TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Modelos Atomicos

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.875 Palavras (12 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 12
  1. Modelos Atômicos

 Quando vamos falar na estrutura do átomo, logo o que vem a cabeça é os modelos propostos ao decorrer da historia. Os Modelos Atômicos são de grande valor para os dias de hoje, para entender o porquê de um determinado fenômeno. Vários cientistas desenvolveram suas teorias para a explicação do Modelo Atual, e foram se aperfeiçoando ao decorrer do tempo.

 O conceito de “Teoria Atômica” veio com a primeira proposta de entender o átomo, que foi idealizada pó John Dalton que fez experimentos sobre gases e reações químicas e daí por diante veio varias outras teorias.

  1. John Dalton

[pic 1]Figura 1- John Dalton.

Fonte:< http://www.biography.com/people/john-dalton-9265201>

 John Dalton nasceu no dia 6 de Setembro de 1766, em Eagles Field, na Inglaterra. Muito novo, aos 12 anos, Dalton dava aulas, muita das vezes para alunos mais velhos.                                                      

 Em1763, Dalton resolve ir para Manchester, onde ficou definitivamente. Começou a investir em sua carreira em pesquisas e estudos meteorológicos e também foi considerado um dos principais pioneiros a estuda-la. Por meio de seus estudos e pesquisas na área, suas observações experimentais lhe permitiram teorias com vapor d’ água e misturas de gases onde explicava que em uma mistura de gases cada elemento vai exercer a mesma pressão como se estivesse sozinho.

 Dalton fez estudos e pesquisas sobre a atmosfera e com base nesses estudos chegou a sua Teoria Atômica. A base para os estudos de Dalton foram os gregos por meio de observações com a Lei das Proporções Definidas e Múltiplas. Pois na Grécia se acreditavam que a matéria podia ser dividida e formada por elementos como a água, o ar, a terra e o fogo.

Dalton propôs com sua teoria o seguinte modelo:

[pic 2]

 O modelo atômico de Dalton, ou modelo “Bola de Bilhar”, foi um aprimoramento. Sua conclusão da teoria atômica foi retomada da hipótese de Leicipe de Mileto e Demócrito de Abdera.

 Dalton mostrou com que suas observações fossem razoáveis, pois com sua teoria conseguiu satisfazer a explicação de porque as massas serem conservadas nas reações químicas já que em suas observações contiam que o átomo tem sua própria característica. Dalton também conseguiu explicar a Lei da Composição Definida, já que afirma que cada composto é caracterizado por proporções fixas entre os números de átomos dos seus elementos e cada átomo de um qualquer elemento tem a mesma massa, concluindo, a composição de cada composto deve ser sempre a mesma. Em 1826, graças ao desenvolvimento da Teoria Atômica, Dalton ganhou a medalha Real.

 Dalton faleceu em 27 de Julho de 1844, aos 74 anos. Sua colaboração para o mundo cientifica foi de grande valor pois explicou a constituição da matéria, identificou os átomos e também estimulou o mundo cientifico.

  1. Dimitri Mendeleev

[pic 3]Figura 2- Dimitri Mendeleev.

Fonte: < http://www.glogster.com/brycef3/dimitri-mendeleev/>

 Dimitri Mendeleev foi um químico russo muito famoso. Nasceu em Tobolsk, na Sibéria, em 1834. Doutorou-se na Universidade de São Petersburgo, em 1866. O conceito de periodicidade química deve seu desenvolvimento, a dois grande químicos, que era Lothar Meyer(Alemão) e Dimitri Mendeleev(Russo).

 O trabalho que mais se destacou foi o de Mendeleev, pois foi considerado o mais completo e o mais ousado. Mendeleev começou suas pesquisas sobre a periodicidade dos elementos por precisão, pois ele iniciou o trabalho como professor na Universidade de São Petersburgo, então começou a organizar os dados da Química Inorgânica e começou a juntar e “colecionar” todas as informações sobre os elementos conhecidos na época. Os dados colecionados por Mendeleev na época eram anotados em cartões e fixados na parede de seu laboratório, e conforme fosse estudando, observava as semelhanças entre os cartões e assim que fosse necessário mudava as posições dos cartões e também existe outra teoria falando que quando o Mendeleev começou os estudos com a química inorgânica e escreveu um livro o cientista dormindo, sonhou com a primeira versão da tabela periódica onde a organização era por meio de suas massas atômicas, e segundo essa teoria, Mendeleev ao se levantar, rapidamente escreveu a tabela em uma folha de papel e passou a escrever os elementos químicos em cartas.

 Mas seja de uma forma ou de outra desse quebra-cabeça de Mendeleev, foi a parti daí que deu a origem a tabela periódica. Na qual ele organizou de forma que os elementos foram dispostos em filas horizontais, de acordo com as massas atômicas crescentes e colunas verticais com elementos de propriedades semelhantes.

 Em 1869 Mendeleev apresentou a comunidade cientifica a sua lei periódica dos elementos. Ele ficou muito seguro da validade de sua classificação, então deixou algumas posições da tabela em branco, pois eram os elementos desconhecidos. Mendeleev teve uma precisão incrível dos elementos desconhecidos quando fossem a ser conhecidos.

 Um exemplo do pensamento de Mendeleev foi a tabela abaixo(Tabela 1), onde mostra as propriedades do germânio e as propriedades previstas para o elemento, que na época era desconhecido e ele nomeou de eka-silicio.

[pic 4]

Tabela 1- Tabela de Mendeleev.

http://www.cdcc.usp.br/quimica/galeria/mendeleev.html>

 

 O trabalho desenvolvido por Mendeleev foi surpreendente, pois durante suas pesquisas desenvolvidas, muitos elementos naturais ainda eram desconhecidos como, por exemplo, os gases nobres.

 Em homenagem ao grande cientista que foi o Mendeleev, foi dado o nome dele a um elemento de numero atômico 101-Mendelévio.

  1. Marie Curie

[pic 5]   Figura 3- Marie Curie.

Fonte:< http://mariecurietpe.unblog.fr/>

 Madame Slodowska, de origem polonesa, nasceu em 7 de Setembro de 1867 em Varsóvia. Terminou os estudos com 15 anos, mudou-se para Paris em 1891, aos 24 anos, com o objetivo de continuar seus estudos na Universidade Soborne, em Paris. Marie estudou Matemática, química, física, astronomia, poesia e musica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (667.5 Kb)   docx (610.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com