nesse primeiro procedimento, o experimento deve ser realizado aquecendo uma pequena quantidade de sacarose (açúcar) em um tubo de ensaio seco. O objetivo é observar o processo de carbonização que ocorre nessa condição. Após a carbonização, o tubo de ensaio deve ser deixado esfriar antes de realizar uma observação mais detalhada das mudanças que ocorreram. Dessa forma, é possível verificar a ocorrência de reações químicas que promovem a transformação da sacarose em outras substâncias.

  • EXPERIMENTO B: DISSOLUÇÃO:

1 – Este experimento consiste em colocar uma pequena porção de cloreto de sódio (NaCl) em um tubo de ensaio, juntamente com uma quantidade de água apenas suficiente para dissolvê-lo. A solução obtida é então agitada, a fim de acelerar o processo de dissolução do sal.

Após observar o processo de dissolução, o próximo passo é aquecer a solução cuidadosamente até que ocorra a precipitação do sal dissolvido. O precipitado obtido é um indicativo da transformação ocorrida durante o aquecimento e pode ser analisado para determinar suas características.

2 - O experimento consiste em adicionar um pequeno fragmento de zinco (Zn) em um tubo de ensaio, seguido da adição de 2 mL de ácido clorídrico 1M (HCl). Nesse processo, ocorrerá uma reação química, que poderá ser observada e acompanhada atentamente. Durante a reação, é importante aguardar até que não haja mais traços de zinco perceptíveis. Isso pode ser feito por meio de uma observação minuciosa da solução. Após a finalização da reação, o ácido clorídrico restante precisa ser vaporizado para que se possa observar com mais clareza o produto formado. Para isso, deve-se aquecer cuidadosamente na capela.

  • EXPERIMENTO C: PRECIPITAÇÃO:

O experimento consiste em adicionar 1 mL de solução de sulfato de sódio (Na2SO4) em um tubo de ensaio, seguido da adição de 1 mL de solução de cloreto de bário (BaCl2). Nesse processo, ocorrerá uma reação química que pode ser observada. Durante a reação, é importante agitar a solução para que haja uma mistura homogênea dos reagentes. Em seguida, é possível observar a formação do precipitado, que será evidenciado pela aparência turva da solução.

Para que se possa analisar com mais detalhes a formação do precipitado, é necessário deixar o tubo em repouso na estante para que o precipitado possa decantar, ou seja, assentar no fundo do tubo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (274.4 Kb)   docx (387.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com